O afeto é a condição básica que move o ser humano e que o impulsiona para a vida, contribuindo com extrema importância no processo de Individuação, proposto por Carl Gustav Jung (1875-1961).
Considerando-o como um aspecto emocional, o afeto é caracterizado por um sentimento nutrido de positividade e está sempre presente nos estados de amor e carinho, que são manifestados no âmbito maternal, paternal, filial e romântico.
O Afeto está constantemente ligado à ideia de confiança, segurança e proteção.
Uma criança quando não é desejada e sofre os caminhos da rejeição, não passa a ter o conhecimento do amor e da cooperação que se deve encontrar no seio familiar. Dessa forma, a criança não é nutrida pelo afeto. Torna-se incapaz de desenvolver a capacidade de confiança em suas habilidades, passando a se sentir indigna de amor e afeto, pois não receberam as condições mínimas necessárias que nos proporciona essa dignidade.
Quando chega à fase adulta torna-se frio, agressivo, carente e dependente da aprovação e do reconhecimento das outras pessoas, ficando cada vez mais intolerante à frustração e como conseqüência sofrem muito com essa condição.
As condições mínimas necessárias que menciono neste artigo consistem no amor, acolhimento, compreensão, carinho, segurança, confiança e proteção.
Olho e sou visto, logo, existo!
“O primeiro espelho da criatura humana é o rosto da mãe: A sua expressão, o seu olhar, a sua voz.[…]
É como se o bebe pensasse: Olho e sou visto, logo, existo!”
(D. W. Winnicott)
A mãe é o primeiro elo do ser humano com o mundo.
O Nascimento em si, gera no bebê sua primeira experiência extremamente assustadora, onde a criança sai de um mundo totalmente acolhedor e caloroso do ventre da mãe e migra para um mundo completamente caótico e inseguro.
O colo acolhedor da mãe é para o bebê um conforto, um abrigo seguro e um espelho no qual ele é refletido e percebe então a sua própria existência.
O amor do ser humano nasce quando se percebe o amor do outro, através do afeto. Aprendemos a amar em casa, pois o amor da mãe é fundamental para que o ser humano. O amor se aprende sendo amado.
Evandro Rodrigo Tropéia / Instituto Freedom
Psicoterapeuta
CRP: 06/143949