A psicologia desenvolvida por Carl Gustav Jung (1975-1961) define o conceito de personalidade como um todo. A Psique é definida como um “todo”.
A personalidade, de acordo com Jung, trata-se de um sistema que vai se diferenciando dentro de si mesmo. O Sistema começa com uma simples estrutura e vai se tornando uma estrutura complexa, assim como uma larva que atravessa um processo extremamente doloroso até se transformar numa bela borboleta.
A palavra “pisque” nos remete originalmente ao conceito de alma e espírito. Nos dias atuais, refletir sobre a psique consiste no processo de reflexão sobre a mente humana.
Segundo Hall e Nordby (1980) a ideia de que o ser humano é uma totalidade é sustentada pelo conceito de psique.
Conforme os estudos elaborados por Jung, a psique carrega em si todos os pensamentos, sentimentos e comportamentos que podem ser conscientes e inconscientes.
Na realidade, a psique pode ser considerada como um guia regulador da humanidade, com a função de adaptar o indivíduo à sociedade.
O trabalho de Carl Gustav Jung com seus pacientes consistia em auxiliar o indivíduo na recuperação da unidade do ser com o mundo e fortalecer a psique com o intuito de fazer com que o paciente consiga resistir aos desmembramentos que poderiam ocorrer no futuro.
A Psicoterapia tem um papel fundamental no contexto do autoconhecimento, fortalecimento e direcionamento do Ego, no sentido de que o analista e o analisando se unem na tarefa do pensar. Podemos afirmar que o processo terapêutico é de fato o processo de individuação.
Jung nos aponta que o Ego de uma pessoa altamente individuada permite que um maior número de elementos psíquicos se torne consciente, gerando assim um equilíbrio fundamental em sua estrutura.
Segundo Jung, a psique é composta por diversos sistemas e níveis que se interagem dentro da totalidade presente no ser humano.
A psique é dividida por três níveis fundamentais:
– A consciência;
– O inconsciente pessoal;
– O inconsciente coletivo.
De acordo com Viviane Thibaudier (2014), o consciente é formado por tudo aquilo que é extraído do inconsciente conforme vai acontecendo o desenvolvimento psíquico do indivíduo. No entanto, é importante ressaltar que a consciência é a parte conhecida da mente humana, que aparece logo cedo na vida da pessoa, até mesmo antes do seu nascimento.
O inconsciente pessoal é o reservatório de todo o material que já foi consciente, mas que foi esquecido ou reprimido. Tudo aquilo que o ego não suporta se transporta para o inconsciente pessoal. Para Thibaudier (2014), trata-se do mundo subjacente do ser humano, desconhecido por ele e que escapa do controle da consciência. Sem que o indivíduo saiba, o inconsciente influencia a sua vida através das emoções, dos comportamentos e das atitudes.
O inconsciente coletivo é o nível mais profundo da psique, onde se encontram as experiências humanas e pré-humanas.
De acordo com os pensamentos de Carl Gustav Jung, o inconsciente coletivo também é considerado como um reservatório de imagens latentes (internas) que em geral são chamadas de primordiais ou seja, que dão origem ao desenvolvimento
primitivo da psique.
Texto: Evandro Rodrigo Tropéia para o Instituto Freedom
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
HALL, C.S; Nordby, V.J. Introdução à Psicologia Junguiana. Ed. Cultrix, SP,
1980.
Thibaudier, Viviane. Jung, Médico da Alma / São Paulo, 2014. (Coleção Amor e
Psique.) Ed. Paulus.
2 comentários
Eu literalmente tive a visão do psique indo pro psique coletivo isso com 18 anos literalmente entrei numa viagem vi tudo até me assustei eu era um pontinho que saiu do psique pessoal e entrou no coletivo e ali tudo fez sentido e tipo eu na viagem ainda fiquei tipo pera tinha isso tudo aq nossa senhora quando sair literalmente senti eu voltando ao mundo eu tava vindo de cima literalmente parecia que eu tava me sentindo ali a primeira vez na vida kkkk até hj não entendo muito mais agora sei oq e kkkk sentir controle de tudo sentimentos a vida tudo ficou mais bonito incrível não sei se e normal vê isso kkkkk se poderem me explicar ficaria agradecida
Olá Nicole! Agradecemos o seu comentário!
O autoconhecimento é realmente uma viagem muito especial para o nosso interior e também para nossa coletividade como humanidade. Parece que o que você está relatando foi uma experiência com o numinoso. Temos aqui um texto sobre isso, caso seja do seu interesse: https://www.institutofreedom.com.br/blog/experiencia-com-o-numinoso/
E lembre-se seu processo de autoconhecimento fica ainda melhor com a companhia de um psicoterapeuta junguiano. Assim você se aprofunda ainda mais na sua experiência e continua evoluindo como ser humano. Você pode fazer também um de nossos cursos livres e conhecer mais sobre a psicologia analítica <3