• Área do aluno
  • Entre em contato conosco:

    (11) 2275-6424 / 5594-2821 | (11) 96312-0874

PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOSSOMÁTICA


A psicossomática é uma ciência transdisciplinar que estuda os fatores que determinam a dimensão integral do ser humano: biopsicossociais, histórico, espiritual e ecológico. Um instrumental para tratar as pessoas e não a doença.


Especialização lato sensu com diferencial que além do referencial teórico e prático; existe a ênfase nos aspectos vivenciais de ser cuidador.


Um espaço de discussão com subsídios teóricos / práticos para os profissionais egressos das áreas das ciências humanas e da saúde.

Consulte Condição de Pagamento
Fechar

Conteúdo bloco condicao-de-pagamento.

 
Início: 20 julho 2019    
Um Final de semana por mês
Sábado: 9h00 às 18h00 e Domingo: 9h00 às 13h00.

Á partir do conceito de Saúde / Doença como um processo, temos a ampliação e uma visão mais complexa da origem das enfermidades.

Neste sentido a psicossomática tem contribuído de forma inegável nesta visão integral de ser humano, onde os aspectos físicos, emocionais, históricos, sociais, culturais, são considerados no diagnóstico e no tratamento do paciente.

A Psicossomática tem reforçado a humanização no atendimento buscando resgatar a prática fragmentada e reducionista que ainda em muitos momentos se faz representar nas relações da saúde.

A Psicossomática não é uma propriedade específica de uma área da saúde; mas sim transita em todas elas.

Objetivos:

Capacitar o aluno para a compreensão humanizadora, ética e crítica junto ao atendimento de pacientes. 

Estimular o pensamento crítico-humanista através da ampliação dos conhecimentos produzidos pela abordagem Psicossomática;

Despertar no aluno um novo modelo paradigmático no tratamento da Saúde Física buscando uma melhoria na Qualidade de Vida do ser humano.

Público Alvo:

Profissionais graduados das áreas da Saúde e Humanas e demais profissionais interessados no tema.

Programação:

MÓDULO I- SAÚDE / ADOECIMENTO, ENTENDIMENTO E MODOS DE INTERVENÇÃO ATRAVÉS DOS TEMPOS.
Bases epistemológicas do pensamento em Psicossomática, no processo saúde/doença.

Promover o conhecimento sobre os principais conceitos sobre o processo saúde/doença através dos tempos e nas diferentes culturas.

Discutir a epistemologia do pensamento em psicossomática.

MÓDULO II –  A NEUROCIENCIA E A FÍSICA QUANTICA NO CICLO DA VIDA

As descobertas da Neurociência e a Física Quântica e suas repercussões no ciclo da vida do pré-natal ao envelhecimento. 
Conhecer as novas descobertas da Neurociência e da Física Quântica no ato de viver do ser humano
Identificar as transformações dos diferentes ciclos da vida: do pré-natal ao envelhecimento.

MÓDULO III – MODELOS DE PREVENÇÃO NO PROCESSO SAÚDE / DOENÇA
Fatores de prevenção em Psicossomática: Psicologia Positiva, Espiritualidade. Intervenções de diferentes técnicas, Individuais e Grupais.

Reconhecer a Espiritualidade como parte integrante da personalidade.
Reconhecer as novas emoções a partir da Psicologia Positiva.
Conhecer diferentes modelos de Intervenções.

MÓDULO IV – DIFERENTES ESCOLAS EM PSICOSSOMÁTICA
As diferentes escolas em Psicossomática: Carl Gustav Jung, Donald Winnicott, Franz Alexander, Pierre Marty, Joyce Mc´Dougall e Zbigniew Lipowiski, Stanislav Groff, Roberto Assagioli, Rüdiger Dahlke, Gestalt, Logoterapia. Terestrelo e a Medicina da Pessoa. Intervenções em Psicossomática em crianças e adolescentes. Estresse, fatores de Resiliência e Modelos de Coping.

Conhecer as diferentes escolas psicossomáticas e seus representantes.
Aprender abordagens de intervenções com crianças e adolescentes.
Aprender a lidar com seu estresse e ser resiliente.

MÓDULO V - A INTERVENÇÃO EM DIFERENTES CAMPOS NA PSICOSSOMÁTICA

Este módulo prioriza o conceito de atenção integral às pessoas e suas famílias e comunidades, abordando as possíveis intervenções em Psicossomática em diferentes temas e áreas de atuação. Aborda também técnicas terapêuticas complementares a partir do fazer dos profissionais em  situações de  adoecimento.
Conhecer a ação da abordagem psicossomática nas diferentes áreas de atuação
profissional;
Reconhecer as possíveis técnicas terapêuticas de cada área.

MÓDULO VI – PROFISSIONAIS DA SAÚDE: AUTOS CUIDADOS

Objeto de trabalho do profissional. Sintomas mais frequentes de sofrimento. Reconhecer dificuldades da atuação profissional. Necessidade do amparo e trocas com outros profissionais. 

Técnicas e alternativas de cuidados nos campos: físico, emocional, espiritual e social.

Reconhecer as dificuldades da atuação do profissional.
Aprender a identificar estados de exaustão decorrentes da sua prática.
Aprender técnicas para balizar sua saúde física e mental.

CORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

 Ms. Maria Raymunda Ribeiro – CRP – 06/ 12091

Psicóloga, e Mestre em Psicologia Clínica - Núcleo de Psicossomática e Psicologia Hospitalar pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Autora do livro: Prevenção e Saúde do Hipertenso. Editora Vetor.

Dra. Marisa Campio Müller - 
Psicóloga, com mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Autora do livro: psicossomática -uma visão simbólica do vitiligo: Editora Vetor.Sócia fundadora do Instituto Brasileiro de Psicologia da Saúde. Psicóloga clínica.

DOCENTES CONVIDADOS

Dr. Dorval de Andrade Tessari - CRM RS 16767. 
Médico graduado pela Universidade de Caxias do Sul (1985).
Atualmente, exerce o cargo de Presidente da Associação Brasileira de Medicina Psicossomatica- RS.

Claudia Clair Pasa Tessari - Psicóloga Clínica graduada pela Universidade de Caxias do Sul-UCS em 1999. Especialista em Psicooncologia pela PUC-RS no ano de 2004. 
Aperfeiçoamento em Gestalt Terapia no atendimento de casais, adultos e grupos com Joseph Zinker (USA-2005-2006), Jean Marie Robine (França- 2005), Jean Marie Delacroix (França- 2011), Michael Vicent Miller (USA-2011), Richard Hycner, Lynne Jacobs (USA-2005).

Dr. João Bernardes da Rocha Filho - Licenciado em Matemática (Claretiano/SP, 2018). Bacharel em Filosofia (Unisul/SC, 2015). Pós-Doutor em Enseñanza de las Ciencias (Facultad de Educación/PUC Chile, 2012). Especialista em Psicossomática (Facis/SP, 2002). Doutor em Engenharia, Metrologia e Instrumentação (Labmetro/UFSC, 1999). Mestre em Educação (Faced/Pucrs, 1994). Especialista em Metodologia do Ensino Superior (Faced/Pucrs, 1991).  

Dr. Carlos Alberto Veit - Possui Graduação em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da PUCRS (1989), com Especialização em Saúde e Espiritualidade pela FATO (2013, Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela UNISINOS (1993) e Especialização em Saúde e Espiritualidade pela FATO (2013). Mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela PUCRS (1994) e Doutorado em Psicologia pela PUCRS (2003).

Plínio Cutait – Terapêuta. Palestrante internacional. Membro da The Reiki Alliance, comunidade internacional de mestres de Reiki que praticam o Usui Shiki Ryoho.

Dra. Ana Cristina Limongi França- Psicóloga FFCL São Marcos. Mestre em Psicologia Social PUCSP Doutora em Administração -pela FEA/USP. Livre-Docência Interfaces da Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho. Presidente Nacional da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática 2013-2017. Acadêmica da Academia Paulista de Psicologia - APP. Acadêmica da Academia Brasileira de Qualidade - ABQ. Criou e coordenou o Projeto Educação e Futuro da FEA/USP.

Me. Alessandra Cofani Françoso – Cursando Especialização em Pesquisa Clínica pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz/PROADI-SUS (em andamento). Mestrado em Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (Concluído em Maio/2012). Especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva pela Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein.

Elaine Cristina Siervo - Psicóloga CRP – 06/ 35693-8 Pós- graduada na área Sistêmica-Psicoterapia de Família e Casal pela PUC-SP. Atuou na área de Dependência de Álcool e Drogas com indivíduos, grupos e famílias.  Coaching – Sociedade Brasileira de Coaching. Participa do Núcleo de Psicodinâmica e Estudos Transdisciplinares da SBPA (Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica). Colunista da Revista Psique, onde escreve sobre Relacionamentos.

Dra. Ana Maria Galrão Rios - Doutora e Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008), na área de Estudos Junguianos. Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) (Conceito CAPES 4, PUC/SP, Brasil. Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) (Conceito CAPES 4). , PUC/SP, Brasil. Especialização em Cinesiologia Psicológica. Instituto Sedes Sapientiae, SEDES, Brasil. Especialização em Jung e Corpo. Instituto Sedes Sapientiae, SEDES, Brasil. Graduação em Psicologia. 

Dr. José Romão Trigo de Aguiar – Médico homeopata, psicoterapeuta professor de Ética e Filosofia da Associação Palas Athena. Fundador da Sociedade Universitária Médica de Estímulo à Pesquisa (SUMEP). Professor do Curso de Formação de Terapeutas (FONTE), do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Jogos Cooperativos da UNIP, e do Curso de Especialização em Medicina Comportamental ligado à UNIFESP.

Me. Vera Lúcia Boeing - Mestre em Psicologia, pela Universidade Internacional – Lisboa / Pt. Psicóloga especialista em Psicologia Clínica, Organizacional e do Trabalho reconhecida e intitulada pelo Conselho Regional de Psicologia da oitava região (CRP 08/01099); Trainer Internacional em Programação Neuro Linguística e Coaching.

Diego Vainer Andrade Santos - Bacharel em Psicologia pela Universidade Paulista – São Paulo, SP, conclusão em dezembro de 2018; Pós-Graduação em Psicologia da Educação. Especialização em Educação pela– PUC Monte Alegre, 2013. Curso: Logoterapia, espiritualidade e prática pastoral, Instituto Mater Eclesiae – São Paulo, 2008. Introdução à Teologia, Instituto Mater Eclesiae – São Paulo, 2008; Licenciatura Plena em História pela UNIFAI, 2006; Licenciatura Plena em Filosofia pela UNIFAI, 2005.

Anelise Junqueira Bohnen -   Licenciada em Música pelo Instituto de Artes da UFRGS, ênfase em Musicoterapia. Mestre em Fonoaudiologia pelo Ithaca College, USA. Fonoaudióloga clínica desde 1980 – CRFa 5587-7 - Especialista em gagueira pela Fundação Americana de Gagueira e Northwestern University. Doutora em Letras pelo Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com tese sobre as características das palavras gaguejadas.

Dr. Roberto Cardoso – graduado em Medicina pela Universidade de Brasília (UnB).
Especialista em Ginecologia e Obstetrícia, mestre em Obstetrícia e doutor em Ciências pela Universidade Federal de são Paulo (Unifesp). Docente e organizar do “Curso de Formação de Facilitadores de Meditação em Saúde”, do Departamento de Obstetrícia da Escola Paulista de Medicina, desenvolve pesquisas, nessa instituição, sobre medicina comportamental e qualidade de vida. É autor de artigos médicos e faz palestras sobre qualidade de vida e gerenciamento de estresse.

Tamami Ikuno - Enfermeira de Saúde Pública, Enfermeira do Trabalho; Especialista em Pediatria e Puericultura; Enfermeira acupunturista e auriculopuntura (Medicina Chinesa Tradicional Oriental - chinesa e japonesa). 
Docente de enfermagem do curso técnico de enfermagem; Professora de Docência em enfermagem e enfermagem do trabalho (Pós Graduação) Membro da Associação Nacional de Enfermagem do Trabalho (ANENT) Membro da Associação Brasileira de Especialistas e Trabalhadores Disbáricos (ABRAETD).

Dr. João Bernardes da Rocha Filho - Pós-Doutor em Enseñanza de las Ciencias (Facultad de Educación/PUC Chile, 2012). Especialista em Psicossomática (Facis/SP, 2002). Doutor em Engenharia, Metrologia e Instrumentação (Labmetro/UFSC, 1999). Mestre em Educação (Faced/Pucrs, 1994). Especialista em Metodologia do Ensino Superior (Faced/Pucrs, 1991). Licenciado em Física (Fafis/Pucrs, 1989). Técnico em Análises Clínicas (CSA/RS, 1978). Técnico em Eletrônica (IM/SP, 1974). Atua como professor titular em dedicação exclusiva da Escola de Ciências da Pucrs e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEducem/Pucrs). 

Ms. Sâmia Aguiar Brandão Simurro - Psicóloga. Mestre em Neurociências e Comportamento pela Psicologia da Universidade Federal de São Paulo (USP). 
Especialista em Psicossomática (ABMP), Estresse (IPPSP), Psicologia da Saúde e Hospitalar (PUC). Coordenadora do Curso de MBA da Universidade São Camilo em Gestão de Programas de Qualidade de Vida. Vice - Presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), Coordenadora do Prêmio Nacional de Qualidade de Vida (PNQV), CEO da SeR – Psicologia, Wellness e Health Coach  and Trainer pelo Wellness Coach Training Institute, Culture Coaching and Trainer pelo Human Resources Institute, Certificação em Gestão de Programas (“Certified Wellness Practitioner – CWP”) pelo National Wellness Institute (NWI) e Consultora em Implantação de Programas de Qualidade de Vida, Gestão de Stress e Saúde Mental.

Silvio Ignacio - Psicólogo e administrador, com 30 anos de experiência na área Organizacional e Clínica. Coach de executivos, Consultor e Mediador de conflitos. É membro do grupo de consultores do EcoSocial desde 2003. Tem formação de consultor interno pela Adigo, Constelações Sistêmicas segundo Bert Hellinger, Mediação e Gestão de Conflitos em Organizações pela Trigon Entwicklungsberatung/Alemanha. Coaching pelo Instituto EcoSocial e Coactive Coaching pelo CTI – Coaching Training Institute/EUA – credenciados pela ICF – International Coaching Federation; Coaching Biográfico e Counselling. 

Waldomiro Sesso Filho -  MBA – Gestão de Pessoas na FGV - Fundação Getúlio Vargas – 2008 com Pós Graduação – Psicologia Social e Institucional 
Psicólogo, Coach, Consultor Empresarial e Constelador Familiar. Assumiu em out/2018 o papel de Gestor do Ambulatório Médico Terapêutico da Associação Comunitária Monte Azul. Em nov/2018 fundou a Apont Desenvolvimento Humano e Empresarial. Experiente em processos de mudanças organizacionais – mudança de cultura, reestruturação organizacional, join venture e aquisição. Dedica-se nos últimos anos ao desenvolvimento organizacional de empresas de pequeno e médio porte, prioritariamente em planejamento estratégico e processos de sucessão de fundadores ou líderes em 1ª linha. Atua como Facilitador de Constelações Sistêmicas e Familiares desde 2013, tendo realizado mais de 400 atendimentos. Certificações: Mediador e Conciliado no IASP – Instituto de Advogados de São Paulo 2018, Formação de Consultores Organizacionais - Adigo Desenvolvimento 2015, Constelações Familiares com Renato Shaan Bertrate 2012, Coaching no ICI – International Coaching Institute 2010. 

 

 

Programação:


MÓDULO I- SAÚDE / ADOECIMENTO, ENTENDIMENTO E MODOS DE INTERVENÇÃO ATRAVÉS DOS TEMPOS.
Bases epistemológicas do pensamento em Psicossomática, no processo saúde/doença.

Promover o conhecimento sobre os principais conceitos sobre o processo saúde/doença através dos tempos e nas diferentes culturas. Discutir a epistemologia do pensamento em psicossomática.

 

MÓDULO II –  A NEUROCIENCIA E A FÍSICA QUANTICA NO CICLO DA VIDA

As descobertas da Neurociência e a Física Quântica e suas repercussões no ciclo da vida do pré-natal ao envelhecimento. 
Conhecer as novas descobertas da Neurociência e da Física Quântica no ato de viver do ser humano
Identificar as transformações dos diferentes ciclos da vida: do pré-natal ao envelhecimento.

 

MÓDULO III – MODELOS DE PREVENÇÃO NO PROCESSO SAÚDE / DOENÇA
Fatores de prevenção em Psicossomática: Psicologia Positiva, Espiritualidade. Intervenções de diferentes técnicas, Individuais e Grupais.

Reconhecer a Espiritualidade como parte integrante da personalidade.
Reconhecer as novas emoções a partir da Psicologia Positiva.
Conhecer diferentes modelos de Intervenções.

 

MÓDULO IV – DIFERENTES ESCOLAS EM PSICOSSOMÁTICA
As diferentes escolas em Psicossomática: Carl Gustav Jung, Donald Winnicott, Franz Alexander, Pierre Marty, Joyce Mc´Dougall e Zbigniew Lipowiski, Stanislav Groff, Roberto Assagioli, Rüdiger Dahlke, Gestalt, Logoterapia. Terestrelo e a Medicina da Pessoa. Intervenções em Psicossomática em crianças e adolescentes. Estresse, fatores de Resiliência e Modelos de Coping.

Conhecer as diferentes escolas psicossomáticas e seus representantes.
Aprender abordagens de intervenções com crianças e adolescentes.
Aprender a lidar com seu estresse e ser resiliente.


MÓDULO V - A INTERVENÇÃO EM DIFERENTES CAMPOS NA PSICOSSOMÁTICA

Este módulo prioriza o conceito de atenção integral às pessoas e suas famílias e comunidades, abordando as possíveis intervenções em Psicossomática em diferentes temas e áreas de atuação. Aborda também técnicas terapêuticas complementares a partir do fazer dos profissionais em  situações de  adoecimento.
Conhecer a ação da abordagem psicossomática nas diferentes áreas de atuação
profissional;
Reconhecer as possíveis técnicas terapêuticas de cada área.


MÓDULO VI – PROFISSIONAIS DA SAÚDE: AUTOS CUIDADOS

 

Objeto de trabalho do profissional. Sintomas mais frequentes de sofrimento. Reconhecer dificuldades da atuação profissional. Necessidade do amparo e trocas com outros profissionais.
Técnicas e alternativas de cuidados nos campos: físico, emocional, espiritual e social.

Reconhecer as dificuldades da atuação do profissional.
Aprender a identificar estados de exaustão decorrentes da sua prática.
Aprender técnicas para balizar sua saúde física e mental.

 

CORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

 Ms. Maria Raymunda Ribeiro – CRP – 06/ 12091

Psicóloga, e Mestre em Psicologia Clínica - Núcleo de Psicossomática e Psicologia Hospitalar pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Autora do livro: Prevenção e Saúde do Hipertenso. Editora Vetor.

Dra. Marisa Campio Müller -
Psicóloga, com mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Autora do livro: psicossomática -uma visão simbólica do vitiligo: Editora Vetor.Sócia fundadora do Instituto Brasileiro de Psicologia da Saúde. Psicóloga clínica.

 

DOCENTES CONVIDADOS


Dr. Dorval de Andrade Tessari - CRM RS 16767.

Médico graduado pela Universidade de Caxias do Sul (1985).
Atualmente, exerce o cargo de Presidente da Associação Brasileira de Medicina Psicossomatica- RS.

Claudia Clair Pasa TessariPsicóloga Clínica graduada pela Universidade de Caxias do Sul-UCS em 1999. Especialista em Psicooncologia pela PUC-RS no ano de 2004. 
Aperfeiçoamento em Gestalt Terapia no atendimento de casais, adultos e grupos com Joseph Zinker (USA-2005-2006), Jean Marie Robine (França- 2005), Jean Marie Delacroix (França- 2011), Michael Vicent Miller (USA-2011), Richard Hycner, Lynne Jacobs (USA-2005).

Dr. João Bernardes da Rocha Filho - Licenciado em Matemática (Claretiano/SP, 2018). Bacharel em Filosofia (Unisul/SC, 2015). Pós-Doutor em Enseñanza de las Ciencias (Facultad de Educación/PUC Chile, 2012). Especialista em Psicossomática (Facis/SP, 2002). Doutor em Engenharia, Metrologia e Instrumentação (Labmetro/UFSC, 1999). Mestre em Educação (Faced/Pucrs, 1994). Especialista em Metodologia do Ensino Superior (Faced/Pucrs, 1991).  

Dr. Carlos Alberto Veit - Possui Graduação em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da PUCRS (1989), com Especialização em Saúde e Espiritualidade pela FATO (2013, Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela UNISINOS (1993) e Especialização em Saúde e Espiritualidade pela FATO (2013). Mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela PUCRS (1994) e Doutorado em Psicologia pela PUCRS (2003).

Dr. Plínio Cutait Médico. Palestrante internacional. Membro da The Reiki Alliance, comunidade internacional de mestres de Reiki que praticam o Usui Shiki Ryoho.

Dra. Ana Cristina Limongi França- Psicóloga FFCL São Marcos. Mestre em Psicologia Social PUCSP Doutora em Administração -pela FEA/USP. Livre-Docência Interfaces da Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho. Presidente Nacional da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática 2013-2017. Acadêmica da Academia Paulista de Psicologia - APP. Acadêmica da Academia Brasileira de Qualidade - ABQ. Criou e coordenou o Projeto Educação e Futuro da FEA/USP.

Me. Alessandra Cofani Françoso Cursando Especialização em Pesquisa Clínica pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz/PROADI-SUS (em andamento). Mestrado em Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (Concluído em Maio/2012). Especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva pela Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein.

Elaine Cristina Siervo - Psicóloga CRP – 06/ 35693-8 Pós- graduada na área Sistêmica-Psicoterapia de Família e Casal pela PUC-SP. Atuou na área de Dependência de Álcool e Drogas com indivíduos, grupos e famílias.  Coaching – Sociedade Brasileira de Coaching. Participa do Núcleo de Psicodinâmica e Estudos Transdisciplinares da SBPA (Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica). Colunista da Revista Psique, onde escreve sobre Relacionamentos.

Dra. Ana Maria Galrão Rios - Doutora e Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008), na área de Estudos Junguianos. Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) (Conceito CAPES 4, PUC/SP, Brasil. Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) (Conceito CAPES 4). , PUC/SP, Brasil. Especialização em Cinesiologia Psicológica. Instituto Sedes Sapientiae, SEDES, Brasil. Especialização em Jung e Corpo. Instituto Sedes Sapientiae, SEDES, Brasil. Graduação em Psicologia. 

Dr. José Romão Trigo de Aguiar Médico homeopata, psicoterapeuta professor de Ética e Filosofia da Associação Palas Athena. Fundador da Sociedade Universitária Médica de Estímulo à Pesquisa (SUMEP). Professor do Curso de Formação de Terapeutas (FONTE), do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Jogos Cooperativos da UNIP, e do Curso de Especialização em Medicina Comportamental ligado à UNIFESP.

Me. Vera Lúcia Boeing - Mestre em Psicologia, pela Universidade Internacional – Lisboa / Pt. Psicóloga especialista em Psicologia Clínica, Organizacional e do Trabalho reconhecida e intitulada pelo Conselho Regional de Psicologia da oitava região (CRP 08/01099); Trainer Internacional em Programação Neuro Linguística e Coaching.

Diego Vainer Andrade Santos - Bacharel em Psicologia pela Universidade Paulista – São Paulo, SP, conclusão em dezembro de 2018; Pós-Graduação em Psicologia da Educação. Especialização em Educação pela– PUC Monte Alegre, 2013. Curso: Logoterapia, espiritualidade e prática pastoral, Instituto Mater Eclesiae – São Paulo, 2008. Introdução à Teologia, Instituto Mater Eclesiae – São Paulo, 2008; Licenciatura Plena em História pela UNIFAI, 2006; Licenciatura Plena em Filosofia pela UNIFAI, 2005.

Anelise Junqueira Bohnen -   Licenciada em Música pelo Instituto de Artes da UFRGS, ênfase em Musicoterapia. Mestre em Fonoaudiologia pelo Ithaca College, USA. Fonoaudióloga clínica desde 1980 – CRFa 5587-7 - Especialista em gagueira pela Fundação Americana de Gagueira e Northwestern University. Doutora em Letras pelo Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com tese sobre as características das palavras gaguejadas.

Dr. Roberto Cardoso – graduado em Medicina pela Universidade de Brasília (UnB).
Especialista em Ginecologia e Obstetrícia, mestre em Obstetrícia e doutor em Ciências pela Universidade Federal de são Paulo (Unifesp). Docente e organizar do “Curso de Formação de Facilitadores de Meditação em Saúde”, do Departamento de Obstetrícia da Escola Paulista de Medicina, desenvolve pesquisas, nessa instituição, sobre medicina comportamental e qualidade de vida. É autor de artigos médicos e faz palestras sobre qualidade de vida e gerenciamento de estresse.

Tamami Ikuno - Enfermeira de Saúde Pública, Enfermeira do Trabalho; Especialista em Pediatria e Puericultura; Enfermeira acupunturista e auriculopuntura (Medicina Chinesa Tradicional Oriental - chinesa e japonesa).
Docente de enfermagem do curso técnico de enfermagem; Professora de Docência em enfermagem e enfermagem do trabalho (Pós Graduação) Membro da Associação Nacional de Enfermagem do Trabalho (ANENT) Membro da Associação Brasileira de Especialistas e Trabalhadores Disbáricos (ABRAETD).

Dr. João Bernardes da Rocha Filho - Pós-Doutor em Enseñanza de las Ciencias (Facultad de Educación/PUC Chile, 2012). Especialista em Psicossomática (Facis/SP, 2002). Doutor em Engenharia, Metrologia e Instrumentação (Labmetro/UFSC, 1999). Mestre em Educação (Faced/Pucrs, 1994). Especialista em Metodologia do Ensino Superior (Faced/Pucrs, 1991). Licenciado em Física (Fafis/Pucrs, 1989). Técnico em Análises Clínicas (CSA/RS, 1978). Técnico em Eletrônica (IM/SP, 1974). Atua como professor titular em dedicação exclusiva da Escola de Ciências da Pucrs e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEducem/Pucrs). 

Ms. Sâmia Aguiar Brandão Simurro - Psicóloga. Mestre em Neurociências e Comportamento pela Psicologia da Universidade Federal de São Paulo (USP).
Especialista em Psicossomática (ABMP), Estresse (IPPSP), Psicologia da Saúde e Hospitalar (PUC). Coordenadora do Curso de MBA da Universidade São Camilo em Gestão de Programas de Qualidade de Vida. Vice - Presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), Coordenadora do Prêmio Nacional de Qualidade de Vida (PNQV), CEO da SeR – Psicologia, Wellness e Health Coach  and Trainer pelo Wellness Coach Training Institute, Culture Coaching and Trainer pelo Human Resources Institute, Certificação em Gestão de Programas (“Certified Wellness Practitioner – CWP”) pelo National Wellness Institute (NWI) e Consultora em Implantação de Programas de Qualidade de Vida, Gestão de Stress e Saúde Mental.

Silvio Ignacio - Psicólogo e administrador, com 30 anos de experiência na área Organizacional e Clínica. Coach de executivos, Consultor e Mediador de conflitos. É membro do grupo de consultores do EcoSocial desde 2003. Tem formação de consultor interno pela Adigo, Constelações Sistêmicas segundo Bert Hellinger, Mediação e Gestão de Conflitos em Organizações pela Trigon Entwicklungsberatung/Alemanha. Coaching pelo Instituto EcoSocial e Coactive Coaching pelo CTI – Coaching Training Institute/EUA – credenciados pela ICF – International Coaching Federation; Coaching Biográfico e Counselling. 

Waldomiro Sesso Filho -  MBA – Gestão de Pessoas na FGV - Fundação Getúlio Vargas – 2008 com Pós Graduação – Psicologia Social e Institucional 
Psicólogo, Coach, Consultor Empresarial e Constelador Familiar. Assumiu em out/2018 o papel de Gestor do Ambulatório Médico Terapêutico da Associação Comunitária Monte Azul. Em nov/2018 fundou a Apont Desenvolvimento Humano e Empresarial. Experiente em processos de mudanças organizacionais – mudança de cultura, reestruturação organizacional, join venture e aquisição. Dedica-se nos últimos anos ao desenvolvimento organizacional de empresas de pequeno e médio porte, prioritariamente em planejamento estratégico e processos de sucessão de fundadores ou líderes em 1ª linha. Atua como Facilitador de Constelações Sistêmicas e Familiares desde 2013, tendo realizado mais de 400 atendimentos. Certificações: Mediador e Conciliado no IASP – Instituto de Advogados de São Paulo 2018, Formação de Consultores Organizacionais - Adigo Desenvolvimento 2015, Constelações Familiares com Renato Shaan Bertrate 2012, Coaching no ICI – International Coaching Institute 2010. 


Turma com vagas Limitadas!

Local: Instituto Freedom São Paulo
Rua Luis Góis 1205 1º andar
Vila Mariana (Perto do metrô Santa Cruz)

 Início: 20 de julho 2019

Duração: 30 meses

1 Final de semana por mês.

Horário: 

Sábado: 09:00 às 18:00

Domingo: 09:00 às 13:00

avaliação do curso

compartilhe o curso

 
Fechar
Preencha seus dados nos campos abaixo para efetuar seu cadastro: