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Pós Graduação Psicologia Analítica

Especialização em Psicoterapia Junguiana


Formar profissionais cuja compreensão junguiana do mundo auxilie na ampliação das possibilidades profissionais e individuais.Estudar e pesquisar a teoria psicológica de Carl Gustav Jung e seus pressupostos, é uma oportunidade de potencializar os seus conhecimentos e ampliar suas  possibilidades profissionais e individuais.Um cronograma de disciplinas completo e organizado, com objetivo qualificar profissionais com a vasta contribuição que Jung deixou sobre a vida inconsciente.Mais do que um ambiente acadêmico para sua especialização, nos preocupamos em acolher o aluno nessa jornada.De um salto qualitativo, integrando na sua formação os conceitos Junguianos, aplique esse conhecimento na sua realidade profissional e pessoal.

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A Psicologia Analítica e seu criador, Carl Gustav Jung, têm alcançado grande repercussão no panorama científico-cultural contemporâneo.

 Jung é considerado um dos mais importantes teóricos dentro da psicologia e psiquiatria no século XX. A sua obra não só sobreviveu ao tempo como cresceu e se desenvolveu com a ampliação do paradigma de ciência. É notável a crescente inserção do pensamento junguiano na atualidade no que diz respeito à psicoterapia e a temas relacionados às artes, à educação, à religião e à espiritualidade.

 O curso de Pós Graduação em Psicologia Analítica Latu Sensu do Instituto Freedom, em Parceria com a FAVI ( Faculdade Vicentina ), está de acordo com a Resolução CNE/CES 01/2007 do Conselho Nacional da Educação.

 Nosso curso é respaldado por profissionais de grande expressão acadêmica e clínica e cobre uma lacuna deixada por grande parte cursos de especialização existentes, ao oferecer um curso consistente e com subsídios teóricos, epistemológicos e metodológicos de fundamentação arquetípico-simbólica, necessários à compreensão da realidade na perspectiva junguiana.

De um salto qualitativo, integrando na sua formação os conceitos Junguianos, aplique esse conhecimento na sua realidade profissional e pessoal.

OBJETIVO ESPECÍFICO PARA GRADUADOS EM PSICOLOGIA E PSIQUIATRIA:

Formar profissionais de saúde mental qualificados para intervir nas áreas clínica, institucional, organizacional, educacional, hospitalar e social dentro de uma compreensão Junguiana do homem.

Dar suporte teórico-prático aos profissionais da saúde mental dentro da perspectiva junguiana.

Fornecer conceitos para formar profissionais qualificados para atender na abordagem Junguiana em clínicas, aconselhamentos, área de educação, e na análise de fenômenos culturais e sociais. 

  

OBJETIVO GERAL PARA GRADUADOS EM OUTRAS ÁREAS:

Difundir os conhecimentos da abordagem Junguiana

Estudar e pesquisar, a obra de Jung e seus pressupostos epistemológicos, e com esse rico conhecimento colaborar nas áreas da saúde, educação, ambiente organizacional.

Bem como na ampliação do autoconhecimento auxiliando o indivíduo no seu processo de individuação.

Qualificar profissionais com a vasta contribuição que Jung deixou sobre a vida inconsciente.

Estudar, fundamentar e refletir sobre o pensamento de Jung e seus pressupostos epistemológicos.

Incentivar e motivar a pesquisa na área da Psicologia Analítica num ambiente acadêmico.

Oferecer e desenvolver a capacidade de compreensão dos fenômenos psíquicos dentro de uma visão e interpretação simbólica.

Favorecer a ampliação do conhecimento do outro e de si nos respectivos processos de individuação.

O atendimento clínico é exclusivo para profissionais com graduação em psicologia ou psiquiatria.

 

PÚBLICO-ALVO:

Graduados em qualquer área com certificado reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação, cujo programa restringe-se a formação teórica.

Graduados em psiquiatria, psicologia ou graduandos de 5º ano de Psicologia, com certificado de curso reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação, cujo programa se estende a discussão de casos clínicos e supervisão da prática clínico-institucional.


METODOLOGIA:

Aulas com recursos audiovisuais expositivas e interativas

Material didático digital, elaborados por uma experiente Comissão de Ensino.

Leituras e compreensão dos textos através de analise em grupos.

Narrativas textuais e pequenos fragmentos fílmicos, sempre voltados para o tema relevante da aula.

Atividades práticas com artes acompanhadas de reflexões teóricas.

Apresentação de casos clínicos nas diferentes faixas etárias nas áreas de educação, saúde e social.

Sugestão de bibliografia para pesquisa e enriquecimento científico.



VEJA NOSSOS DIFERENCIAIS EXCLUSIVOS:

Plantão de dúvidas por módulo

Supervisão em todos os módulos ( exceto teoria psicanalítica )
Análise de casos clínicos

Reposição de aulas em caso de ausência ( Veja condições no Instituto )
O melhor valor custo benefício do segmento
Acesso a Webinar com tema atualizados

1º Módulo - Fundamentos da Psicologia Analítica - Teoria Psicanalítica - Teoria do desenvolvimento infantil e Tipos psicológicos

Fundamentos da Psicologia Analítica

Apresentar a vida e obra de Jung, destacando os principais momentos que influenciaram o desenvolvimento de sua teoria.
Estudar os conceitos que estruturam a construção e o desenvolvimento teórico da Psicologia Analítica. 

Teoria Psicanalítica 

Transmitir os principais conceitos da teoria psicanalítica freudiana, estabelecendo elementos fundamentais dos processos da mente, necessários para o conhecimento do campo psíquico.

Teoria do desenvolvimento infantil:

Estudar as concepções de Jung e dos pós-junguianos acerca do desenvolvimento da personalidade. Entender como se dá a diferenciação consciente-inconsciente e a formação do Ego nesta abordagem, assim como papel da relação parental na identidade pessoal.

Tipos Psicológicos:
Estudar o modelo dos Tipos Psicológicos, elaborado por C.G.Jung.
Esclarecer o seu fundamento, a complexidade de sua estruturação e as suas aplicações práticas.

 

2º Módulo - Símbolos - Sonhos - Alquimia

Símbolos

Leitura simbólica, Psique e Imagem.
Símbolos da transformação

Alquimia

Discutir como e porquê Jung se interessou pela alquimia; comparar e contrastar a alquimia com o processo de individuação; mostrar os principais temas presentes no processo alquímico, as 4 fases do processo alquímico: fundamentando a análise na união e separação dos opostos.

Sonhos

Os sonhos na visão da Psicologia Arquetípica de Carl Gustav Jung – A linguagem do inconsciente, sua estrutura e dinâmica.
O significado dos símbolos que surgem nos sonhos sob o ponto de vista da Psicologia Analítica. Os sonhos e símbolos na perspectiva da psique individual e da psique coletiva.

 

3º Módulo - Mitologia - Contos de Fadas

Mitologia

Os mitos, durante toda a história da humanidade, foram expressões utilizadas por todos os povos para explicar os mistérios da vida.                                                                                 

Jung ([1928], C.W. 8/2, §325), afirma: “os mitos dos povos são os verdadeiros expoentes de projeção do inconsciente coletivo”, e o seu conteúdo essencial é de natureza arquetípica.
Levar os alunos a perceberem a ponte que liga o mito à terapia junguiana, que é a possibilidade de compreender o movimento da psique; nesse sentido, os mitos são manifestações psíquicas que representam a essência da alma e, como referências nos ajudam a tentar conhecer o mistério da natureza humana.

Contos de fadas

Segundo Marie-Louise Von Franz, os contos de fadas são a expressão mais pura e mais simples dos processos psíquicos do inconsciente coletivo, e o seu valor é sobejamente superior a qualquer outro material para a investigação cientifica do inconsciente.
Sendo assim, as imagens arquetípicas fornecem as melhores pistas para compreensão destes processos.  
Desenvolver a percepção dos alunos, elucidando a importância do estudo dos Contos de Fadas, pois eles revelam padrões que coordenam o comportamento, permitindo ampliar a margem de consciência. O que significa dizer que os contos de fada corroboram largamente na ampliação da consciência e nos padrões comportamentais.

4º Módulo - Religião - Jung e o Corpo Técnicas expressivas na Psicologia Analítica 

Religião

O estudo da psicologia da religião pretende investigar o fenômeno religioso a partir de sua motivação, sua percepção e seus efeitos na psique humana, tanto de indivíduos quanto de grupos específicos. Investigaremos a visão de Jung sobre a religião, sua importância no processo de individuação e as diferenças entre a psicologia da religião oriental e ocidental.

Jung e o Corpo

Técnicas de Abordagem Corporal, Integração fisio-psíquica e Vivência Corporal.

Técnicas expressivas na Psicologia Analítica

A arte e suas linguagens expressivas na formação e atuação profissional nos contextos clínico, educacional, educação não-formal, organizacional. O processo criativo e suas implicações. A arte como suporte e solução de diferentes tipos de dificuldades: psicomotora, cognitiva, de comunicação, relações sociais e conflitos emocionais. Diagnóstico e intervenção por meio da arte. Doenças psicossomáticas e a arte.

 

5º Módulo - Psicopatologia - Psicofarmacologia – Neurociências

Psicopatologia/Psicofarmacologia/Neurociências

Compreender a psicopatologia na psicanálise e na Psicologia Analítica de Jung e sua expressão simbólica e arquetípica. 
Entender o processo de adoecimento, a partir da expressão dos sintomas, seu desenrolar e a cura da alma.
Problematizar a perspectiva biológica do sintoma e os psicofármacos como cura exclusiva.

Supervisão

Avaliar, analisar e acompanhar o trabalho desenvolvido pelo aluno em seus atendimentos

TCC

Orientação para projetos de Monografia ou artigo científico
Produção de relatos científicos: monografia, artigo e ensaio. 
Orientação de trabalhos de conclusão de curso. TCC

 

Confira alguns dos Professores convidados:

Profª Léa Amato
Analista Junguiana pela Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica SBPA.

Especialista em Cinesiologia Psicológica.
Supervisora de atendimento clínico. Coordenadora do Núcleo de Psicologia Arquetípica (NUPARQ) da SBPA.
Coordenadora de grupo de estudos Jung e Hillman (desde 2015).
Professora do curso de Formação e de cursos abertos da SBPA.

Prof. Rangel  Fabrete

Psicólogo, especialista em Psicologia Analítica pela UNICID.
Professor e coordenador do curso extensivo “Introdução e prática na teoria de Carl Gustav Jung”, pela Associação  Verde Vida Saúde, ministrado no Ambulatório de Doenças Neuromusculares da UNIFESP.
Professor da pós-graduação em Psicoterapia Junguiana/ UNIP.

Profª Mestra Leda Seixas
Psicóloga, mestre em psicologia clínica, especialista em psicoterapia junguiana pela PUC, doutoranda em ciência da religião.

Editora da Revista Hermes e especialista em Integração fisiopsiquica.

Profª Drª. Cátia Rodrigues –
CRP 60818/09

Psicóloga, mestra e doutora em Ciências da Religião (Psicologia Social da Religião/Campo Simbólico) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Saúde Mental.

Prof. Dr. Felipe de Souza Psicólogo CRP: 04/25443

Psicólogo, Mestre e doutor pela Universidade Federal de Juiz de Fora , com tese sobre C. G. Jung. Autor do livro Desvendando o Livro Vermelho de Jung.

Profª Mestra Maria Elci Spaccaquerche Psicóloga – CRP 56906

Com os Títulos de Especialista nas áreas de Educação e Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia e Mestre em Psicologia Social pela PUC-SP.

Profª. Simone de Paula
Especialista em semiótica-psicanalítica.

Profª. Drª. Ana Maria Galrão Rios CRP 06-10647

Doutora e Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008), na área de Estudos Junguianos.

Profª. Fabiana Kurbhi CRP
06/65302
Psicóloga, bacharel e licenciada em psicologia e filosofia pela PUC-SP.

Aprimoramento profissional em Psicologia Hospitalar pelo Hospital-Maternidade Leonor Mendes de Barros. Pós-graduada em Psicologia Analítica pela UniSãopaulo/UNICID.
Especialização modalidade extensão em Neuropsicologia Aplicada a Neurologia Infantil pela UNICAMP.

Profª. Mestra Claudia Morelli Gadotti 
Psicóloga - Membro analista da SBPA ( Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica) filiada á IAAP, Mestre pela Pacifica Graduate Institute , ( CA, EUA)
Coordenadora de grupos de estudos de Psicologia Analítica e Psicologia Arquetípica, 
Professora e membro do corpo de supervisores do curso de formação de analistas da SBPA. 
Co-Autora do livro " Interfaces: ensaios sobre o feminino ". 
Autora de diversos artigos publicados na Revista Junguiana ( SBPA) e Cadernos Junguianos ( AJB).

Profª Mestra Márcia Loureiro Baptista
Mestra em psicologia Clínica no Núcleo de Estudos Junguianos da PUC-SP.

Já atuou como:
Professora convidada da Pós-Graduação do curso de Psicopedagogia Institucional da Faculdade Estácio de Sá. E coordenadora de grupo de estudos e supervisão com a analista e membro da SBPA Lea Amato.

Profª. Drª. Teresa Nasi
Psicóloga Clínica pela PUC-SP , mestrado no Núcleo de Estudos Junguiano pela PUC-SP , especialista em Jung e  Corpo e Cinesiologia Psicológica pelo Instituto Sedes Sapientiae de São Paulo.

Somos apaixonados pela abordagem Junguiana, por isso reunimos profissionais altamente qualificados de diferentes instituições em um só lugar com objetivo de oferecer um curso de especialização completo.

Prof Charles Alberto Rezende
Piscólogo clínico de adolescentes e adultos.
Mestrando em projetos educacionais de ciências na USP
Especialista em Psicologia Analítica e em arteterapia. Pesquisador dos sonhos e da imaginação a mais de 25 anos.
Criador e mantenedor dos sites “Em busca de sentido” [www.apsiqueeomundo.blogspot.com] e “Ponto de Vista Psicológico” [www.pontodevistapsicologico.blogspot.com], páginas de divulgação científica da psicologia analítica e de análise contemporânea 

Profª. Drª. Marcia Tabone
Psicóloga e supervisora Clínica de profissionais e orientaçao de pesquisas academicas.
Autora do livro: 
Psicologia Transpessoal–introdução á nova visão da consciência em Psicologia e Educação - Cultrix, São Paulo, 1987.
Pioneira na introdução da Psicologia Transpessoal no Brasil. Autora da primeira dissertação de mestrado sobre o assunto; defendida, na PUC SP, em 1987. Colaborou na expansão do pensamento Junguiano selecioando e revisando obras de renoamdos autores, nacionais e internacionais para publicação no Brasil.


Coordenação:

Felipe Luis Melo de Souza

Graduado em Psicologia, Mestre em Letras, Doutor em Ciência da Religião e Pós-Doutorado em Psicobiologia
Autor do Livro “Desvendando o Livro Vermelho de Jung”.


Duração: 30 meses

Carga Horária: Total 440 horas. Sendo 360 horas com profissional em sala de aula. 80 horas supervisão não inclusa na mensalidade..

Veja nossos Diferenciais Exclusivos:

Plantão de dúvidas por módulo

Supervisão em todos os módulos ( exceto teoria psicanalítica )
Análise de casos clínicos

Reposição de aulas em caso de ausência ( Veja condições no Instituto )


O melhor valor custo benefício do segmento


Acesso a Webinar com tema atualizados

Certificação:

O Curso de Pós-Graduação em Psicologia Analítica do  Instituto Freedom em parceria  com a Favi Faculdade Vicentina está de acordo com a Resolução CNE/CES 01/2007 do Conselho Nacional da Educação.

 

 

Novas turmas com vagas Limitadas!

Local: Instituto Freedom São Paulo
Rua Luis Góis 1205 1º andar
Vila Mariana (Perto do metrô Santa Cruz)

 


Início 11 Agosto 2018

1 Final de semana por mês.
Horário:
Sábado   das 09:00 ás 18:00
Domingo das 09:00 ás 13:00

 

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