• Área do aluno
  • Entre em contato conosco:

    (11) 2275-6424 / 5594-2821 | (11) 96312-0706

Contos de Fada na Psicologia Analítica Presencial

Para a Psicologia Analítica, os Contos de Fada são a expressão mais pura e mais simples dos processos psíquicos do inconsciente coletivo, pois eles representam os arquétipos na sua forma plena e concisa. As imagens dos contos servem para ilustrar situações de vida, nas quais todos os seres humanos passam.                                                                                                   Eles oferecem um modelo para a vida, vivificador e encorajador que permanece no inconsciente contendo todas as possibilidades positivas da vida.

Consulte Condição de Pagamento
Fechar

Conteúdo bloco condicao-de-pagamento.

 
EM BREVE NOVAS TURMAS 
Carga Horária: 54 horas
Horário: das 19:30 ás 22:30

 

 

INTERPRETAÇÃO DOS CONTOS DE FADAS COM ABORDAGEM JUNGUIANA:

Ao se identificar com um conto, a pessoa percebe que seu problema não é único e já foi resolvido de diversas formas ao longo da história da humanidade. Mesmo que o conto tenha muitos séculos de existência, ele terá um efeito estimulante e novo na psique levando o indivíduo a uma compreensão e entendimento de seu conflito.

 

CONTOS E PSICOLOGIA:

Os contos de fadas são uma variação dos contos populares ou fábulas. São estórias que foram originalmente transmitidas de forma oral. Eles possuem uma narrativa curta e iniciam-se pela famosa frase "Era uma vez", salientando que seus temas são atemporais, e estão presentes no inconsciente coletivo da humanidade.

Temas como a rivalidade de gerações, o confronto com o mal, a descoberta do tesouro difícil de encontrar, a convivência de crianças e adultos, as etapas da vida (nascimento, amadurecimento, velhice e morte), bem como sentimentos que fazem parte de cada um (amor, ódio, inveja e amizade) fazem parte dessas estórias que nos encantam há décadas.

Os contos de fadas começaram a fazer parte do estudo psicológico a partir da descoberta de Carl Gustav Jung da existência do inconsciente coletivo e seus arquétipos. No entanto, o maior nome na Psicologia Analítica no estudo dos contos é Marie Louise Von Franz, discípula e colaboradora de Jung, que trouxe uma colaboração inestimável para a compreensão dos contos e sua importância no processo analítico.

 

IMPORTÂNCIA PSICOLÓGICA:

Para a Psicologia Analítica os contos são a expressão mais pura e mais simples dos processos psíquicos do inconsciente coletivo, pois eles representam os arquétipos na sua forma mais simples, pura, plena e concisa.

As imagens dos contos servem para ilustrar situações de vida, nas quais todos os seres humanos passam. Muitos se identificam com determinada situação ou personagem levando a uma compreensão do que deve ser feito no momento.

Os contos de fadas e seus personagens, sempre mostram um pouco de cada um de nós. Mesmo que não queiramos reconhecer as bruxas, ogros, madrastas e vilões dentro de nós, eles estão ali, nos mostrando nossas sombras, medos e conflitos internos.

Eles oferecem um modelo para a vida, um modelo vivificador e encorajador que permanece no inconsciente contendo todas as possibilidades positivas da vida. Por essa razão, conhecer os contos nos ajuda compreender as nossas razões de viver e isso muda toda a nossa disposição de vida, podendo muitas vezes mudar nossa própria condição psicológica.

 

OBJETIVO:

O objetivo do Curso é trazer a compreensão dos contos de fadas sob a perspectiva da Psicologia Analítica de Carl Jung. Ampliando o ponto de vista e a consciência em relação ao entendimento da psique e do comportamento humano.

O Curso dá embasamento teórico e prático para o analista em sua compreensão de si próprio e do paciente, bem como para pessoas que buscam o autoconhecimento, o entendimento de seus conflitos e de seus relacionamentos.

Ao se identificar com um conto a pessoa percebe que seu problema não é único e já foi resolvido de diversas formas ao longo da história da humanidade.
Mesmo que o conto tenha muitos séculos de existência ele terá um efeito estimulante e novo na psique levando o indivíduo a uma compreensão e entendimento de seu conflito.

 

CONFIRA O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR DENTRO DO CURSO CONTO DE FADAS:

●O que são contos de fadas. A história dos contos e sua importância psicológica;.
● Principais conceitos da psicologia analítica;
● A sombra nos contos de fadas;
● O Animus nos contos de fadas;.
● A Anima nos contos de fadas;
● O processo de individuação nos contos de fadas;
● Motivos de redenção nos contos de fadas.
● A Heroína nos contos de fadas;
● O Herói nos contos de fadas
● Análise em grupo de contos escolhidos.

 

METODOLOGIA:

Aulas teóricas e práticas, proporcionando aprendizado e vivência dinâmicos.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

BONAVENTURE, J. O que conta o conto. Edições Paulinas. São Paulo: 1992.

VON FRANZ, M. L. A interpretação dos contos de fada. 5 ed. Paulus. São Paulo: 2005.

VON FRANZ, M. L A sombra e o mal nos contos de fada. 3 ed. Paulus. São Paulo: 2002.

VON FRANZ, M. L Animus e Anima nos contos de fada. Verus. Campinas: 2010.

VON FRANZ, M. L A individuação nos contos de fada. Paulus. São Paulo: 1984.


FACILITADOR:

Hellen Reis Mourão

 

 

Aula 1: 

O que são contos de fadas.

A história dos contos de fadas.

A importância psicológica dos contos de fadas.

 

Aula 2:

Principais conceitos da Psicologia Analítica

 

Aula 3:

A sombra nos contos de fadas.

 

Aula 4:

O Animus nos contos de fadas.

 

Aula 5: 

A Anima nos contos de fadas.

 

Aula 6: 

O processo de individuação nos contos de fadas.

 

Aula 7:

Motivos de redenção nos contos de fadas.

 

Aula 8:

O feminino nos contos de fadas.

 

Aula 9:  

Vivência do conto de fadas pessoal de forma a mostrar a utilização dos contos de fadas no setting analítico e para autoconhecimento.

 

 

 

Aulas quinzenais às quintas-feiras!

Das 19h30 às 22h30

EM BREVE NOVAS TURMAS 

Duração: 9 Meses l Carga horária: 54 horas 

 

A modalidade presenciais acontecem na sede do Instituto Freedom:  

Rua Luis Góis, nº 1205 - 1º andar em São Paulo, Vila Mariana (Próximo ao metrô Santa Cruz).

 

avaliação do curso

compartilhe o curso

 
Fechar