Ministrado pelo Prof°Dr° Roberto Rosas Fernandes com foco em promover o estudo da psicodinâmica na perspectiva da psicologia analítica, com base nos desenvolvimentos de Carl G. Jung, em diálogo com outras abordagens que levem em conta o processo do amadurecimento, como a psicanálise de Donald W. Winicott e a psicologia do self de Heinz Kohut.
Uma oportunidade única de conseguir uma boa síntese do estudo da psicodinâmica, fundamental à clínica psicológica.
O curso de Extensão em Psicologia Analítica Integrativa vem fortalecer a abordagem junguiana e pós-junguiana à clínica analítica, colocando-a em diálogo com outras escolas e integrando delas aspectos que ressoam com o momento cultural presente – em particular a observação do narcisismo e as vicissitudes que podem afetar o desenvolvimento da consciência de alteridade – em benefício dos analisandos.
Assim, será dada ênfase ao processo de individuação, conforme postulado por Jung, considerando sua íntima relação com o processo de amadurecimento, segundo Winnicott, e o processo de transformação do narcisismo, com base em Kohut.
Para que essa conexão possa fazer sentido, este curso Extensão terá intensos esforços dedicados à clínica analítica integrativa, com o objetivo principal de preparar os alunos para sua prática, o que constitui, perante outros cursos da área, um diferencial.
Dando andamento a uma linha de elaboração da qual faz parte o pensador junguiano Mario Jacoby, serão integrados aos estudos de psicologia junguiana o pensamento de Heinz Kohut, da psicologia psicanalítica do self, e de Donald W. Winnicott, da psicanálise pós-freudiana. Assim, será observado o desenvolvimento do narcisismo por meio da integração das teorias sobre o processo de individuação, do amadurecimento e da restauração do self.
Essa visão transdisciplinar estará concentrada mais especificamente no vínculo analista-analisando e na subjetividade do indivíduo em análise, procurando investigar e propor enfoques ao sujeito da atualidade.
Será dada ênfase especial ao papel do analista como selfobjeto (conceito de H. Kohut), bem como aos mecanismos de idealização e de espelhamento na análise, estruturantes para a restauração do self.
Serão abordadas a teoria dos complexos, a análise dos sonhos e sua relevância ao estudo da psicodinâmica, além da importância de o analista entender e se aprofundar na elaboração simbólica.
Anima e animus, desenvolvimento da consciência, integração dos opostos, alteridade e individuação serão conceitos fundamentais a nosso estudo.
Instrumentalizar o aluno para o atendimento clínico dentro da abordagem da Psicologia Analítica Integrativa – que articula, à Psicologia Junguiana, a Psicanálise de Winnicott e a Psicologia do Self de Heinz Kohut.
Transmitir a Psicologia Analítica Integrativa com o apoio de três elementos essenciais para a formação do profissional: análise pessoal, estudo crítico da teoria e supervisão de casos clínicos.
Desenvolver a escuta analítica por meio do estudo da obra de Jung, em especial nos aspectos que enfocam a clínica analítica.
Estudar e pesquisar o pensamento de Winnicott e Kohut, em especial nos aspectos que somam à clínica junguiana e/ou são complementares a ela, a fim de aperfeiçoar a visão e a prática terapêutica dos alunos.
Fomentar, entre os alunos e no meio da psicologia, a perspectiva acadêmica investigativa, crítica e de constante atualização em face da dinâmica cultural.
De estudos, nos quais serão examinados conceitos fundamentais da psicologia junguiana (como os de complexos, anima e animus, desenvolvimento da consciência, integração dos opostos, alteridade e individuação), articulados a conceitos das escolas citadas acima, sempre na perspectiva vincular da dupla analítica;
Com ampla apresentação de estudos de casos e experiências do analista;