Quais os fundamentos, os limites e os horizontes que existem na ponte que liga o Fracasso ao Sucesso?
Primeiramente é importante ressaltar a definição dessas duas palavras na Língua Portuguesa:
* Fracasso: O termo Fracasso é um substantivo masculino que nos remete a um estrondo de coisa que se parte e cai. É um produto do mau êxito, considera-se uma ruína.
* Sucesso: A palavra Sucesso vem do latim successu. É um substantivo masculino que nos direciona a um acontecimento; ocorrência; um resultado feliz produzido por um grande êxito.
Muitas pessoas atribuem os seus fracassos à falta de oportunidade na vida. Algumas delas afirmam: “Eu estou destinado ao fracasso, pois nunca me dão oportunidade!”
Este é um dos truques mais astutos da ‘oportunidade’. Ela tem o hábito de sempre penetrar naquelas brechas onde nunca poderíamos imaginar.
A oportunidade sempre surge de maneira disfarçada, muitas vezes por caminhos dolorosos, tomando a forma de uma derrota temporária.
A derrota temporária é a principal causadora do fracasso! Posso afirmar a você com toda a convicção que o fracasso carrega em si um intenso prazer em derrotar uma pessoa, principalmente quando se está quase alcançando a vitória.
Imagine se Sigmund Freud desistisse de investir todo o seu potencial naquilo que ele sempre lutou e acreditou, por causa da opinião dos outros e das barreiras que colocavam diante de sua Teoria? Não existiria a Psicanálise! Talvez nem a Psicologia!
Não podemos desanimar diante das derrotas temporárias.
Somente pela perseverança e pela consciência do sucesso é possível alcançar o objetivo desejado. Este é o grande segredo: o Desejo!
O sucesso sempre chega àqueles que têm a consciência dele. O caminho se faz quando se deseja caminhar.
Outro grande exemplo de bloqueio ao sucesso é o elogio. É preciso tomar muito cuidado com as falsas sensações que um elogio pode nos provocar.
Quando somos elogiados, temos a tendência de acreditar que já chegamos ao nosso ponto máximo, devido a isso, estacionamos e deixamos de buscar o crescimento e evoluir.
“Podemos nos defender de um ataque, mas somos impotentes diante de um elogio.”
(Sigmund Freud)
É preciso estar atento durante o caminho, por isso se torna cada vez mais importante conhecer-se a si mesmo, para poder superar os obstáculos e enxergar novas possibilidades e oportunidades.
Segundo o escritor norte-americano, influente na área de realização pessoal, Napoleon Hill (1883-1970), se o que você quiser fazer está certo e você acredita nisso, vá em frente e faça-o! Concretize seu sonho e não se importe com o que “eles” possam dizer se você sofrer uma derrota temporária. “Eles” talvez não saibam que cada Fracasso traz em si a semente de um Sucesso equivalente.
Texto: Evandro Rodrigo Tropéia
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
FERREIRA, Aurélio B. de Hollanda. Mini Dicionário da Língua Portuguesa. 8. ed. Rio de Janeiro: Positivo, 2013.
HILL, Napoleon. Quem Pensa Enriquece. Editora Fundamento.
http://www.freudonline.com.br