Você já ouviu o termo escrita criativa? Já praticou? Vamos experimentar?
Na arteterapia o fazer artístico, no processo arteterapêutico, se utiliza de muitos materiais e linguagens artísticas e dentre tantas temos a escrita criativa, que neste caso é uma escrita livre, sem a necessidade de uso de pontuação, borracha, ou a utilização de regras ortográficas ou gramaticais. Essa escrita fluida permite que conteúdos do inconsciente facilmente aflorem para a consciência.
Diz Angela Philippini: “…A escrita oferece meios de estabelecer um efetivo diálogo silencioso entre indivíduo e fragmentos seus, muitas vezes sombrios e inconscientes que, em cada releitura dos textos produzidos, tornam-se mais claros, pois gradualmente os significados vão sendo apreendidos pela consciência.” (PHILIPPINI, 2009, 113)
Normalmente, ao final de uma sessão arteterapêutica, fazemos um fechamento, como uma avaliação dela, e neste momento a escrita criativa tem papel importante pois, nesse diálogo entre cliente e a escrita, é que aparecem e se tornam claros símbolos, emoções e pensamentos de forma mais organizada e serena.
Também a escrita criativa aparece como a própria expressão e linguagem artística em si, fazendo de cada letra ou palavra um símbolo, sua própria expressão. A folha em branco se torna ambiente livre, seguro, aonde tudo é permitido, sem filtros, sem medos, fazendo da escrita um processo libertador e curativo.
Experimente escrever de forma livre, sobre seus sentimentos e emoções, descompromissadamente, em cores ou não, sem se preocupar com as regras formais e verá o quão mágico pode ser esse processo.
Frases:
Escrever é procurar entender, é procurar reproduzir o irreproduzível, é sentir até o último fim o sentimento que permaneceria apenas vago e sufocador. Escrever é também abençoar uma vida que não foi abençoada. (LISPECTOR, 2010, 91-92)
“Aliás, verdadeiramente, escrever não é quase sempre pintar com palavras?” (LISPECTOR, 2010, 108)
Referências Bibliográficas:
LISPECTOR, Clarice. Crônicas para jovens de escrita e vida. Ed Rocco Jovens Leitores, RJ. 2010.
PHILIPPINI, Angela. Linguagens e Materiais Expressivos em Arteterapia: uso, indicações e propriedades. Ed WAK, RJ, 2009.