01 de agosto | às 19h | com Adriana Politi
O ato de curar é uma tarefa que ao longo dos séculos tem sido realizada por diferentes pessoas, em diferentes culturas e de diferentes formas. Desde os xamãs das tribos indígenas até os médicos modernos, a busca pela cura sempre foi uma constante na história humana. No entanto, será que apenas alguns são dotados desse dom? Ou será que, na verdade, todos nós carregamos um potencial curador dentro de nós?
Na mitologia grega, o centauro Quiron é frequentemente retratado como um ser sábio e bondoso, conhecido por ser um grande curador e mestre nas artes da medicina e da cura. Essa figura mítica, é um símbolo poderoso que nos leva a refletir sobre as marcas que as feridas deixam em nossas vidas, bem como o potencial de transformação e cura que podem trazer.
A jornada para se tornar um curador é repleta de obstáculos e desafios que muitos não estão dispostos a enfrentar. Enquanto alguns passam por experiências dolorosas e encontram o caminho para a cura, outros permanecem presos em suas feridas, incapazes de se tornarem verdadeiros curadores.
É inegável que grande parte da sabedoria que um curador possui vem da vivência do sofrimento.
Em nossa aula gratuita, você vai entender como através desse processo doloroso, aprendemos a enxergar a nós mesmos e ao mundo com uma perspectiva diferente, mais profunda e significativa. E é essa experiência que nos dá a capacidade de compreender e acolher aqueles que estão sofrendo.
Essa capacidade de transcender o sofrimento é o que nos permite sermos empáticos e compassivos com os outros. Não podemos ajudar alguém a se curar se não conseguimos nos curar primeiro.
Portanto, ser ferido é apenas o primeiro passo para se tornar um curador. É preciso abraçar a dor, aprender com ela e transformá-la em sabedoria e compaixão. Afinal, só é possível ajudar alguém a sair do poço se você conhece o caminho das pedras.
De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Instituto Freedom a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.
Psicóloga e psicoterapeuta clínica Junguiana. Membro candidata da Associação Junguiana de São Paulo/IJUSP – Associação Junguiana do Brasil/ AJB e International Association for Analytical Psychology/IAAP. Especialista em Psicoterapia Junguiana. Especialista em Saúde Mental. Pesquisadora dos contos de fada e lendas brasileiras.