• Área do aluno
  • Entre em contato conosco:

    (11) 2275-6424 / 5594-2821 | (11) 96312-0706

Palestra: As bruxas nos contos de fadas - GRAVAÇÃO

Como lidar com os desejos que foram reprimidos? As bruxas nos contos de fadas são figuras sombrias e vêm fazendo um enorme sucesso nas atuais adaptações dos contos para o cinema e televisão.


Nesses as produções recentes, a bruxa, ou madrasta é interpretada por uma grande atriz e é sempre mais sedutora, mais interessante e até mais bonita que a princesa.


As bruxas na antiguidade eram queimadas e perseguidas, isso marcou a nossa sociedade, marcou o poder feminino.


Nessas palestra vamos ver como podemos retomar e transformar esse poder feminino.

Consulte Condição de Pagamento
Fechar

Conteúdo bloco condicao-de-pagamento.

R$ 19,90
 
Carga Horária: 02 horas

 

 

Na psicologia Analítica falamos muito do arquétipo da Grande Mãe.

Nele estão inseridas a bruxa ou madrasta (a mãe diabólica, ou terrível), a velha sábia e a deusa que representa a fertilidade (aspectos da mãe boa).

A bruxa então representa um aspecto sombrio do arquétipo da Grande Mãe. Von Franz, ainda aponta que essa sombra precisa fazer sua reaparição em nossa sociedade.

A imagem da boa mãe representa tudo o que é belo e puro, já a mãe terrível representa aquilo que é ligado à destrutividade, à bruxaria e à animalidade. Nós seres humanos nos relacionamos com esses dois lados do arquétipo o tempo todos.

Quando somos crianças nossa mãe pessoal parece uma deusa, nos alimentando e nos dando colo e carinho; ou ela pode parecer uma bruxa nos chamando a atenção, dando broncas, colocando do castigo. Por esse motivo, entender porque a bruxa ou madrasta é extremamente importante para o desenvolvimento da heroína (ou do herói).

Venham sentir o poder dessa palestra através dessas personagens que nos seduzem, intrigam, encantam e fascinam, mas também nos traz medo por ser uma parte nossa que temos e não aceitamos. Sem ela não há narrativa, não há estória. Sem ela a princesa não sairia do lugar. Ela é uma força motriz que impulsiona a individuação.

 

OBJETIVO:

Nessa palestra vamos fazer o empoderamento do feminino, se aceitar e se assumir, tomar o lado que reprimimos, o lado perseguido, não aceito, olhar com carinho para nossas sombras, invejas, dores e magoas.

 

 

FACILITADOR: 

Hellen Reis Mourão

 

 

Malévola Ravenna Cinderela

avaliação do curso

compartilhe o curso