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Interpretação dos Contos de Fadas com abordagem Junguiana

Interpretação dos Contos de Fadas com abordagem Junguiana No instituto Freedom
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De: R$ 897,00

Por: R$ 594,00

 
Data de início:
21 de Setembro de 2015
Carga Horária:
8 horas
Horário:
Seg e Terça das 19h às 23h

Contos e Psicologia:

Os contos de fadas são uma variação dos contos populares ou fábulas. São estórias que foram originalmente transmitidas e forma oral. Eles possuem uma narrativa curta e iniciam-se pela famosa frase "Era uma vez", salientando que seus temas são atemporais, e estão presentes no inconsciente coletivo da humanidade.

Temas como a rivalidade de gerações, o confronto com o mal, a descoberta do tesouro difícil de encontrar, a convivência de crianças e adultos, as etapas da vida (nascimento, amadurecimento, velhice e morte), bem como sentimentos que fazem parte de cada um (amor, ódio, inveja e amizade) fazem parte dessas estórias que nos encantam há décadas.

Os contos de fadas começaram a fazer parte do estudo psicológico a partir da descoberta de Carl Gustav Jung da existência do inconsciente coletivo e seus arquétipos. No entanto, o maior nome na Psicologia Analítica no estudo dos contos é Marie Louise Von Franz, discípula e colaboradora de Jung, que trouxe uma colaboração inestimável para a compreensão dos contos e sua importância no processo analítico.

 

Importância Psicológica:

Para a Psicologia Analítica os contos são a expressão mais pura e mais simples dos processos psíquicos do inconsciente coletivo, pois eles representam os arquétipos na sua forma mais simples, pura, plena e concisa.

As imagens dos contos servem para ilustrar situações de vida, nas quais todos os seres humanos passam. Muitos se identificam com determinada situação ou personagem levando a uma compreensão do que deve ser feito no momento.

Os contos de fadas e seus personagens, sempre mostram um pouco de com cada um de nós. Mesmo que não queiramos reconhecer as bruxas, ogros, madrastas e vilões dentro de nós, eles estão ali, nos mostrando nossas sombras, medos e conflitos internos.

Eles oferecem um modelo para a vida, um modelo vivificador e encorajador que permanece no inconsciente contendo todas as possibilidades positivas da vida. Por essa razão, conhecer os contos nos ajuda compreender as nossas razões de viver e isso muda toda a nossa disposição de vida, podendo muitas vezes mudar nossa própria condição psicológica.

 

Objetivo:

O objetivo do Curso é trazer a compreensão dos contos de fadas sob a perspectiva da Psicologia Analítica de Carl Jung. Ampliando o ponto de vista e a consciência em relação ao entendimento da psique e do comportamento humano.

O Curso dá embasamento teórico e prático para o analista em sua compreensão de si próprio e do paciente, bem como para pessoas que buscam o autoconhecimento, o entendimento de seus conflitos e de seus relacionamentos.

Ao se identificar com um conto a pessoa percebe que seu problema não é único e já foi resolvido de diversas formas ao longo da historia da humanidade. Mesmo que o conto tenha muitos séculos de existência ele terá um efeito estimulante e novo na psique levando o individuo a uma compreensão e entendimento de seu conflito

Metodologia:

Aulas teóricas e práticas, proporcionando aprendizado e vivência dinâmicos.

 

Público Alvo:

Analistas junguianos formados ou em formação. Psicoterapeutas em geral, que buscam uma ferramenta nova de trabalho e pessoas que estão em busca de autoconhecimento.

 

Cara Horária:

30 horas – as quintas quinzenais das 19:30 as 22:30 horas.

 

Bibliografia Básica:

BONAVENTURE, J. O que conta o conto. Edições Paulinas. São Paulo: 1992.

VON FRANZ, M. L. A interpretação dos contos de fada. 5 ed. Paulus. São Paulo: 2005.

VON FRANZ, M. L A sombra e o mal nos contos de fada. 3 ed. Paulus. São Paulo: 2002.

VON FRANZ, M. L Animus e Anima nos contos de fada. Verus. Campinas: 2010.

VON FRANZ, M. L A individuação nos contos de fada. Paulus. São Paulo: 1984.

 

 

 

 

 

Programação text

VEJA O QUE O VOCÊ APRENDERÁ COM O CURSO

Módulo I | Dados de Mercado
  • Visão geral do E-commerce no Brasil: números e estatísticas por eBit;
  • Projeção de crescimento e comportamento do e-consumidor;
  • Mobile: não é mais tendência, é fato;
  • Unidades de negócio: B2C, B2B, C2C.
Módulo II | Planejamento
  • Primeiros passos para abrir uma Loja Virtual;
  • Principais mercados, categorias de atuação e evidências;
  • Budget: o investimento necessário para começar uma operação;
  • O Projeto: organizando o projeto e áreas de atuação;
  • Cronograma: organizando o projeto e tempo de execução;
  • Expectativas: metas e métricas dentro do e-commerce e projeção de faturamento;
  • Resultados: faturamento x lucratividade.
Módulo III | Sistemas e Equipe
  • Tecnologias de e-commerce disponíveis no mercado;
  • Recursos fundamentais e complementares que os sistemas contêm;
  • Os sistemas por trás do e-commerce;
  • Tipos de Plataformas: open source x saas;
  • ERP, o que é e para que serve?;
  • Ferramentas plugadas: que tipo de soluções podemos "plugar"
  • Google: o que oferece para e-commerce
  • RH: time necessário e responsabilidades
Módulo IV - Comunicação Visual e Usabilidade
  • Etapas da criação de um layout de loja virtual
  • Informações indispensáveis no design da loja;
  • Conceitos de usabilidade e navegabilidade;
  • Recursos fundamentais para o e-commerce;
  • Recursos fundamentais para o seu negócio;
  • Wireframe: o esqueleto do e-commerce
  • Layout: a cara do projeto
  • Fluxo de conversão: visualização do processo de compra
  • Como trabalhar a identidade da marca no e-commerce. Físico x Online
  • Mídia Interna: áreas estratégicas e como casar conteúd
*Conteudo sugeito a alterações
Módulo I | Dados de Mercado
  • Visão geral do E-commerce no Brasil: números e estatísticas por eBit;
  • Projeção de crescimento e comportamento do e-consumidor;
  • Mobile: não é mais tendência, é fato;
  • Unidades de negócio: B2C, B2B, C2C.
Módulo II | Planejamento
  • Primeiros passos para abrir uma Loja Virtual;
  • Principais mercados, categorias de atuação e evidências;
  • Budget: o investimento necessário para começar uma operação;
  • O Projeto: organizando o projeto e áreas de atuação;
  • Cronograma: organizando o projeto e tempo de execução;
  • Expectativas: metas e métricas dentro do e-commerce e projeção de faturamento;
  • Resultados: faturamento x lucratividade.
Módulo III | Sistemas e Equipe
  • Tecnologias de e-commerce disponíveis no mercado;
  • Recursos fundamentais e complementares que os sistemas contêm;
  • Os sistemas por trás do e-commerce;
  • Tipos de Plataformas: open source x saas;
  • ERP, o que é e para que serve?;
  • Ferramentas plugadas: que tipo de soluções podemos "plugar"
  • Google: o que oferece para e-commerce
  • RH: time necessário e responsabilidades
Módulo IV - Comunicação Visual e Usabilidade
  • Etapas da criação de um layout de loja virtual
  • Informações indispensáveis no design da loja;
  • Conceitos de usabilidade e navegabilidade;
  • Recursos fundamentais para o e-commerce;
  • Recursos fundamentais para o seu negócio;
  • Wireframe: o esqueleto do e-commerce
  • Layout: a cara do projeto
  • Fluxo de conversão: visualização do processo de compra
  • Como trabalhar a identidade da marca no e-commerce. Físico x Online
  • Mídia Interna: áreas estratégicas e como casar conteúd
*Conteudo sugeito a alterações
11 DE DEZEMBRO NOME DO CURSO NOME DO PROFESOR
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