A palavra esperança tem sua origem no latim, derivada de ”spes”, que tem o significado de “confiança em algo positivo”. Também deu origem ao verbo “sperare”, o nosso “esperar” que em latim significava “ter esperança”. Mas o que significa esperançar? Paulo Freire usou a palavra esperançar para contrapor a ideia de mera espera que dá a noção de passividade. Essa palavra já consta no dicionário e significa “dar esperanças a”, “confiar”.
O mito de Prometeu, esperança e arteterapia:
No conhecido mito de Prometeu, este rouba o fogo de Zeus para entregá-lo à humanidade, no entanto o fogo era exclusivo dos deuses e, por isso, Zeus vai em busca de vingança. Com a ajuda de outros deuses, Zeus cria Pandora que seria a primeira mulher a viver com os homens da Terra. Pandora recebe uma caixa de Zeus que continha muitos males para a humanidade como a guerra, o ódio, a discórdia, a inveja, as doenças, mas também continha a esperança. Prometeu havia orientado o seu irmão, Epimeteu, para que não recebesse nenhum presente de Zeus, porém, ficou encantado com a beleza de Pandora e abriu a caixa, deixando escapar todos os males para a humanidade, mas na caixa ficou a esperança.
Trazer o fogo é trazer luz, é o despertar da consciência, é a busca de novos conhecimentos, novas possibilidades. A Arteterapia ajuda nesse despertar, desenvolvendo a criatividade, ampliando e reconhecendo os recursos internos. Proporciona uma esperança que está conectada ao “esperançar”, não ao “esperar”. Os inúmeros recursos que podem ser utilizados nas sessões arteterapêuticas estimulam o olhar para novos horizontes. De acordo com Araújo (2014, p. 119):
Pandora e Prometeu simbolizam duas polaridades opostas na psique. Enquanto Prometeu traz a luz, a consciência, Pandora traz a sombra, o inconsciente. Enquanto o Prometeu traz o princípio masculino, Pandora traz o princípio feminino, traz a anima, o diferente. O ser humano só cresce no confronto da luz com a sombra, do feminino com o masculino, coordenando essas polaridades para fazer com que elas funcionem de uma forma dialética.
Na atualidade, vivemos sob inúmeros desafios, como doenças físicas e psicológicas. A ansiedade e a depressão, principalmente depois da pandemia, aumentaram consideravelmente. A Arteterapia não dispensa a ajuda da psicoterapia, nem da psiquiatria, contudo, tem auxiliado de forma efetiva a trazer ao indivíduo uma melhor qualidade de vida com o “esperançar”.
Texto escrito por Fátima Mattiolo para o Instituto Freedom (Arteterapeuta – AATESP nº 513/0719).