• Área do aluno
  • Entre em contato conosco:

    (11) 2275-6424 / 5594-2821 | (11) 96312-0706

Pós-Graduação em Arteterapia

A Arteterapia resgata uma tradição milenar ao utilizar diversos recursos artísticos como uma forma harmônica de se conhecer, comunicar-se, relacionar-se e estar no mundo. Considerando as condições atuais de vida, com suas múltiplas exigências para inserção pessoal e profissional num mercado de trabalho cada vez mais exigente; e tendo em vista a necessidade de conciliar tais exigências com uma qualidade de vida cada vez melhor, a Arteterapia é uma forma de atuação profissional, criativa, prazerosa e auto-realizadora que acolhe, em suas múltiplas interfaces, não só a demanda social, como contempla a realização humana através da integração e harmonia dos aspectos físico, educacional, emocional e mental de todos os envolvidos.

Consulte Condição de Pagamento
Fechar

Conteúdo bloco condicao-de-pagamento.

 
Início em: 24 de Fevereiro de 2018
Carga Horária: 520 horas
 

 

 

A Arteterapia visa entender o ser humano em sua totalidade, destacando-se por ser uma abordagem que atinge diversas faixas etárias e diversas realidades.

Ela tem uma aplicabilidade abrangente, de fácil entendimento, com retorno arte terapêutico satisfatório em pouco tempo, inclusive no ambiente escolar.

O Curso de Pós-Graduação em Arteterapia apresenta caráter interdisciplinar no sentido de que o seu conteúdo programático oferecido por meio de todas as disciplinas, atividades complementares e práticas supervisionadas, está interligado num sentido transversal de ensino e aprendizagem.

Além disso, por seu caráter múltiplo, abrange diversas teorias da arte, das terapias e da criatividade, de forma a preparar o especialista para o exercício de suas atividades de acordo com as exigências da contemporaneidade, mas sempre de acordo com o paradigma de educação inclusiva, baseada nos conceitos de valores humanos preconizados pela UNESCO.

 

OBJETIVOS:

Formar especialistas em investigação, planejamento, implantação e avaliação em Arteterapia, empregando técnicas integrativas nas interfaces, da educação, da saúde, da comunicação e do social.

Fazer da arte o espaço fecundo e potencialmente capaz de desvelar e revigorar nossas potencialidades expressivas e criadoras, contribuindo assim para o autoconhecimento e uma autotransformação, possibilitando que essa mudança possa repercutir na formação e na prática docente.

Fomentar a arte como objeto de conhecimento, buscando compreender a manifestação artística como um conhecimento científico, técnico, filosófico fundamental na constituição da identidade humana.

Possibilitar o autoconhecimento, o desenvolvimento da consciência e uma melhor qualidade de vida dos clientes através do processo criador.

Reconhecer o processo criativo como suporte e solução de diferentes tipos de dificuldades, como as de ordens psicomotora, cognitiva, de comunicação, relações sociais e conflitos emocionais. 

Fundamentar, reconhecer e identificar o processo terapêutico como um processo de transformação e intrapessoal interpessoal tendo a criatividade como mola propulsora.

Propiciar a socialização de alunos, professores e funcionários de diferentes instituições de ensino, funcionários de uma empresa, profissionais de caps, hospitais e de entidades sociais a adquirir as condições pessoais necessárias para se engajar de modo adequado ao grupo a que pertence e no qual desempenhará suas funções com maior compreensão do processo e, portanto, com mais competência.

 Embasar a atuação do Arteterapeuta em conhecimentos, sentimentos e habilidades que focalizem a realização plena do ser humano qualquer que seja o nível do desenvolvimento em que se encontre, permitindo que ele desenvolva nos vários contextos de atuação as capacidades de relação interpessoal, afetivas, motoras, estéticas, éticas tendo a arte como elemento desencadeador.

Entender e conceber a arte como possibilidade real do despertar da sensível, do humano que, por meio do simbólico visa compreender a si próprio e o outro.

Capacitar com instrumental teórico, prático, multidisciplinar e transdisciplinar, uma prática profilática e terapêutica centrada na arte, integrando as abordagens: escolar, cultural, clínica e social.

 

DESTINA-SE:

Este curso é destinado a profissionais das áreas artísticas, educacionais, comunicação, sociais, médicas, psicológicas e áreas afins portadores de diplomas de graduação. 

Não há necessidade de habilidades artísticas por parte do aluno. 

 

CERTIFICAÇÃO E ASPECTO LEGAL:

 A Pós graduação em Arteterapia promovido pelo Instituto Freedom em São Paulo, em parceria com a NAPE núcleo de arte e educação e com a FAVI – Faculdade Vicentina de Curitibasegue as normas da AATESP. Comprove entrando no site da AATESP e clique em cursos - www.aatesp.com.br

 Bem como atende os parâmetro pela UBAAT (União Brasileira de Associações de Arteterapia) em relação ao conteúdo programático, carga horária, disciplinas obrigatórias, docentes arteterapeutas reconhecidos pelas Associações de Arteterapia do seu Estado, código de ética, etc.). Confira entrando no site da UBAAT e clicando em cursos. www.ubaat.org

 

Este curso atende as normas do MEC e o certificado é emitido pela FAVI – Faculdade Vicentina de Curitiba. 

Nosso diploma tem validade em todo território nacional como uma pós graduação, lato sensu, nível de especialização. 


Confira: www.faculdadevicentina.com.br

 

A FAVI é Instituição de Ensino Superior credenciada legalmente pelo MEC – Ministério da Educação, conforme Portaria nº 1765 de 1º/11/2006, publicado no Diário Oficial da União em 03/11/2006, obedecendo a todas as exigências legais, inclusive Resolução 01/2001 do CES/CNE (Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação), publicada no D.O.U. em 9 de abril de 2001.

 A FAVI tem sede à Avenida Jaime Reis, 571-A, Curitiba, Paraná.

 

A Faculdade Vicentina é reconhecida pela sua retidãoe qualidade de ensino: http://www.faculdadevicentina.com.br/ 

 

ENTREGA DE CERTIFICADO: 

É necessário que o aluno atenda às condições mínimas exigidas pelo MEC de nota e frequência, bem como às solicitações advindas por parte da coordenação.

Com o certificado da pós graduação lato sensu nível de especialização em Arteterapia, emitido pela FAVI em parceria com o Instituto Freedom e NAPE, os alunos podem se filiar às Associações de Arteterapia de seu Estado.

 

COORDENAÇÃO TÉCNICA:

Fabiola Gaspar: Arteterapeuta - AATESP – nº 064/0706, educadora, psicóloga - CRP 06/35684-8,  Mestre em  Teologia pela EST – Escola Superior de Teologia, Pós graduada em Psicossomática pela FACIS – Faculdade de Ciências e Saúde Integrada e em Transdisciplinaridade: Educação, Saúde e Liderança, especialista em Psicologia Organizacional/Trabalho e Psicologia Clínica - CRP/SP. É idealizadora e Diretora do NAPE e coordenadora técnica dos cursos de pós graduação em Arteterapia em Campinas, Curitiba, São Jose dos campos, Fortaleza e SP/Capital.  

 

Neste curso de Pós Graduação em Arteterapia e Criatividade o embasamento teórico, as atividades práticas e o estudos de casos  caminham juntos, proporcionando uma excelência no nosso trabalho. Qualificando o nosso curso como um dos melhores do país!

 




Fundamentos da Arteterapia: introdução, panorama geral, história e teorias; Linguagens e Práticas em Arteterapia

Apresentação da estrutura geral do curso. O que é Arteterapia. Como se desenvolveu no Brasil e no mundo. Objetivos e principais linhas de atuação da Arteterapia. Alcances e aplicações práticas. Função arteterapêutica, integração e transposição das diversas linguagens plásticas, da música, do teatro e da expressão corporal. Arte e meio ambiente: resignificando, reconstruindo e transformando materiais recicláveis e elementos da Natureza. A Filosofia e a relação entre a criação do universo e os e os 4 elementos da natureza: terra, água, fogo e ar. Relação entre processos criativos e processos terapêuticos O processo de desenvolvimento no Ateliê arteterapêutico na ressignificação do processo de ensino e aprendizagem. A criatividade como fator de potencialização cognitiva e emocional na educação, saúde e social.Princípios básicos para trabalhar em grupos. As Histórias e Mitos no processo terapêutico.

Fundamentos e Linguagens da Arte. História da Arte. Criatividade

Apresentação das diferentes linguagens artísticas. A história da arte.  O fazer artístico, a apreciação significativa da arte e do universo a ela relacionado. A arte como produto da história e da multiplicidade das culturas humanas. As artes visuais como objeto de apreciação significativa. Criatividade e processo criativo. Escrita Criativa.

Fundamentos Psicológicos e Psicossociais.

Pensamento e abordagens psicológicas, com ênfase nas abordagens junguiana ( inconsciente coletivo, animas e animus, personas, arquétipos, complexo, entre outros conceitos). Tipos Psicológicos (sensação, intuição, pensamento e sentimento) segundo Jung. Relação entre os tipos psicológicos e os 4 elementos da natureza.   Arte e Saúde: A Arteterapia como instrumento facilitador  do Programa Saúde e Prevenção na Escola.Humanização na Saúde Mental. Intervenção da Arteterapia na saúde mental. Conhecimento das principais patologias mentais. Conhecimentos e entendimento sobre os transtornos do desenvolvimento e demais patologias que interferem no comportamento e no processo ensino aprendizagem. Noções básicas de Psicossocial. O resgate do criativo e do saudável nos adolescentes em conflito com a lei. Transformando energias destrutivas em energia criativa.  Estratégias de intervenção nas equipes multiprofissionais da educação, saúde e social.

Ciclo da Vida

Ciclo da Vida: estudo do desenvolvimento humano nas diversas faixas etárias: infância, adolescência, fase adulta e terceira idade. O processo do saber com os olhos da criança. Os conflitos da passagem da infância para a adolescência. Jovens com dificuldades de comportamento.  As histórias e mitos como recursos para a inclusão.  Investigação e intervenção através da arte. Um novo paradigma para o envelhecimento saudável. Aspectos e dimensões do envelhecer.

Didática e Produção Científica

Conhecimento científico. Novos paradigmas científicos. Produção de relatos científicos: monografia, artigo e ensaio. Orientação de TCC -  Trabalhos de Conclusão de Curso.

Estágio Supervisionado e Ética profissional

Aplicação prática da Arteterapia pelo aluno, com supervisão, na realização através da investigação e intervenções necessárias, desenvolvimento do processo criativo de forma a possibilitar o autoconhecimento, o desenvolvimento da consciência e uma melhor qualidade de vida dos clientes. Atribuições e funções do Arteterapeuta.  Ética e postura profissional do arteterapeuta em suas diferentes atividades. Responsabilidades do arteterapeuta: para consigo mesmo, com o cliente, com outros profissionais e com a sociedade, bem como para com a profissão, a carreira e a pesquisa científica.


Início:
24 de Fevereiro 2018

Termino: Novembro de 2019

Turma de Final de Semana: Um final de semana por mês

Sábado: das 08:00 às 18:00 l Domingo: das 8:00 às 13:00

Duração: 22 meses l Carga Horária: 520 horas 

Datas 1° Modulo: 24 e 25 de Fevereiro; 17 e 18 de Março; 14 e 15 de Abril; 19 e 20 de Maio; 16 e 17 de Junho.

 

Às aulas presenciais acontecem na sede do Instituto Freedom:  

Rua Luis Góis, nº 1205 - 1º andar em São Paulo, Vila Mariana (Próximo ao metrô Santa Cruz).

avaliação do curso

compartilhe o curso

 
Fechar