A Especialização Lato Sensu em Psicologia Analítica é a oportunidade de estudar a teoria desenvolvida pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Jung e tem como objetivo a compreensão de sua obra e o desenvolvimento da linguagem simbólica proposta por ele.
Compreenda estrutura e a dinâmica da psique, em seus aspectos conscientes e inconscientes.
O curso possibilita a ampliação da capacidade diagnóstica e o raciocínio Clínico em Psicologia Analítica.
Amplie seu Autoconhecimento, Sua Visão Profissional e desenvolva uma prática psicoterapêutica eficaz frente às Demandas e Queixas de Seus Pacientes.
Nosso curso é o único que oferece as 360 horas aula com professor, além de vídeo aulas com professores Internacionais
DIFERENCIAIS DO CURSO:
- Nosso curso é estruturado por Analistas Junguianas formadas pela SBPA, filiadas a IAAP;
- Video aulas de professores internacionais
- Único com carga horária de 360 horas aula com professor;
- Apresentação de casos clínicos;
- Supervisão em todos os semestres;
- Ambiente moderno e aconchegante.;
- Material Didático Digital ;
- Acesso exclusivo a palestras On line;
- Corpo docente composto por mestres e doutores da PUC e USP, especialistas e analistas junguianos da SBPA e AJB filiados a IAAP, membros de associações internacionais de psicologia, todos renomados nos estudos de Carl Gustav Jung;
- Biblioteca com as principais referências bibliográficas disponível para os alunos. *consulte regulamento;
1º Módulo - Fundamentos da Psicologia Analítica - Teoria Psicanalítica - Teoria do desenvolvimento infantil e Tipos psicológicos
Fundamentos da Psicologia Analítica
Apresentar a vida e obra de Jung, destacando os principais momentos que influenciaram o desenvolvimento de sua teoria.
Estudar os conceitos que estruturam a construção e o desenvolvimento teórico da Psicologia Analítica.
Teoria Psicanalítica
Transmitir os principais conceitos da teoria psicanalítica freudiana, estabelecendo elementos fundamentais dos processos da mente, necessários para o conhecimento do campo psíquico.
Teoria do desenvolvimento infantil:
Estudar as concepções de Jung e dos pós-junguianos acerca do desenvolvimento da personalidade. Entender como se dá a diferenciação consciente-inconsciente e a formação do Ego nesta abordagem, assim como papel da relação parental na identidade pessoal.
Tipos Psicológicos:
Estudar o modelo dos Tipos Psicológicos, elaborado por C.G.Jung.
Esclarecer o seu fundamento, a complexidade de sua estruturação e as suas aplicações práticas.
2º Módulo - Símbolos - Sonhos - Alquimia
Símbolos
Leitura simbólica, Psique e Imagem.
Símbolos da transformação
Alquimia
Discutir como e porquê Jung se interessou pela alquimia; comparar e contrastar a alquimia com o processo de individuação; mostrar os principais temas presentes no processo alquímico, as 4 fases do processo alquímico: fundamentando a análise na união e separação dos opostos.
Sonhos
Os sonhos na visão da Psicologia Arquetípica de Carl Gustav Jung – A linguagem do inconsciente, sua estrutura e dinâmica.
O significado dos símbolos que surgem nos sonhos sob o ponto de vista da Psicologia Analítica. Os sonhos e símbolos na perspectiva da psique individual e da psique coletiva.
3º Módulo - Mitologia - Contos de Fadas
Mitologia
Os mitos, durante toda a história da humanidade, foram expressões utilizadas por todos os povos para explicar os mistérios da vida.
Jung ([1928], C.W. 8/2, §325), afirma: “os mitos dos povos são os verdadeiros expoentes de projeção do inconsciente coletivo”, e o seu conteúdo essencial é de natureza arquetípica.
Levar os alunos a perceberem a ponte que liga o mito à terapia junguiana, que é a possibilidade de compreender o movimento da psique; nesse sentido, os mitos são manifestações psíquicas que representam a essência da alma e, como referências nos ajudam a tentar conhecer o mistério da natureza humana.
Contos de fadas
Segundo Marie-Louise Von Franz, os contos de fadas são a expressão mais pura e mais simples dos processos psíquicos do inconsciente coletivo, e o seu valor é sobejamente superior a qualquer outro material para a investigação cientifica do inconsciente.
Sendo assim, as imagens arquetípicas fornecem as melhores pistas para compreensão destes processos.
Desenvolver a percepção dos alunos, elucidando a importância do estudo dos Contos de Fadas, pois eles revelam padrões que coordenam o comportamento, permitindo ampliar a margem de consciência. O que significa dizer que os contos de fada corroboram largamente na ampliação da consciência e nos padrões comportamentais.
4º Módulo - Religião - Jung e o Corpo Técnicas expressivas na Psicologia Analítica
Religião
O estudo da psicologia da religião pretende investigar o fenômeno religioso a partir de sua motivação, sua percepção e seus efeitos na psique humana, tanto de indivíduos quanto de grupos específicos. Investigaremos a visão de Jung sobre a religião, sua importância no processo de individuação e as diferenças entre a psicologia da religião oriental e ocidental.
Jung e o Corpo
Técnicas de Abordagem Corporal, Integração fisio-psíquica e Vivência Corporal.
Técnicas expressivas na Psicologia Analítica
A arte e suas linguagens expressivas na formação e atuação profissional nos contextos clínico, educacional, educação não-formal, organizacional. O processo criativo e suas implicações. A arte como suporte e solução de diferentes tipos de dificuldades: psicomotora, cognitiva, de comunicação, relações sociais e conflitos emocionais. Diagnóstico e intervenção por meio da arte. Doenças psicossomáticas e a arte.
5º Módulo - Psicopatologia - Psicofarmacologia – Neurociências
Psicopatologia/Psicofarmacologia/Neurociências
Compreender a psicopatologia na psicanálise e na Psicologia Analítica de Jung e sua expressão simbólica e arquetípica.
Entender o processo de adoecimento, a partir da expressão dos sintomas, seu desenrolar e a cura da alma.
Problematizar a perspectiva biológica do sintoma e os psicofármacos como cura exclusiva.
Supervisão
Avaliar, analisar e acompanhar o trabalho desenvolvido pelo aluno em seus atendimentos
TCC
Orientação para projetos de Monografia ou artigo científico
Produção de relatos científicos: monografia, artigo e ensaio.
Orientação de trabalhos de conclusão de curso. TCC
Coordenado por: Profº Rangel Fabrete, Mestre em Psicossomática e Especialista em Psicologia Analítica e Léa Amato Analista Junguiana formada pela SBPA (Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica).
Confira alguns dos Professores convidados:
Profª. Léa Amato
Psicóloga, com Formação de Analista Junguiana pela Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica SBPA (2007), especialização em Cinesiologia Psicológica (1991) e Jung e Corpo (1986) pelo Instituto Sedes Sapientae.
Experiência clínica como psicoterapeuta de adultos e adolescentes desde 1981. Supervisora de atendimento clínico. Coordenadora do Núcleo de Psicologia Arquetípica (NUPARQ) da SBPA (desde 2009).
Coordenadora de grupo de estudos Jung e Hillman (desde 2015).
Professora do curso de Formação e de cursos abertos da SBPA.
Prof. Mestre Rangel Fabrete
Psicólogo, especialista em Psicologia Analítica pela UNICID.
Mestrando em Psicossomática.
Curso de aprimoramento: Supervisão de casos clínicos em Psicologia Simbólica Junguiana com o Dr. Carlos Byington – Instituto SEDES SAPIENTIAE (2014).
Professor e coordenador do curso extensivo “Introdução e prática na teoria de Carl Gustav Jung”, pela Associação Verde Vida Saúde, ministrado no Ambulatório de Doenças Neuromusculares da UNIFESP.
Prof. Drº Roberto Rosas Fernandes
Psicólogo, membro analista da SBPA, mestre e doutor em Ciências da Religião pela PUC-SP e pós-doutor em psicologia pela USP.
É coordenador do Núcleo de Psicodinâmica Junguiana e Estudos Transdisciplinares da Clínica da SBPA e membro do Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana.
É autor de A Psicologia Profunda no Novo Testamento (ed. Vetor), Narcisismo e Espiritualidade: o desenvolvimento da consciência pela elaboração simbólica (ed. Escuta) e Abismos Narcísicos: a psicodinâmica do amadurecimento e da individuação (ed. Appris).
Prof. Drº Jorge Miklos
Graduado em História e Ciências Sociais. Especialista em Psicologia analítica.
Mestre em Ciências da Religião e Doutor em Comunicação ambos pela PUC-SP.
Pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro em ciências Sociais aplicadas.
Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Midiática da Universidade Paulista. Autor dos livros: Ciber-Religião: A Construção de Vínculos Religiosos na Cibercultura (Ideias e Letras) e Cultura e Desenvolvimento Local: Ética e Comunicação Comunitária (Érica/Saraiva).
Profª. Mestra Maria Elci Spaccaquerche Psicóloga – CRP 56906
Psicóloga, com os Títulos de Especialista nas áreas de Educação e Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia e Mestre em Psicologia Social pela PUC-SP Profª. Simone de Paula Especialista em semiótica-psicanalítica pela cogeae- pucsp Bacharel em Comunicação Social pela FAAP Psicanalista formada pela Sociedade Brasileira de Psicanálise Integrativa.
Profª. Dra. Ana Maria Galrão Rios CRP 06-10647
Doutora e Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008), na área de Estudos Junguianos.
Profª. Mestra Claudia Morelli Gadotti
Psicóloga - Membro analista da SBPA ( Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica) filiada á IAAP, Mestre pela Pacifica Graduate Institute , ( CA, EUA) Coordenadora de grupos de estudos de Psicologia Analítica e Psicologia Arquetípica, Professora e membro do corpo de supervisores do curso de formação de analistas da SBPA. Co-Autora do livro " Interfaces: ensaios sobre o feminino ". Autora de diversos artigos publicados na Revista Junguiana ( SBPA) e Cadernos Junguianos ( AJB).
Profª Mestra Márcia Loureiro Baptista
Mestra em psicologia Clínica no Núcleo de Estudos Junguianos da PUC-SP.
Já atuou como: Professora convidada da Pós-Graduação do curso de Psicopedagogia Institucional da Faculdade Estácio de Sá. E coordenadora de grupo de estudos e supervisão com a analista e membro da SBPA Lea Amato.
Profª. Dra. Fernanda Aprille
Doutora e Mestre pela PUC/SP. Especialista em Psicologia Hospitalar pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Psicóloga, pesquisadora com bolsa CAPES na Università degli Studi di Milano - Biccoca, Itália. Tem ampla experiência nas áreas clínica e hospitalar.
Coordenou o Centro de Apoio Psicológico e Pedagógico do Centro de Ensino Superior do Brasil -CESB- Brasil. Atuou como psicóloga na Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia, ABRALE e em várias ONGs no desenvolvimento de projetos voltados às áreas da Saúde e da Educação. Profª Mestra Adriana M. Leopold Psicóloga e Arteterapeuta.
Especialista em Arteterapia, Mestre em Psicologia do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP, onde estudou a questão do envelhecimento feminino na perspectiva junguiana.
Profª Mestra Rosângela Ascenção Dias de Souza Figaro
Psicóloga com atuação clínica desde 1988, atendendo crianças, adultos, casais e famílias. Mestrado em Psicologia Clinica (Núcleo de Psicossomática e Psicologia Hospitalar-PUC/SP).
Especialização em Abordagem Junguiana coligada às técnicas corporais SP.
Especialista em Rorschach pela Associação Brasileira de Rorschach.
Profª. Drª. Paula Perrone
Mestre e Doutora pelo Instituto de Psicologia da USP Analista junguiana, membro do Instituto Junguiano de São Paulo - IJUSP, da Associação Junguiana do Brasil - AJB, e da International Association for Analytical Psychology.
Profª. Drª. Fabiola Luz
Médica psiquiatra (Unifesp)
Psicoterapeuta Junguiana
Doutora em Psicologia Experimental, Etologia Humana (USP)
Acupunturista (AMBA).
Profª. Alex Rocha
Psicólogo Clínico em São Paulo. Tem especialização em Psicologia Analítica e em Psicologia Sistêmica. É professor e supervisor em Psicoterapia de Crianças.
Professores Convidados: Jorge Zacharias, João Benzinelli e muitos outros...
Coordenação:
Felipe Luis Melo de Souza
Graduado em Psicologia, Mestre em Letras, Doutor em Ciência da Religião e Pós-Doutorado em Psicobiologia
Autor do Livro “Desvendando o Livro Vermelho de Jung”.
Duração: 30 meses
Carga Horária: Total 440 horas. Sendo 360 horas com profissional em sala de aula. 80 horas supervisão não inclusa na mensalidade..
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Supervisão em todos os módulos ( exceto teoria psicanalítica )
Análise de casos clínicos
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Certificação:
O Curso de Pós-Graduação em Psicologia Analítica do Instituto Freedom em parceria com a Favi Faculdade Vicentina está de acordo com a Resolução CNE/CES 01/2007 do Conselho Nacional da Educação.