• Área do aluno
  • Entre em contato conosco:

    (11) 2275-6424 / 5594-2821 | (11) 96312-0874

Clinicas Junguianas

 A Psicologia Analítica, durante muito tempo, foi vista como uma teoria psicológica e uma práxis terapêutica que visava principalmente o atendimento de adultos.


 O curso de Clínicas Junguianas vem apresentar outras possibilidades nas quais a psicologia Analitica pode ser e vem sendo utilizada atualmente, como fundamentação teórica do trabalho com idosos, adolescentes, crianças, casais e famílias, com abordagem corporal ou em hospitais, entre outras.


 O curso abre um espaço para esse olhar mais ampliado da aplicação prática da teoria, para estudantes, psicólogos, profissionais da área da saúde e educação, interessados em saber sobre as áreas de atuações na clínica junguiana.

Consulte Condição de Pagamento
Fechar

Conteúdo bloco condicao-de-pagamento.

R$ 589,00 em 6x de R$ 98,17 no cartão
 

    INÍCIO: 11 MAIO 2019                                                        AOS SÁBADOS                                                          HORÁRIO: 9H00 ÀS 16H30  

Este curso promove encontros com profissionais renomados das diversas abordagens, nos quais serão apresentadas faces e interfaces da psicoterapia junguiana nas clinicas com:

Casais, família, Instituição hospitalar, psicodiagnóstico e psicoterapia da criança na clínica junguiana,

a clínica dos complexos,

à espiritualidade na clínica,

O idoso na clínica junguiana,

às fases do processo alquímico e a psicoterapia,

à contribuição da psicologia analítica na dependência química e fármaco-dependência.

Objetivo do workshop:

Criar um espaço de estudos onde será apresentado de maneira clara, objetiva e criativa as diversas clinicas junguiana, na teoria e na prática, possibilitando o aluno: conhecer , despertar a curiosidade, o interesse e  refletir sobre a diversidade do trabalho clinico, tendo a Psicologia Analitica como referencial teórico.

O aluno terá um panorama amplo da clinica junguiana no Brasil atual, possibilitando maior conhecimento e consequentemente desenvolvimento profissional.  

Público alvo – psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, profissionais da área da saúde, educadores, estudantes de psicologia.

Conheça os temas e docentes:

Gustavo Barcellos

Clínica Arquetípica

Analista didata da associação Junguiana do Brasil – AJB e da international Association For Analytical Psychology – IAAP, fundador e ex-editor dos CADERNOS Junguianos. Autor, entre outros, de O irmão: psicologia do arquétipo fraterno, Psique & imagem e O Banquete de Psique, editora Vozes. Coordena seminários sobre psicologia arquetípica desde 1985 e é o tradutor de diversos títulos de James Hilman.

Camila Fischberg

Diversidade de Gênero

O gênero e a sexualidade no século XXI; Principais definições e características; Desconstrução do paradigma binário; Infância e adolescência e a identidade de gênero: mito ou realidade?; 

Como o profissional deve lidar com o tema?;
Será apresentado um caso clínico e uma vivência prática.

Roberto Rosas

A clínica do narcisismo

Abordará o narcisismo como fundante do eu, buscando lançar luz sobre a necessidade de transformação do narcisismo arcaico ou defensivo em narcisismo mais maduro e criativo.

Somente assim o processo de individuação proposto por Carl G. Jung pode ser posto em marcha.

Com esse objetivo e com base em exemplos colhidos da clínica analítica, abordará o tema com aportes da psicologia do self de Heinz Kohut e da psicanálise de Donald W. Winnicott - seguindo a trilha de analistas junguianos como Mario Jacoby e Schwartz-Salant, que, em décadas recentes, dedicaram-se ao tema do narcisismo.

Jorge Zacharias

Tipos Psicológicos na clínica

Será abordado a questão da diversidade humana em termos de atitude intro e extrovertida, nas funções da psique (sensação, intuição, sentimento e pensamento) e na dinâmica da estrutura cruciforme (função principal, auxiliar e inferior) no atendimento clínico.

Maria Raymunda Ribeiro

Psicossomática na clínica Junguiana

Conheça alguns conceitos da Psicossomática assim como da teoria da Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung.

Posteriormente será apresentado como é a prática clínica com ambos os conceitos; numa psicoterapia em grupo ou mesmo individualmente.

Será apresentado:

O que é Psicossomática? O que ela busca?

Sigmund Schlomo Freud – abriu o campo para a origem das doenças.

Georg Walther Groddeck – Modelo Groddeckiano e o entendimento da saúde e da doença leitura do corpo.

Saúde – responsabilidade de cada um. Doença e tratamento.

Visão de Carl Gustav Jung – Conceitos básicos: Arquétipos, Sintomas, Símbolo

Complexos, Sombra, Persona e Personalidade.

Shirley Martins

A terapia de casal

Qual o papel do terapeuta de casais?

O casamento, o relacionamento conjugal e a família são temas de grande importância para a psicologia, consequentemente a necessidade de se aprofundar mais no assunto pelos  profissionais de saúde, educação e pessoas em geral, afinal todos nós nos relacionamos.

Será apresentado um breve histórico da terapia de casais, as novas configurações de casal e família, o papel do terapeuta de casais nos dias de hoje

Conceitos como Persona e Sombra na terapia de casal e o casamento como lugar de individuação para os cônjuges.

Ana Maria Galrão Rios

A clínica da criança

Será abordado as etapas da prática clínica com criança

Apresentaremos  inicialmente sobre o psicodiagnóstico, depois sobre o começo da terapia, o manejo clínico e os materiais, o trabalho com os elementos, com os sonhos, e o fim da terapia.

Fabiana Kurbhi

Hospital – A Psicologia Analítica  - é possível sua prática no contexto Hospitalar

A presente aula tem como objetivo discutir as possibilidades de inserção do psicólogo de abordagem junguiana no hospital geral partindo do pressuposto que corpo e mente estão intimamente ligados. O ambiente hospitalar é local propício para que os mecanismos de defesa e as expressões das emoções do paciente surjam, causando angústias e conflitos na sua relação com a equipe de saúde. Abordaremos as especificidades do setting, formas de intervenção, alguns dos arquétipos constelados na vivência hospitalar, limites e possibilidades do psicólogo.

João Bezinelli

Clínica do idoso – O reencontro com o Self o preparo para a morte

Uma aula que visa dar uma visão ampla do desenvolvimento psicológico dentro de uma ótica junguiana, apresentando-o como fases da vida: 

(a) O fortalecimento do ego e a busca da realização de seus desejos;
(b) O voltar-se para o não ainda desenvolvido, a busca do “desenvolvimento” da alma;
(c)  A mobilização arquetípica em direção à morte.

Paulo Corazza

Terapia familiar - Limites a serem dados e limites que a vida dá

O humano desenvolve o seu Ser (o tornar se humano junguiano) no contato com o outro, e somente no contato com o outro. O seu potencial arquetípico (símbolos atractores) se atualiza desde o nascimento da criança, na presença de seus cuidadores, no tato e no contato, com o outro e com os símbolos que subjazem e se atualizam, na relação da consciência com o inconsciente, uma ponte do Ego com o Self. No entanto, algumas pessoas, têm esta ponte interrompida, por alguma razão (limites que a vida dá). Neste encontro reflito sobre a psique destes dois humanos dentro da perspectiva junguiana como eu a compreendo. A relação com o si mesmo, com o contexto onde vivem (encontro terapêutico, família, escola, sociedade).

Programação:

Aula 11 de maio

9h00 às 11h00 - A clínica do narcisismo  Roberto Rosas Fernandes

11h15 às 13h15 - Tipos Psicológicos na Clínica  José Jorge Zacharias

14h30 às 16H30 -  Alcool e drogas – Uma contribuição da psicologia analítica para a compreensão das farmacodependências  Lucas Vaz

Aula 25 de maio

9h00 às 11h00 - Clínica da Criança  Ana Maria Galrão Rios

11h15 às 13h15 - Clínica do idoso – O reencontro com o Self o preparo para a morte  João Bezinelli

14h15 às 16H15  Hospital – A Psicologia Analítica  - é possível sua prática no contexto Hospitalar? Fabiana Haddad Kurbhi

Aula 01 de junho

9h00 às 11h00 - Clínica Arquetípica  Gustavo Barcellos

11h15 às 13h15 - Diversidade sexual  Camila Fischberg

14h30 às 16H30 - A terapia de casal Shirley Martins 

Aula 29 de junho                                                      

9h00 às 11h00 - Psicossomática na clínica Junguiana  Maria Raymunda

11h15 às 13h15 - A clínica dos Complexos  Paula Perrone 

14h30 às 16H30 - A terapia familiar  Paulo Corazza

Conheça os docentes:

Lucas vaz 
Médico Psiquiatra (USP-Ribeirão Preto) com especialização em Dependência Química (Unifesp), Cinesiologia (Instituto Sedes Sapientiae) e Psicologia Analítica (UniSãoPaulo).

José Jorge de Morais Zacharias
Doutor em Psicologia Social (1994), membro analista da Associação Junguiana do Brasil e International Association for Analytical Psychology- IAAP. É autor do Teste de Avaliação Tipológica QUATI e DTO (Ed. Vetor).

Ana Maria Galrão Rios
Doutora e Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008), na área de Estudos Junguianos.

Fabiana Kurbhi
Psicóloga, mestranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano  (IP - USP) , com especialização em Psicologia Analítica (UNICID / UniSãoPaulo). Bacharel e licenciada em Psicologia e Filosofia (PUC-SP).

Shirley Martins
Psicologa Clínica especialista em psicologia analítica

Gustavo Barcellos
Psicólogo, escritor e analista junguiano, membro da Associação Junguiana do Brasil-AJB e da International Association for Analytical Psychology-IAAP. Foi editor e principal tradutor da obra de Hillman para o português, e foi responsável por introduzir a psicologia arquetípica no Brasil, É autor de muitos livros e artigos no campo da psicologia junguiana e arquetípica, da imaginação e das artes, tanto no Brasil quanto no exterior.

João Bezinelli
Psicoterapeuta Junguiano

Paulo Corazza
Psicólogo, Analista Junguiano de SP- Ijusp, filiado a IAAP, Especialista em terapia de casal e família, engenherio civil e amante da música

O Amplie o conhecimento teórico e prático dentro da clinica junguiana

Programação:

Aula 11 de maio

9h00 às 11h00 - A clínica do narcisismo  Roberto Rosas Fernandes

11h15 às 13h15 - Tipos Psicológicos na Clínica  José Jorge Zacharias

14h30 às 16H30 -  Alcool e drogas – Uma contribuição da psicologia analítica para a compreensão das farmacodependências  Lucas Vaz

Aula 25 de maio
9h00 às 11h00 - Clínica da Criança  Ana Maria Galrão Rios

11h15 às 13h15 - Clínica do idoso – O reencontro com o Self o preparo para a morte João Bezinelli

14h15 às 16H15  Hospital – A Psicologia Analítica  - é possível sua prática no contexto Hospitalar? Fabiana Haddad Kurbhi

Aula 01 de junho
9h00 às 11h00 - Clínica Arquetípica  Gustavo Barcellos

11h15 às 13h15 - Diversidade de gênero  Camila Fischberg

14h30 às 16H30 - A terapia de casal   Shirley Martins 

Aula 29 de junho                                                      

9h00 às 11h00 - Psicossomática na clínica Junguiana  Maria Raymunda

11h15 às 13h15 - A clínica dos Complexos  Paula Perrone 

14h30 às 16H30 - A terapia familiar- Limites a serem dados e limites que a vida dá    Paulo Corazza

 Sujeito a alterações sem aviso prévio

11 de maio

25 de maio 

01 de junho 

29 de junho                                                      

 Sujeito a alterações sem aviso prévio


Carga Horária: 24 Horas.

Horário das aulas: 4 encontros aos sábados 09h00 ás 16h30 

Vagas Limitadas!

avaliação do curso

compartilhe o curso