• Área do aluno
  • Entre em contato conosco:

    (11) 2275-6424 / 5594-2821 | (11) 96312-0874

Pós Graduação Latu Sensu em Desenvolvimento Infantil na Abordagem Junguiana


Uma especialização Latu Sensu para capacitar profissionais interessados pelo universo da infância ou que trabalham com crianças a compreender a psique infantil com maior profundidade e abrangência (segundo os pressupostos teórico-clínicos da Psicologia Analítica), contribuindo assim para que sua atuação seja mais humana, adequada, criativa, consistente e eficaz


 

Consulte Condição de Pagamento
Fechar

Conteúdo bloco condicao-de-pagamento.

 
Início: 13 Abril 2019    
Um Final de semana por mês
Sábado e Domingo: 9h00 às 18h00

Uma Pós-Graduação pensada a partir da percepção de que o segmento carece de cursos organizados especificamente a respeito do desenvolvimento infantil, com estudos e pesquisas científicas atualizados.

Por esse motivo criamos com muito carinho um curso consistente, reunindo grandes nomes com sólida formação e ampla experiência no assunto

Observa-se um número cada vez maior de profissionais interessados em trabalhar com crianças na abordagem da teoria Junguiana, e há uma lacuna nas formações, na medida em que o interesse pelo desenvolvimento da psique das crianças foi tardiamente abordado pelos principais autores da referida teoria.

O curso é inédito e exclusivo, estruturado com objetivo de discutir o desenvolvimento psicológico a partir desta linguagem, que tem muito em comum com outras, mas que apresenta especificidades.

A Pós Graduação Desenvolvimento infantil na abordagem Junguiana pretende dar suporte e apoio para qualquer abordagem da criança, seja em termos clínicos, pedagógicos, de saúde, prevenção, entre outras frentes de atuação.


Somente sabendo o que se espera em termos de dinâmica psíquica em cada idade, quais os recursos, dificuldades, capacidades, podemos nos aproximar da criança oferecendo um trabalho significativo.

O aprofundamento no desenvolvimento infantil nesse momento é importante e significativo, porque estamos vivendo um período, em termos mundiais, em que as crianças nunca foram tão medicadas com psicotrópicos, sendo alarmante o sofrimento das crianças e poucos os recursos e conhecimento para lidar com elas.

O curso discute ainda as manifestações normais e patológicas das diversas síndromes, capacitando o aluno a compreender melhor a psicologia da infância, fazendo com que possa atuar de forma mais consciente, efetiva, segura, respeitosa, potente e transformadora em seu campo de trabalho.

O participante sairá do curso com conhecimentos sólidos sobre as origens históricas da Psicologia Analítica e seus conceitos teóricos estruturantes, sobre o desenvolvimento da personalidade na infância e os transtornos de vinculação, a interpretação dos sonhos infantis, a psicossomática da criança, os possíveis transtornos que se manifestam na infância e seu manejo.

Também terá produzido uma monografia individual, colaborando para com a pesquisa científica na área.

Público alvo:

O curso se dirige a psicólogos, pedagogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psiquiatras e outros profissionais da área da saúde, da educação e do bem-estar que atuam ou desejam atuar com crianças, dar um salto qualitativo em seu campo de atuação e que, portanto, estejam interessados em aprimorar e ampliar sua compreensão sobre o desenvolvimento psicológico infanto-juvenil com base nos estudos da Psicologia Analítica.

Confira a programação:

Módulo I: Fundamentos da Psicologia Analítica

  • Fundamentos da Psicologia Analítica I
  • Aspectos Psicológicos Sociais e Ambientais do Desenvolvimento Infantil
  • Jung e o Desenvolvimento da Personalidade
  • Desenvolvimento Psicológico M.Fordham / E. Neumann / D. Stern
  • Desenvolvimento Arquetípico – Simbólico

Módulo II: Desenvolvimento Emocional

  • Fundamentos da Psicologia Analítica II
  • Complexo e Incosciente Pessoal, Arquétipo e Inconsciente Coletivo, Energia Psíquica, Funções da Consciência – Tipologia
  • Desenvolvimento Neurológico Desenvolvimento Emocional
  • Desenvolvimento Motor
  • Desenvolvimento Arquetípo – Simbólico

Módulo III: Desenvolvimento Emocional

  • Fundamentos da Psicologia Analítica III
  • Resiliência no Desenvolvimento Trauma
  • Desenvolvimento Neuropsicológico Patologias
  • O corpo da criança na trajetória do desenvolvimento, Integração Fisio-psíquica na psicoterapia infantil, questões de genêro, sexualidade infantil
  • Desenvolvimento Arquetípo – Simbólico
  • Simbolismo do Brincar Prática Clínica Orientação TCC

 Módulo IV: Desenvolvimento da Vida Simbólica

  • Fundamentos da Psicologia Analítica IV Seminários sobre Sonhos de Criança – Jung
  • Amplificação Simbólica - Contos de Fadas - Mitos e Lendas
  • Complexo - Arquétípo - Simbolo - I. Jacobi Sonhos de Criança – Jung
  • Psicodiagnósticos - Avaliação Orientação Família - Pais – Escola
  • Sandplay - Como Recurso na Clínica Apresentação de Casos Clínicos, A Criança e os Meios de Comunicação Orientação TCC

 Módulo IV: Metodologia de Pesquisa

  • Metodologia nos Projetos de Pesquisa
  • Apresentação do Projeto de Pesquisa

*sujeito a alteração sem aviso prévio

Módulo I: Fundamentos da Psicologia Analítica

  • Fundamentos da Psicologia Analítica I
  • Aspectos Psicológicos Sociais e Ambientais do Desenvolvimento Infantil
  • Jung e o Desenvolvimento da Personalidade
  • Desenvolvimento Psicológico M.Fordham / E. Neumann / D. Stern
  • Desenvolvimento Arquetípico – Simbólico

 

Módulo II: Desenvolvimento Emocional

  • Fundamentos da Psicologia Analítica II
  • Complexo e Incosciente Pessoal, Arquétipo e Inconsciente Coletivo, Energia Psíquica, Funções da Consciência – Tipologia
  • Desenvolvimento Neurológico Desenvolvimento Emocional
  • Desenvolvimento Motor
  • Desenvolvimento Arquetípo – Simbólico

 

Módulo III: Desenvolvimento Emocional

  • Fundamentos da Psicologia Analítica III
  • Resiliência no Desenvolvimento Trauma
  • Desenvolvimento Neuropsicológico Patologias
  • O corpo da criança na trajetória do desenvolvimento, Integração Fisio-psíquica na psicoterapia infantil, questões de genêro, sexualidade infantil
  • Desenvolvimento Arquetípo – Simbólico
  • Simbolismo do Brincar Prática Clínica Orientação TCC

 

Módulo IV: Desenvolvimento da Vida Simbólica

  • Fundamentos da Psicologia Analítica IV Seminários sobre Sonhos de Criança – Jung
  • Amplificação Simbólica - Contos de Fadas - Mitos e Lendas
  • Complexo - Arquétípo - Simbolo - I. Jacobi Sonhos de Criança – Jung
  • Psicodiagnósticos - Avaliação Orientação Família - Pais – Escola
  • Sandplay - Como Recurso na Clínica Apresentação de Casos Clínicos, A Criança e os Meios de Comunicação Orientação TCC

 

Módulo IV: Metodologia de Pesquisa

  • Metodologia nos Projetos de Pesquisa
  • Apresentação do Projeto de Pesquisa

 

*sujeito a alteração sem aviso prévio

 

 Turma com vagas Limitadas!

Local: Instituto Freedom São Paulo
Rua Luis Góis 1205 1º andar
Vila Mariana (Perto do metrô Santa Cruz)

 

Início: 13 de Abril 2019
Duração: 24 meses

1 Final de semana por mês.

Horário:
Sábado e Domingo das 09h00 às 18h00

 

avaliação do curso

compartilhe o curso

 
Fechar
Preencha seus dados nos campos abaixo para efetuar seu cadastro: