26 de setembro (quinta-feira), às 19h | Online | Gratuito
“O pai anda por aí, fala com outros homens, caça, viaja, faz guerra, espalha seu mau humor qual tempestade e, sem muito refletir, muda a situação toda num piscar de olhos. Ele é a guerra e a arma, a causa de todas as mudanças. É o touro provocado para a violência ou para a preguiça apática. É a imagem de todas as forças elementares, benéficas ou prejudiciais.”
(JUNG OC X/ 3, § 67)
De fato, o tema do paterno, é um dos temas mais significativos e impactantes na vida de qualquer pessoa, independentemente da época, cultura ou lugar.
Neste webinar, iremos abordar o conceito de complexo paterno, seus impactos e repercussões, tanto em seus aspectos positivos como negativos.
No ocidente de cultura dominante cristã, Deus é o “O Pai nosso”. A relação que temos com o nosso complexo paterno será de suma importância não só na relação com o mundo, mas também na relação com o sagrado. Princípios de ordem e independência, são aspectos relacionados com o paterno. De suma importância no sentido de se obter maior autonomia na vida, estão relacionados quando a relação com o mundo do pai se mostra satisfatória.
Da mesma forma, a ausência, indiferença e a violência paterna são aspectos que se mostram de forma expressiva em ternos prejudiciais em termos de viver uma vida com maior autonomia, quando ocorre uma relação negativa.
O complexo está relacionado com uma determinada situação, grupo de representações psíquicas, relacionado com um tema específicas, com a nossa vivência pessoal e a camada do inconsciente pessoal.
Toda relação interpessoal significativa entre criança e pessoas de referência, todas as interações entre pessoas, podem gerar complexos. Eles representam, portanto, as interações relacionais problemáticas ou que nos cunham e, com isso, as histórias relacionais da nossa infância e da nossa vida posterior, juntamente com as respectivas emoções.
Quando um complexo é ativado, nossa liberdade é limitada. Todo complexo tem em seu núcleo o arquétipo, em se tratando do complexo paterno, o arquétipo paterno.
Desta forma, compreendemos que o complexo tem uma relação direta com a nossa história pessoal e com a camada do inconsciente coletivo.
Ao abordarmos os temas mitológicos, pela perspectiva psicológica simbólica junguiana, conseguimos adentrar aos diversos temas universais que continuam por nos impactar emocionalmente, de maneira decisiva, em boa parte, contra o nosso desconhecimento ou nossa vontade.
Neste Webinar iremos trabalhar com os diversos aspectos relacionados com o complexo paterno em suas representações mitológicas arquetípicas, bem como em seu sentido simbólico.
Teremos também espaço propício para tirar dúvidas e compartilhar trocas com o público presente.
Não perca essa oportunidade de conhecer mais sobre a Psicologia Analítica de Jung e entender como os complexos e os mitos influenciam nossas vidas.
Psicólogo clínico, supervisor, Especialista em Psicologia Analítica, Mestre em Psicologia Psicossomática. Membro candidato Analista Junguiano AJB/IAAP no IJUSP. Docente e coordenador da Pós Graduação Psicologia Analítica com ênfase em Mitologia, Contos e Artes e do Curso de Extensão em Psicologia Analítica no Instituto Freedom.
[hfe_template id=’31880′]