• Área do aluno
  • Entre em contato conosco:

    (11) 2275-6424 / 5594-2821 | (11) 96312-0706

Extensão em Psicologia Analítica

Destinado às pessoas interessadas em conhecer a Psicologia Analítica Junguiana, independentemente de formação profissional; àqueles que queiram interiorizar-se, assumindo a responsabilidade pessoal pela sua vida.
É um curso desenvolvido a partir de um olhar teórico-vivencial, a fim de ajudar no autodescobrimento e na facilitação das soluções das questões emocionais, familiares e amorosas.


“Sou eu próprio uma questão colocada ao mundo e devo fornecer minha resposta; caso contrário, estarei reduzido à resposta que o mundo me der.”
C. G. Jung

Consulte Condição de Pagamento
Fechar

Conteúdo bloco condicao-de-pagamento.

R$ 1.490,00 em 6x de R$ 248,33 sem juros
 
 Início em: 23 de Setembro de 2017
Carga Horária: 60 horas
Horário: 09h às 12h e das 13h às 16h.

 

Este curso é um convite a um mergulho transformador em si mesmo, ao processo de se autodescobrir.

É um caminho permeado pelo estudo dos principais temas da Psicologia Analítica Junguiana, com base em uma experiência grupal, teórica e vivencial, na qual os participantes interagem e trocam experiências e conhecimentos.

 Serão discutidos os principais assuntos que permeiam essa linha de formação, embasados nos estudos e pesquisas de C. G. Jung.

O curso nos oferece a possibilidade de conhecer essa teoria, que nos levará a trilhas até então nunca visitadas por nós, promovendo um aclaramento sobre nosso mundo interno, enfim, sobre nós mesmos. Afinal, precisamos iniciar o nosso processo de descobrir quem de fato nós somos e qual o nosso papel, no mundo, como agentes modificadores ou colaboradores deste planeta.

Tal estudo nos propicia o contato com as nossas potencialidades e limitações, com a nossa finitude e posição de fragilidade humana, o que poderá nos tornar empáticos e compassivos para conosco e, consequentemente para com aqueles que nos rodeiam, pois nos lembra da nossa finitude e da condição de pertencimento ao cosmos, muitas vezes esquecida por nós, no dia a dia.

Este é um percurso que depende unicamente de nós, do autoconhecimento; o caminho para conquistá-lo talvez não esteja apenas em você, mas também em seus relacionamentos e interações com outras pessoas.

O evento convida para uma grande viagem pessoal, em busca do grande encontro consigo próprio, às vezes por meio de reveses e montanhas, altos e baixos, sombra e luz, materiais que compõem a nossa própria natureza, mas que poderão nos conduzir a estado de plenitude e autenticidade interna, e, assim, poder-se trilhar o que Jung chamou de processo de individuação.

Na verdade, o autoconhecimento é um trabalho investigativo árduo, que demanda não apenas vontade, mas, sobretudo, amor por si próprio, além de também requerer uma crença pessoal no sucesso do processo de individuação.
Ora, o eixo principal da psicologia analítica se assenta no desejo de conscientizar o indivíduo sobre quem, de fato, se é, com vistas a alinhar a expressão externa de sua essência com sua correlata faceta interna.
É saltar do estado de impotência para uma força sem medidas, numa luta contínua para encontrar sua natureza e seus próprios valores.
Deveras, é preciso dispor de muita coragem e de uma intuição bastante aguçada, a fim de escutar a voz interna, em nessa viagem íntima e introspectiva.

Nesse sentido, o processo de individuação propicia a busca da identidade mais profunda e a realização das potencialidades criativas, o caminho para viver o verdadeiro padrão pessoal, o que faz parte da natureza individual e da essência própria de cada um.

Logo, tem-se como objetivo viabilizar o entendimento dos principais temas da Psicologia Analítica Junguiana, a partir de um olhar teórico-vivencial, de forma a ampliar a nossa consciência sobre nós.

Tal imersão no autoconhecimento exige um angustiante sacrifício voluntário, porém, igualmente recompensador, quando pensado como meio de se atingir algo mais valioso, na medida em que é possibilitada às pessoas a escolha de suas reais potencialidades e do que, de fato, é valioso em si mesmo.
Para ilustrar, esse processo de transformação seria análogo a alguém que deixa por um tempo indefinido o lugar em que sempre viveu, rumo a um outro, de onde não haverá retorno.
Ao perquirir emoções internas, é possível abrir mão de algo externo, de modo a livrar-se de atitudes já conhecidas, padrões antigos e muito bem enraizados.

O curso constitui, sem dúvida, uma experiência inusitada, gratificante, que nos enriquece e nos dá sustentação, para seguirmos adiante, na busca da nossa realização pessoal e sentido de vida.

 

60 horas –

CONTEÚDO:

1 – VIDA DE JUNG

2 -  INCONSCIENTE, COMPLEXO E ARQUÉTIPO

3 – ENCONTRO DA SOMBRA

4 – ANIMA E ANIMUS

5 – TIPOS PSICOLÓGICOS

6 – A RELAÇÃO EGO-SELF E AS FASES DA VIDA

7 – A IMPORTÂNCIA DOS SONHOS E DOS SÍMBOLOS

8 – MITOLOGIA E MITO PESSOAL

9 – A DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

10 – CONTOS DE FADAS

11 – METANOIA

12 – ÉDIPO: NUM OLHAR JUNGUIANO

13 – ALQUIMIA E AUTOTRANSFORMAÇÃO

14 – O ARQUÉTIPO DO PUER AETERNUS

15 – MODELO PARENTAL X RELACIONAMENTO ADULTO

16 – A CRIANÇA INTERIOR

17 – A DINÂMICA PSÍQUICA

18 -  A PRÁTICA JUNGUIANA

19 – PSICOLOGIA X RELIGIÃO

20 – A INDIVIDUAÇÃO NA VIDA COTIDIANA

 

 

Em 10 encontros aos sábados

 

Horário: 09h às 12h e das 13h às 16h.

 

Dias:

23 e 30 de Setembro

07, 21 e 28 de Outubro

18 e 25 de Novembro

02, 09 e 16 de Dezembro

avaliação do curso

compartilhe o curso