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Pós Graduação Lato Sensu Psicologia Analítica

O conhecimento da psicologia junguiana contribui para a atuação do profissional, seja em ambientes organizacionais, hospitalares, clínicos, educacionais, entre outros.


Uma imersão por todos os conceitos e estudos do renomado psiquiatra suíço Carl Gustav Jung. 
A análise de sua obra, a compreensão da linguagem simbólica com estudos de casos e supervisão clínica.


Conduzido por Analistas Junguianos IJUSP/SBPA filiados a IAAP e doutores em Psicologia Clínica (USP/PUC).

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Início: 21 de março de 2020    
Um Final de semana por mês
Sábado: 9h00 às 18h00 e Domingo: 9h00 às 13h00.

Jung é considerado um dos mais importantes teóricos dentro da psicologia e psiquiatria no século XX.
A sua obra não só sobreviveu ao tempo como cresceu e se desenvolveu com a ampliação do paradigma de ciência.

É notável a crescente inserção do pensamento junguiano na atualidade no que diz respeito à psicoterapia e a temas relacionados às artes, à educação, à religião e à espiritualidade.

Nosso curso é respaldado por profissionais de grande expressão acadêmica e clínica e cobre uma lacuna deixada por grande parte cursos de especialização existentes, ao oferecer um curso consistente e com subsídios teóricos, epistemológicos e metodológicos de fundamentação arquetípico-simbólica, necessários à compreensão da realidade na perspectiva junguiana.

Adquira  uma excelente ferramenta no sentido de abordar a psique e o ser humano em sua totalidade. Compreenda os aspectos conscientes e inconscientes da psique.

Compreenda de maneira didática e aprofundada a teoria junguiana.

Amplie seus conhecimentos e sua atuação profissional , fazendo uma imersão na teoria de Carl Gustav Jung, com o estudo de sua obra,  análises e

estudos de casos clínicos e supervisão clínica.

O curso de Pós Graduação em Psicologia Analítica Lato Sensu do Instituto Freedom, em Parceria com a FAVI ( Faculdade Vicentina ), é reconhecido pelo MEC e está de acordo com a Resolução CNE/CES 01/2007 do Conselho Nacional da Educação.

Mais do que um ambiente acadêmico para sua especialização, nos preocupamos em acolher o aluno em sua jornada de estudos e ampliação da consciência.

OBJETIVO ESPECÍFICO PARA GRADUADOS EM PSICOLOGIA OU MEDICINA:

Formar profissionais da área da saúde mental na qualificação para intervir nas áreas clínica, institucional, organizacional, educacional, hospitalar e social dentro de da abordagem teórica Junguiana na visão do homem.

Dar suporte teórico-prático aos profissionais da área da saúde dentro da perspectiva junguiana.

Formar profissionais que tenham as habilidades teórica e prática na compreensão e na atuação profissional frente aos fenômenos da psique, em sua totalidade, nas diversas áreas de atuação.

  

OBJETIVO GERAL PARA GRADUADOS EM OUTRAS ÁREAS:

Estudar e se aprofundar na teoria junguiana.

Ampliar as competências profissionais, ampliar o autoconhecimento.

Desenvolver a capacidade dialética empática no vínculo terapêutico, na relação profissional e nas relações interpessoais.

Oferecer e desenvolver a capacidade de compreensão da totalidade dos fenômenos psíquicos dentro de uma visão e interpretação simbólica Junguiana.

O atendimento clínico é exclusivo para profissionais com graduação em psicologia ou medicina.

 

PÚBLICO-ALVO:

Graduados em qualquer área com certificado reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação, cujo programa restringe-se a formação teórica.

Graduados em medicina, psicologia ou graduandos de 5º ano de Psicologia, com certificado de curso reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação, cujo programa se estende a discussão de casos clínicos e supervisão da prática clínico-institucional.


METODOLOGIA:

Aulas com recursos audiovisuais expositivas e interativas

Material didático digital, elaborados por uma experiente Comissão de Ensino.

Leituras e compreensão dos textos através de analise em grupos.

Narrativas textuais e pequenos fragmentos fílmicos, sempre voltados para o tema relevante da aula.

Atividades práticas com artes acompanhadas de reflexões teóricas.

Apresentação de casos clínicos nas diferentes faixas etárias nas áreas de educação, saúde e social.

Sugestão de bibliografia para pesquisa e enriquecimento científico.



VEJA NOSSOS DIFERENCIAIS EXCLUSIVOS:

Supervisão em todos os módulos ( exceto teoria psicanalítica )
Análise de casos clínicos

O melhor valor custo benefício do segmento
Acesso a Webinar com tema atualizados

  

1º Módulo - Fundamentos da Psicologia Analítica - Teoria Psicanalítica - Teoria do desenvolvimento infantil e Tipos psicológicos

Fundamentos da Psicologia Analítica

Apresentar a vida e obra de Jung, destacando os principais momentos que influenciaram o desenvolvimento de sua teoria.
Estudar os conceitos que estruturam a construção e o desenvolvimento teórico da Psicologia Analítica. 

Teoria Psicanalítica 

Transmitir os principais conceitos da teoria psicanalítica freudiana, estabelecendo elementos fundamentais dos processos da mente, necessários para o conhecimento do campo psíquico.

Teoria do desenvolvimento infantil:

Estudar as concepções de Jung e dos pós-junguianos acerca do desenvolvimento da personalidade. Entender como se dá a diferenciação consciente-inconsciente e a formação do Ego nesta abordagem, assim como papel da relação parental na identidade pessoal.

Tipos Psicológicos:
Estudar o modelo dos Tipos Psicológicos, elaborado por C.G.Jung.
Esclarecer o seu fundamento, a complexidade de sua estruturação e as suas aplicações práticas.

 

2º Módulo - Símbolos - Sonhos - Alquimia

Símbolos

Leitura simbólica, Psique e Imagem.
Símbolos da transformação

Alquimia

Discutir como e porquê Jung se interessou pela alquimia; comparar e contrastar a alquimia com o processo de individuação; mostrar os principais temas presentes no processo alquímico, as 4 fases do processo alquímico: fundamentando a análise na união e separação dos opostos.

Sonhos

Os sonhos na visão da Psicologia Arquetípica de Carl Gustav Jung – A linguagem do inconsciente, sua estrutura e dinâmica.
O significado dos símbolos que surgem nos sonhos sob o ponto de vista da Psicologia Analítica. Os sonhos e símbolos na perspectiva da psique individual e da psique coletiva.

 

3º Módulo - Mitologia - Contos de Fadas

Mitologia

Os mitos, durante toda a história da humanidade, foram expressões utilizadas por todos os povos para explicar os mistérios da vida.                                                                                 

Jung ([1928], C.W. 8/2, §325), afirma: “os mitos dos povos são os verdadeiros expoentes de projeção do inconsciente coletivo”, e o seu conteúdo essencial é de natureza arquetípica.
Levar os alunos a perceberem a ponte que liga o mito à terapia junguiana, que é a possibilidade de compreender o movimento da psique; nesse sentido, os mitos são manifestações psíquicas que representam a essência da alma e, como referências nos ajudam a tentar conhecer o mistério da natureza humana.

Contos de fadas

Segundo Marie-Louise Von Franz, os contos de fadas são a expressão mais pura e mais simples dos processos psíquicos do inconsciente coletivo, e o seu valor é sobejamente superior a qualquer outro material para a investigação cientifica do inconsciente.
Sendo assim, as imagens arquetípicas fornecem as melhores pistas para compreensão destes processos.  
Desenvolver a percepção dos alunos, elucidando a importância do estudo dos Contos de Fadas, pois eles revelam padrões que coordenam o comportamento, permitindo ampliar a margem de consciência. O que significa dizer que os contos de fada corroboram largamente na ampliação da consciência e nos padrões comportamentais.

4º Módulo - Religião - Jung e o Corpo Técnicas expressivas na Psicologia Analítica 

Religião

O estudo da psicologia da religião pretende investigar o fenômeno religioso a partir de sua motivação, sua percepção e seus efeitos na psique humana, tanto de indivíduos quanto de grupos específicos. Investigaremos a visão de Jung sobre a religião, sua importância no processo de individuação e as diferenças entre a psicologia da religião oriental e ocidental.

Jung e o Corpo

Técnicas de Abordagem Corporal, Integração fisio-psíquica e Vivência Corporal.

Técnicas expressivas na Psicologia Analítica

A arte e suas linguagens expressivas na formação e atuação profissional nos contextos clínico, educacional, educação não-formal, organizacional. O processo criativo e suas implicações. A arte como suporte e solução de diferentes tipos de dificuldades: psicomotora, cognitiva, de comunicação, relações sociais e conflitos emocionais. Diagnóstico e intervenção por meio da arte. Doenças psicossomáticas e a arte.

 

5º Módulo - Psicopatologia - Psicofarmacologia – Neurociências

Psicopatologia/Psicofarmacologia/Neurociências

Compreender a psicopatologia na psicanálise e na Psicologia Analítica de Jung e sua expressão simbólica e arquetípica. 
Entender o processo de adoecimento, a partir da expressão dos sintomas, seu desenrolar e a cura da alma.
Problematizar a perspectiva biológica do sintoma e os psicofármacos como cura exclusiva.

Supervisão

Avaliar, analisar e acompanhar o trabalho desenvolvido pelo aluno em seus atendimentos

TCC

Orientação para projetos de Monografia ou artigo científico
Produção de relatos científicos: monografia, artigo e ensaio. 
Orientação de trabalhos de conclusão de curso. TCC

 

Confira alguns dos Professores convidados:

Profª Léa Amato
Analista Junguiana pela Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica SBPA.

Especialista em Cinesiologia Psicológica.
Supervisora de atendimento clínico. Coordenadora do Núcleo de Psicologia Arquetípica (NUPARQ) da SBPA.
Coordenadora de grupo de estudos Jung e Hillman (desde 2015).
Professora do curso de Formação e de cursos abertos da SBPA.

Prof. Rangel  Fabrete

Psicólogo, especialista em Psicologia Analítica pela UNICID.
Professor e coordenador do curso extensivo “Introdução e prática na teoria de Carl Gustav Jung”, pela Associação  Verde Vida Saúde, ministrado no Ambulatório de Doenças Neuromusculares da UNIFESP.
Professor da pós-graduação em Psicoterapia Junguiana/ UNIP.

Profª Mestra Maria Elci Spaccaquerche Psicóloga – CRP 56906

Com os Títulos de Especialista nas áreas de Educação e Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia e Mestre em Psicologia Social pela PUC-SP.

Profª. Simone de Paula
Especialista em semiótica-psicanalítica.

Profª. Drª. Ana Maria Galrão Rios CRP 06-10647

Doutora e Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008), na área de Estudos Junguianos.

Profª. Mestra Claudia Morelli Gadotti 
Psicóloga - Membro analista da SBPA ( Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica) filiada á IAAP, Mestre pela Pacifica Graduate Institute , ( CA, EUA)
Coordenadora de grupos de estudos de Psicologia Analítica e Psicologia Arquetípica, 
Professora e membro do corpo de supervisores do curso de formação de analistas da SBPA. 
Co-Autora do livro " Interfaces: ensaios sobre o feminino ". 
Autora de diversos artigos publicados na Revista Junguiana ( SBPA) e Cadernos Junguianos ( AJB).

Profª Mestra Márcia Loureiro Baptista
Mestra em psicologia Clínica no Núcleo de Estudos Junguianos da PUC-SP.

Já atuou como:
Professora convidada da Pós-Graduação do curso de Psicopedagogia Institucional da Faculdade Estácio de Sá. E coordenadora de grupo de estudos e supervisão com a analista e membro da SBPA Lea Amato.

Profª Mestra Adriana M. Leopold
Psicóloga e Arteterapeuta.
Especialista em Arteterapia, Mestre em Psicologia do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP, onde estudou a questão do envelhecimento feminino na perspectiva junguiana. 

Profª Mestra Rosângela Ascenção Dias de Souza Figaro
Psicóloga com atuação clínica desde 1988, atendendo crianças, adultos, casais e famílias.
Mestrado em Psicologia Clinica (Núcleo de Psicossomática e Psicologia Hospitalar-PUC/SP).
Especialização em Abordagem Junguiana coligada às técnicas corporais SP
Especialista em Rorschach pela Associação Brasileira de Rorschach.

Profª. Drª. Paula Perrone
Mestre e Doutora pelo Instituto de Psicologia da USP
Analista junguiana, membro do Instituto Junguiano de São Paulo - IJUSP, da Associação Junguiana do  Brasil - AJB, e da International Association for Analytical Psychology 

Profª. Drº. Roberto Rosas Fernandes
Psicólogo, membro analista da SBPA, mestre e doutor em Ciências da Religião pela PUC-SP e pós-doutor em psicologia pela USP. É coordenador do Núcleo de Psicodinâmica Junguiana e Estudos Transdisciplinares da Clínica da SBPA e membro do Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana. É autor de A Psicologia Profunda no Novo Testamento (ed. Vetor), Narcisismo e Espiritualidade: o desenvolvimento da consciência pela elaboração simbólica (ed. Escuta) e Abismos Narcísicos: a psicodinâmica do amadurecimento e da individuação (ed. Appris).

Somos apaixonados pela abordagem Junguiana, por isso reunimos profissionais altamente qualificados de diferentes instituições em um só lugar com objetivo de oferecer um curso de especialização completo.

Comissão de Ensino: Profª Léa Amato e Profª Mestre Claudia Morelli Gadotti 

Duração: 30 meses

Carga Horária: Total 440 horas. Sendo 360 horas com profissional em sala de aula. 80 horas supervisão não inclusa na mensalidade..

Veja nossos Diferenciais Exclusivos:

Plantão de dúvidas por módulo

Supervisão em todos os módulos ( exceto teoria psicanalítica )
Análise de casos clínicos

Reposição de aulas em caso de ausência ( Veja condições no Instituto )


O melhor valor custo benefício do segmento


Acesso a Webinar com tema atualizados

Certificação:

O Curso de Pós-Graduação em Psicologia Analítica do  Instituto Freedom em parceria  com a Favi Faculdade Vicentina está de acordo com a Resolução CNE/CES 01/2007 do Conselho Nacional da Educação.

Turma com vagas Limitadas!

Local: Instituto Freedom São Paulo
Rua Luis Góis 1205 1º andar
Vila Mariana (Perto do metrô Santa Cruz)

 Início: 21 de março de 2020

Duração: 30 meses

1 Final de semana por mês.

Horário: 

Sábado: 09:00 às 18:00

Domingo: 09:00 às 13:00

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