institutofreedom
  • Sobre o Blog
Seja bem-vindo(a) ao blog do Instituto Freedom
As Mulheres que Moldaram a Psicologia Analítica
O que é Arteterapia
O que é a UBAAT e sua relação...
Paradoxo da Eficiência: Psicologia Analítica nas empresas
Supervisão clínica na abordagem da Psicologia Analítica
O Potencial Transformador da Arteterapia: Um Caminho para...
A arteterapia de abordagem junguiana
Psicologia e Saúde Mental: A Jornada para o...
Quíron: o cuidador ferido

institutofreedom

Banner
  • Sobre o Blog
Arteterapia

Arteterapia nas empresas

Publicado por Instituto Freedom 30 de setembro de 2022

Não é difícil observar um clima de tensão no mundo corporativo, seja por excesso de trabalho, término da jornada além do horário previsto, necessidade de tomada de decisões rápidas e efetivas, entre outros fatores que vão gerando estresse e desmotivação. 

A Arteterapia, indiscutivelmente, pode auxiliar os funcionários, desenvolvendo a criatividade e aliviando o estresse. Além disso, uma interação com os companheiros por meio da arte faz com que a relação com o outro se amplie, gerando transformação e crescimento pessoal e empresarial.

Quando o trabalhador está sob estresse agudo, vai perdendo a capacidade de criar, o que prejudica não só a produtividade laboral, mas também a materialização dos seus sonhos. A vida é um fazer criativo e a arte oferece instrumentos para que a criatividade desenvolvida acione transformações profissionais e pessoais. O participante vai percebendo que o seu potencial criativo não ficou lá na infância, mas que está latente para ser usado em diversas áreas: pessoal, familiar e social. 

Com a sua criatividade liberada, o indivíduo tem uma melhor qualificação profissional, contribuindo em qualquer ambiente de trabalho que esteja atuando.  De acordo com Saviani (2004, p. 77):

As relações interpessoais serão mais favorecidas à medida que cada um puder lidar melhor com seu coeficiente emocional, por meio do contato que aprende a ter consigo mesmo, pelo conhecimento de seu potencial criativo, formando nos grupos relações mais empáticas.  

Dessa forma, se a pessoa age de forma natural em situações de crise e mudança, como as que estamos passando no momento, conseguirá criar alternativas e soluções. 

Referência Bibliográfica

SAVIANI, Iraci. Ateliê Arteterapêutico – Encontrarte:  viver arte, criar e recriar a vida. In:  CIORNAI, Selma (org.). Percursos em Arteterapia.  São Paulo: Summus, 2004. 

Texto escrito por Fátima Mattiolo para o Instituto Freedom

Arteterapeuta AATESP nº 513/0719

Arteterapia nas empresas was last modified: abril 13th, 2023 by Instituto Freedom
arteterapia
0 comentários
0
Facebook Twitter Google + Pinterest
Instituto Freedom

Post Anterior
A Arteterapia e os Sonhos
Próximo Post
A ENERGIA PSÍQUICA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A PSICOSSOMÁTICA

Talvez você também goste

Arteterapia e o Desenho

25 de junho de 2021

EXPRESSÕES SIMBÓLICAS DO INCONSCIENTE: ARTETERAPIA

12 de junho de 2017

O arquétipo do guerreiro na arteterapia

7 de outubro de 2022

O QUE É ARTETERAPIA?

16 de janeiro de 2023

AS VÁRIAS FACES DA ARTE

21 de fevereiro de 2022

A música e dança na arteterapia

21 de setembro de 2022

O que é Arteterapia

23 de janeiro de 2025

INTEGRAÇÃO DOS OPOSTOS: BRINCAR DE GANGORRA, EQUILÍBRIO

8 de outubro de 2022

O USO DAS MÁSCARAS NA ARTETERAPIA

12 de agosto de 2022

Inconsciente x Consciente – Nise da Silveira e Jung

14 de maio de 2021

Deixe um Comentário

PESQUISA O SEU TEMA DE INTERESSE:

LEIA POR TEMA

  • Arteterapia
  • Logoterapia e Análise Existencial
  • Psicologia Analítica
  • Psicossomática Junguiana

SAIBA MAIS

Instituto Freedom
Footer Logo

@2025 - Instituto Freedom. Todos os direitos reservados.