• Área do aluno
  • Entre em contato conosco:

    (11) 2275-6424 / 5594-2821 | (11) 96312-0706

Feminino nos Contos de Fadas - Presencial

O que é o Feminino nos Contos de Fadas?                                                         Uma busca pela autocompreensão e do entendimento através de uma imersão ao feminino, sob a perspectiva dos Contos de Fadas dentro dos conceitos da Psicologia Analítica de Carl Jung.                                                    Através dos Contos de Fada tomar o empoderamento do feminino, se aceitar e se assumir, tomar o lado que reprimimos, o lado perseguido, não aceito, olhar com carinho para nossas sombras, invejas, dores e magoas.


 


 


 

Consulte Condição de Pagamento
Fechar

Conteúdo bloco condicao-de-pagamento.

 
Em breve novas turmas.

 

 

O FEMININO E A ATUALIDADE:

Nossa sociedade contemporânea se encontra em um estado de confusão quanto ao que é feminino e o que é agir de forma feminina.

A ênfase que a escola junguiana dá sobre o lado masculino da mulher como desagradável, agressivo, justiceiro, ou passivo e ligado a matéria é apenas um entre tantos aspectos que compõe a mulher. Será que ser feminina é apenas ser agradável, meiga, vaidosa apenas?

Em nossa sociedade judaico – cristã, ainda temos um modelo feminino muito unilateral, representado pela Virgem Maria, o que causa uma sensação de incompletude na mulher, que é a representante desse feminino.

Por essa razão hoje precisamos nos debruçar sobre ensinamentos mais antigos e até o momento desprezados e tidos como entretenimento apenas, que são os contos de fadas.

Contudo, os contos de fadas possuem uma sabedoria antiga e profunda, proveniente do inconsciente coletivo, e que pode curar o feminino e ampliar a consciência atual em relação esse tema, e assim trazer um novo olhar para a feminilidade e para os aspectos do feminino adormecidos durante séculos e repressão.

 

OBJETIVO:

O objetivo do Workshop é ampliar a compreensão a respeito do feminino, sob a perspectiva dos Contos de Fadas – clássicos e atuais- dentro dos conceitos da Psicologia Analítica de Carl Jung. Auxiliando a mulher na compreensão de si própria e das mulheres com quem convive. Aumentando o autoconhecimento e o entendimento de seus conflitos e de seus relacionamentos.

O objetivo é trazer aspectos do feminino que não são necessariamente parte do Animus (masculino na mulher), mas que também fazem parte da natureza feminina. Trazer a tona também aspectos da feminilidade reprimidos e ignorados durante muito tempo e assim trazer noções diferentes sobre o que é ser mulher.

 

METODOLOGIA:

Apresentação teórica e vivência prática e dinâmica.

 

PÚBLICO ALVO:

Mulheres em busca de autoconhecimento, estudantes da psicologia analítica que buscam aprofundar seus conhecimentos nos contos de fadas.

 

CONTOS ABORDADOS NO CURSO:

Clássicos: A Bela Adormecida, A Bela Wassilisa, A donzela sem mãos, Pele de Foca e Valente

Os atuais: Frozen e Malévola

FACILITADOR: 

Hellen Reis Mourão

 

 

 

 

 

1° ENCONTRO:

- Introdução aos são contos de fadas.

- Consciência matriarcal x consciência patriarcal

- A Bela Adormecida

- A Donzela sem mãos

- A Bela Wasilisa

 

2° ENCONTRO:

 - Pele de Foca

- Frozen

 - Malévola e Valente

- Vivência em grupo dos contos pessoais

 

 

Em breve novas turmas. 

Carga horária: 16 horas 

 

A modalidade presenciais acontecem na sede do Instituto Freedom:  

Rua Luis Góis, nº 1205 - 1º andar em São Paulo, Vila Mariana (Próximo ao metrô Santa Cruz).

avaliação do curso

compartilhe o curso

 
Fechar