• Área do aluno
  • Entre em contato conosco:

    (11) 2275-6424 / 5594-2821 | (11) 96312-0706

Pós-Graduação Latu Sensu em Psicologia Analítica


Curso de especialização para formação profissional, para aqueles que já atuam ou desejam atuar na área de Psicologia, Psicoterapia ou Analise humana, bem como colaborar no aprendizado do entendimento do ser humano, a busca da compreensão de si mesmo fazendo um mergulho no seu autoconhecimento através da obra de Carl Gustav Jung.


 

Consulte Condição de Pagamento
Fechar

Conteúdo bloco condicao-de-pagamento.

 

 

 

O curso de Pós-Graduação em Psicologia Analítica Latu Sensu do Instituto Freedom em Parceria com a FAVI (Faculdade Vicentina) está de acordo com a Resolução CNE/CES 01/2007 do Conselho Nacional da Educação.

A Psicologia Analítica e seu criador Carl Gustav Jung tem alcançado grande repercussão no panorama cientifico cultural contemporâneo, sendo Jung considerado um dos mais importantes teóricos dentro da psicologia e psiquiatria no século XX.

Jung é precursor de uma nova visão de ciência que engloba a perspectiva subjetiva, ou seja, não exclui as experiências interiores, ou intrapsíquicas, a equação pessoal do pesquisador, com todas as influências dos símbolos, do inconsciente pessoal e coletivo.

É notável a crescente inserção do pensamento Junguiano não apenas na psicoterapia, como também em temas relacionados à cultura, às artes, à educação, à religião e à espiritualidade.

A sua obra não só sobreviveu ao teste do tempo como cresceu e se desenvolveu com a ampliação do paradigma de uma ciência positivista.
E mesmo com todo esse crescimento da teoria junguiana e a procura pela assimilação da Psicologia Analítica, a maioria dos cursos superiores não possuem esse rico conteúdo em suas grades curriculares.

Portanto a Pós-Graduação em Psicologia Analítica Latu Senso do Instituto Freedom em parceria com a FAVI além do intuito de dar subsídios teóricos e práticos fundamentados nos pressupostos Junguianos e assim ampliar a pesquisa desta área, atende a necessidade de um estudo sistemático e consistente para formar profissionais capacitados para poder assimilar esse conhecimento e aplica-lo profissionalmente, com embasamento teórico, epistemológico e metodológico.  

O curso tem como princípio ensinar a obra de Carl Gustav Jung, os pensamentos e a metodologia Junguiana, utilizando como linha de raciocínio o pensamento do coletivo e a visão sistêmica.

Estudar a sua obra é adquirir uma ferramenta dentro da ciência da Psicologia e da ciência do comportamento humano.

Jung propôs e desenvolveu os conceitos da personalidade extrovertida e introvertida, arquétipos e o inconsciente coletivo.  

Vamos estudar a interpretação dos sonhos segundo a linha Junguiana, baseado em todo conhecimento de Freud que também é agregado ao curso.

Interpretação de contos de fada dentro do processo de individuação do ser, alquimia na psicologia e todo processo do sujeito na sua busca de individuação.
Utilizando como metáfora a jornada do herói.

O conceito central da psicologia Analítica Junguiana é a individuação - o processo psicológico de integração dos opostos, incluindo o consciente com o inconsciente, mantendo a sua autonomia relativa.

Jung criou alguns dos melhores conceitos psicológicos entre eles, o arquétipo, o inconsciente coletivo, o complexo, a sincronicidade e anima e animus ajudando a entender o sexo oposto, melhorando relacionamentos afetivos.

A linha de pensamento da Psicologia Analítica Junguiana é auxiliada pelos instrumentos “Sintomas, sonhos, eventos sincrônicos e a Arte “.

Tem como princípio, análise de mitos, Contos de fada, expressões artísticas e do sujeito dentro da vida dele em contato com a realidade e o estudo da compreensão dos sonhos.

Colaborando com a compreensão na formação da estrutura da personalidade do comportamento das pessoas, é uma excelente ferramenta para aqueles que querem atuar no atendimento, na contribuição do desenvolvimento humano.

Muito mais que uma profissão gratificante, quem vai ajudar os outros a resolver dificuldades e problemas das mais diversas ordens, tem que percorrer o seu próprio caminho antes.

Desafie o seu ego a se comprometer com seu processo de individuação.

Ministrado por vários profissionais apaixonados e comprometidos na obra de Carl Gustav Jung, com grande experiência clínica e didática.

O Instituto Freedom te proporciona essa jornada

  

OBJETIVO:

Estudar e pesquisar, a obra de Jung e seus pressupostos epistemológicos, e estabelecer aplicações práticas desses conhecimentos.

Fundamentar e dar suporte para os pesquisadores e profissionais, incentivar e motivar a pesquisa na área da Psicologia Analítica num ambiente acadêmico.

Oferecer e desenvolver a capacidade de compreensão dos fenômenos psíquicos dentro de uma visão e interpretação simbólica.

Fornecer conceitos para formar profissionais qualificados para atender na abordagem Junguiana em clínicas, aconselhamentos, área de educação, e na análise de fenômenos culturais e sociais.

Bem como na ampliação do autoconhecimento auxiliando o indivíduo no seu processo de individuação.

Estudar e refletir sobre as contribuições da obra de Jung, e sua aplicabilidade na clínica, na saúde, educação, ambiente organizacional e no processo de individuação

Colaborar com aqueles que tem o princípio de ajudar e aprender no processo psicoterápico, e que desejam apenas ter um entendimento melhor daquilo que são.

Suprir a demanda de um conhecimento mais profundo sobre a Psicoterapia Junguiana na formação profissional, transmitir esse conhecimento de forma acessível proporcionando novos profissionais qualificados, beneficiando muitas pessoas.

Transmitir o conhecimento da Psicologia Analítica aos profissionais da área da saúde e aqueles que desejam uma carreira na abordagem Junguiana.

Qualificar profissionais com a vasta contribuição que Jung deixou sobre a vida inconsciente.

 

PÚBLICO ALVO:

Profissionais de todas as áreas e pessoas interessadas na compreensão e estudo da Psicologia Analítica Junguiana.

Interessados no aprimoramento profissional a partir do estudo dos conceitos da Abordagem Junguiana.

Que desejam dar um salto qualitativo, integrando na sua formação e especialização os conceitos Junguianos para aplicar esse conhecimento na sua realidade profissional e pessoal.

PRÉ REQUISITOS:

Graduados, com curso reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação.



METODOLOGIA:

Aulas com recursos audiovisuais expositivas e interativas

Material didático digital, elaborados por uma experiente equipe de Facilitadores.

Leituras e compreensão dos textos através de analise em grupos e individual

Narrativas textuais e pequenos fragmentos fílmicos, sempre voltados para o tema relevante da aula.

Atividades práticas com artes acompanhadas de reflexões teóricas.

Apresentação de casos clínicos nas diferentes faixas etárias nas áreas de educação, saúde e social.

Sugestão de bibliografia para pesquisa e enriquecimento científico.



COORDENAÇÃO:

Felipe Luis Melo de Souza

Graduado em Psicologia, Mestre em Letras, Doutor em Ciência da Religião e Pós-Doutorado em Psicobiologia
Autor do Livro “Desvendando o Livro Vermelho de Jung”

 

 

 

 

1º Módulo - Fundamentos da Psicologia Analítica - Teoria Psicanalítica  e Tipos psicológicos

Fundamentos da Psicologia Analítica

Apresentar a vida e obra de Jung, destacando os principais momentos que influenciaram o desenvolvimento de sua teoria.
Estudar os conceitos que estruturam a construção e o desenvolvimento teórico da Psicologia Analítica. 
Teoria Psicanalítica 
Transmitir os principais conceitos da teoria psicanalítica freudiana, estabelecendo elementos fundamentais dos processos da mente, necessários para o conhecimento do campo psíquico.
Tipos Psicológicos
Estudar o modelo dos Tipos Psicológicos, elaborado por C.G.Jung.
Esclarecer o seu fundamento, a complexidade de sua estruturação e as suas aplicações práticas.

 

2º Módulo - Alquimia - Sonhos e seus Símbolos

Alquimia

Discutir como e porquê Jung se interessou pela alquimia; comparar e contrastar a alquimia com o processo de individuação; mostrar os principais temas presentes no processo alquímico, as 4 fases do processo alquímico:

fundamentando a análise na união e separação dos opostos.

Sonhos

Os sonhos na visão da Psicologia Arquetípica de Carl Gustav Jung – A linguagem do inconsciente, sua estrutura e dinâmica.
O significado dos símbolos que surgem nos sonhos sob o ponto de vista da Psicologia Analítica. Os sonhos e símbolos na perspectiva da psique individual e da psique coletiva.

 

3º Módulo - Mitologia - Contos de Fadas

Mitologia

Os mitos, durante toda a história da humanidade, foram expressões utilizadas por todos os povos para explicar os mistérios da vida.                                                                                 

Jung ([1928], C.W. 8/2, §325), afirma: “os mitos dos povos são os verdadeiros expoentes de projeção do inconsciente coletivo”, e o seu conteúdo essencial é de natureza arquetípica.
Levar os alunos a perceberem a ponte que liga o mito à terapia junguiana, que é a possibilidade de compreender o movimento da psique; nesse sentido, os mitos são manifestações psíquicas que representam a essência da alma e, como referências nos ajudam a tentar conhecer o mistério da natureza humana.

Contos de fadas

Segundo Marie-Louise Von Franz, os contos de fadas são a expressão mais pura e mais simples dos processos psíquicos do inconsciente coletivo, e o seu valor é sobejamente superior a qualquer outro material para a investigação cientifica do inconsciente.
Sendo assim, as imagens arquetípicas fornecem as melhores pistas para compreensão destes processos.  
Desenvolver a percepção dos alunos, elucidando a importância do estudo dos Contos de Fadas, pois eles revelam padrões que coordenam o comportamento, permitindo ampliar a margem de consciência. O que significa dizer que os contos de fada corroboram largamente na ampliação da consciência e nos padrões comportamentais.

 

4º Módulo - Religião - Técnicas expressivas na Psicologia Analítica 

Religião

O estudo da psicologia da religião pretende investigar o fenômeno religioso a partir de sua motivação, sua percepção e seus efeitos na psique humana, tanto de indivíduos quanto de grupos específicos. Investigaremos a visão de Jung sobre a religião, sua importância no processo de individuação e as diferenças entre a psicologia da religião oriental e ocidental.

Técnicas expressivas na Psicologia Analítica


A arte e suas linguagens expressivas na formação e atuação profissional nos contextos clínico, educacional, educação não-formal, organizacional. O processo criativo e suas implicações. A arte como suporte e solução de diferentes tipos de dificuldades: psicomotora, cognitiva, de comunicação, relações sociais e conflitos emocionais. Diagnóstico e intervenção por meio da arte. Doenças psicossomáticas e a arte.

 

5º Módulo - Psicopatologia/Psicofarmacologia/Neurociências, Supervisão de estágio e Orientação para projetos de Monografia

Psicopatologia/Psicofarmacologia/Neurociências

Compreender a psicopatologia na psicanálise e na Psicologia Analítica de Jung e sua expressão simbólica e arquetípica. 
Entender o processo de adoecimento, a partir da expressão dos sintomas, seu desenrolar e a cura da alma.
Problematizar a perspectiva biológica do sintoma e os psicofármacos como cura exclusiva.

Supervisão de Estágio Carga Horária

Avaliar, analisar e acompanhar o trabalho desenvolvido pelo aluno em seus estágios. No início da atividade clínica, um momento de aprendizado, de articulação entre a teoria estudada e a prática vivenciada. Proporcionando um ambiente suficientemente bom para o aprendizado.Colaborando em manejar as angústias, os sofrimentos e as relações entre os estagiários com seus pacientes.

 

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC):

Orientação para projetos de Monografia ou artigo científico
Produção de relatos científicos: monografia, artigo e ensaio.
Orientação de trabalhos de conclusão de curso.



Corpo Docente:

Prof. Psicóloga Mestra Maria do Socorro Miranda Prado CRP 06/128610
Psicóloga Clínica, Mestra em  Psicologia Clínica  pelo Núcleo de Estudos Junguianos PUC – São Paulo

Pós-Graduada em Psicoterapia Junguiana, pelo Instituto Junguiano na Bahia 
Membra da – IJBA -  Instituto Junguiano da Bahia

 

Prof. Drª. Marcia Tabone
Psicóloga – CRP 06/6384

Doutorado: Psicologia Clínica - PUC//SP, 2002
Mestrado: Psicologia Clínica - PUC S/P, 1987

Prof. Drª. Cátia Rodrigues – CRP 60818/09
Psicóloga, mestra e doutora em Ciências da Religião (Psicologia Social da Religião/Campo Simbólico) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Saúde Mental

Prof. Dr. Felipe de Souza Psicólogo CRP: 04/25443
Psicólogo, Mestre e doutor pela Universidade Federal de Juiz de Fora , com tese sobre C. G. Jung. Autor do livro Desvendando o Livro Vermelho de Jung.

Profª Mestra Maria Elci Spaccaquerche Psicóloga – CRP 56906

Com os Títulos de Especialista nas áreas de Educação e Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia e Mestre em Psicologia Social pela PUC-SP.

Profª. Mestra  Fabíola Maria Gaspar - Psicóloga, CRP 06/35684-8
Especialista em Psicologia Analítica
Coordenadora do curso de Pós Graduação em Arteterapia de São Paulo, pela NAPE, Favi ( Faculdade Vicentina ) e Instituto Freedom.
Arteterapeuta; especialista em Psicossomática

 

Profª. Hellen Reis Mourão

Terapeuta na Abordagem Junguiana a mais de 10 anos
Especialista em psicologia Analítica e Contos de Fadas

Profª. Simone de Paula

Especialista em semiótica-psicanalítica pela cogeae- pucsp
Bacharel em Comunicação Social pela FAAP
Psicanalista formada pela Sociedade Brasileira de Psicanálise Integrativa

Profª. Dr. Ana Maria Galrão Rios CRP 06-10647

Doutora e Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008), na área de Estudos Junguianos. 

Profª Claudia Morelli Gadotti

Analista Junguiana e membra colaboradora da comissão de ensino da formação de analistas da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica.
Especialização em Curso de formação de Analistas. Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica, SBPA, Brasil. 
Mestrado em Jungian and Archetypal Psychology. 
Pacifica Graduate Institute, PACIFICA, Estados Unidos. 

 

CERTIFICAÇÃO:

O Curso de Pós-Graduação em Psicologia Analítica do  Instituto Freedom em parceria  com a Favi Faculdade Vicentina está de acordo com a Resolução CNE/CES 01/2007 do Conselho Nacional da Educação.

Certificado de especialista, é emitido pela Faculdade Vicentina e Instituto Freedom a todos os alunos com 75% de Frequência, entrega do Trabalho de conclusão de curso e o cumprimento das horas de estágio Clínico

 

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO:


440 horas
360 horas em sala de aula com profissional qualificado incluindo teoria, vivencia, práticas, supervisão de estágio e orientação para projetos de Monografia ou artigo científico.

Fora de sala de aula: 80 horas de estágio ou supervisão.

OBS: Por motivos de cronogramas de professores, o Instituto Freedom se reserva no direito de alterar a programação sem aviso prévio.

 

 

Início:

24 Fevereiro 2018
Aula aos finais de semana (Um final de semana por mês)
Sábados das 09:00 ás 18:00 e domingos das 09:00 ás 13:00

01 Março de 2018
Aula semanal (Uma vez por semana, nas quintas-ferias)
Horário: 19:30 ás 22:30



* turma sujeito a quórum minimo de 20 alunos, caso não seja preenchida a turma o aluno tem direito a escolher uma das opções abaixo:

Devolução do valor integral da matrícula;
Trocar para outra turma;
Aguardar uma próxima turma.

As aulas presenciais acontecem na sede do Instituto Freedom:  

Rua Luis Góis, nº 1205 - 1º andar em São Paulo, Vila Mariana (Próximo ao metrô Santa Cruz).

 

avaliação do curso

compartilhe o curso

 
Fechar