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Psicologia Analítica Integrativa

Especialização em psicodinâmica Junguiana e abordagem transdisciplinares.


Este curso ministrado pelo Prof°Dr° Roberto Rosas Fernandes tem como objetivo promover o estudo da psicodinâmica na perspectiva da psicologia analítica, com base nos desenvolvimentos de Carl G. Jung, em diálogo com outras abordagens que levem em conta o processo do amadurecimento, como a psicanálise de Donald W. Winicott e a psicologia do self de Heinz Kohut. Não é possível ser terapeuta sem antes começar um trabalho de autoconhecimento, que envolve o tripé “análise pessoal”, “estudo formal” e “supervisões clínicas”.


Uma oportunidade única de conseguir uma boa síntese do estudo da psicoterapia e da psicodinâmica sem o qual a clínica psicológica fica bem mais dificil de evoluir.

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R$ 996,00 em 6x de R$ 166,00 no cartão
 
Início: 15 de Agosto de 2018
Carga Horária: 36 horas
Horário: 19:30 ás 21:30

Objetivos do Curso

Dando andamento a uma linha de elaboração da qual faz parte o pensador junguiano Mario Jacoby, serão integrados aos estudos de psicologia junguiana o pensamento de Heinz Kohut, da psicologia psicanalítica do self, e de Donald W. Winnicott, da psicanálise pós-freudiana. Assim, será observado o desenvolvimento do narcisismo por meio da integração das teorias sobre o processo de individuação, do amadurecimento e da restauração do self.

Essa visão transdisciplinar estará concentrada mais especificamente no vínculo analista-analisando e na subjetividade do indivíduo em análise, procurando investigar e propor enfoques ao sujeito da atualidade.

Será dada ênfase especial ao papel do analista como selfobjeto (conceito de H. Kohut), bem como aos mecanismos de idealização e de espelhamento na análise, estruturantes para a restauração do self.

Serão abordadas a teoria dos complexos, a análise dos sonhos e sua relevância ao estudo da psicodinâmica, além da importância de o analista entender e se aprofundar na elaboração simbólica.
Anima e animus, desenvolvimento da consciência, integração dos opostos, alteridade e individuação serão conceitos fundamentais a nosso estudo.

COM ESSES OBJETIVOS, HAVERÁ TRÊS TIPOS DE EXPERIÊNCIAS:

1) De estudos, nos quais serão examinados conceitos fundamentais da psicologia junguiana (como os de complexos, anima e animus, desenvolvimento da consciência, integração dos opostos, alteridade e individuação), articulados a conceitos das escolas citadas acima, sempre na perspectiva vincular da dupla analítica;

2) De estudos de casos e experiências do analista;

3) De supervisão clínica.


PARA QUEM É ESSE CURSO?

Este curso se destina a psicólogos, estudantes de psicologia e profissionais graduados de outras áreas que estejam interessados no estudo da psicodinâmica.


DiFERENCIAL E BENEFÍCIOS DO CURSO

Um curso atual que se propõe a uma abordagem transdisciplinar não é comum no meio junguiano, daí sua originalidade.
Uma chance de se atualizar num curso exclusivo nesses moldes na atualidade.

Ao final deste programa, o aluno terá mais intimidade com os processos psíquicos, tanto no sentido do autoconhecimento como em relação a seu trabalho clínico.

Para o profissional que busca se atualizar e ampliar seus conhecimentos, o estudo da psicodinâmica é fundamental para o exercício da prática clínica.

Entrar em contato com o mundo psíquico é revolucionário e, como diria Jung, o indivíduo começa a ter uma nova atitude em relação a sua vida interior, aproximando-se de seus símbolos e de suas questões mais profundas.

Não é possível ser terapeuta sem antes começar um trabalho de autoconhecimento, que envolve o tripé “análise pessoal”, “estudo formal” e “supervisões clínicas”.

Esse curso pretende propiciar a supervisão e o estudo de teorias, como a da individuação de C.G. Jung, do amadurecimento de D.W. Winnicott e do narcisismo de H. Kohut

Uma oportunidade única de conseguir uma boa síntese do estudo da psicoterapia e da psicodinâmica sem o qual a clínica psicológica fica bem mais dificil de evoluir.

Ministrado por: 

Roberto Rosas Fernandes
Psicólogo, membro analista da SBPA, mestre e doutor em Ciências da Religião pela PUC-SP e pós-doutor em psicologia pela USP. É coordenador do Núcleo de Psicodinâmica Junguiana e Estudos Transdisciplinares da Clínica da SBPA e membro do Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana. É autor de A Psicologia Profunda no Novo Testamento (ed. Vetor), Narcisismo e Espiritualidade: o desenvolvimento da consciência pela elaboração simbólica (ed. Escuta) e Abismos Narcísicos: a psicodinâmica do amadurecimento e da individuação (ed. Appris).

AULA 1 - 15/AGOS

Apresentação dos três autores principais estudados no curso: C.G. Jung, D.W. Winnicott e H. Kohut e das leituras que serão utilizadas durante o curso:

  O homem e seus símbolos, de C.G. Jung
  O eu e o inconsciente, de C.G. Jung
  Os arquétipos e o inconsciente coletivo, C.G. Jung
  O ambiente e os processos de maturação, de D.W. Winnicott
  Os bebês e suas mães, de D.W. Winnicott
  Self e narcisismo, de H. Kohut
  Heinz Kohut e a psicologia do self, de Alen M. Siegel
  Narcisismo, de Alexander Lowen
  Narcisismo e espiritualidade, de R.R. Fernandes
  Abismos narcísicos, de R.R. Fernandes
  Neurose e não neurose, de Marion Minerbo

Apresentação do professor e de sua proposta de estudos.

AULA 2 - 22/AGOS

A teoria dos arquétipos e o inconsciente coletivo.

AULA 3 - 29/AGOS

Para que servem os sonhos? Os sonhos e sua função na psicodinâmica e no processo analítico.

A análise e o processo de elaboração simbólica.

AULA 4 -05/SET

A função transcendente

A função narcísica.

O mito de Eco e Narciso.

Narcisismo criativo e narcisismo patológico.

AULA 5 – 12/SET

O narcisismo defensivo e a teoria dos complexos.

AULA 6 – 19/SET

Teoria dos complexos (continuação).

Discussão do filme Durval discos (BRA, 2002; A. Muylaert), com ênfase nos tópicos de simbiose e patologias do complexo materno.

AULA 7 – 26/SET

O arquétipo da grande mãe (na psicologia analítica) e o estágio da dependência absoluta (na psicanálise winnicottiana).

AULA 8 – 03/OUT

O processo de integração e amadurecimento na psicanálise winnicottiana.

AULA 9 – 10/OUT

Traumas e psicose pela perspectiva da psicodinâmica.

Falhas no ambiente. A mãe como ambiente.

AULA 10 – 17/OUT

A psicodinâmica da fúria.

A teoria do narcisismo,

Quando um selfobjeto negativo se transforma em um complexo negativo.

AULA 11 – 24/OUT

A teoria do narcisismo (continuação)

AULA 12 – 31/OUT

Neurose e não neurose.

A clínica do não neurótico.

Apresentação de um caso de não neurose (como supervisão clínica ou apresentado pelo docente).

AULA 13 – 07/NOV

A clínica do neurótico.

Apresentação de um caso de neurose (como supervisão clínica ou apresentado pelo docente).

AULA 14 – 14/NOV

A importância da idealização para o processo de desenvolvimento.

O trauma e a ruptura na idealização.

Apresentação de um caso clínico de não neurose (como supervisão clínica ou apresentado pelo docente).

AULA 15 – 21/NOV

O pós-neurótico e o processo de individuação.

AULA 16 – 28/NOV

O desenvolvimento da consciência de alteridade.

A consciência de alteridade como meta da análise.

O outro em mim e o outro fora de mim.

A relação analítica como espaço de ampliação da elaboração simbólica e das dinâmicas do desapego.

AULA 17 – 05/DEZ

O processo de individuação na perspectiva junguiana e a transcendência de si mesmo.

AULA 18 – 12/DEZ

A superação do ideal de ego.

Início: 15 de agosto 2018

Término: 12 de dezembro de 2018

Turma: Quartas feiras

Horário: 19:30 ás 21:30

Às aulas presenciais acontecem na sede do Instituto Freedom:  

Rua Luis Góis, nº 1205 - 1º andar em São Paulo, Vila Mariana (Próximo ao metrô Santa Cruz).

avaliação do curso

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