O Psiquiatra Suíço Carl Gustav Jung, criador da psicologia analítica nos deixou um ensinamento muito importante e determinante no contexto do Funcionamento da psique. Este ensino nos remete as Quatro Funções Psicológicas dentro da da psicologia analítica:
• Pensamento;
• Sentimento;
• Sensação;
• Intuição.
Jung, dentro da psicologia analítica divide as Funções Psicológicas em dois grupos:
• As Irracionais (Percepção): Sensação e Intuição;
• As racionais (Julgamento): Pensamento e Sentimento.
O Pensamento é uma função psicológica que tem a missão de associar idéias umas as outras para que se possa chegar a uma conclusão e uma solução de um determinado problema.
É uma função intelectual, com o objetivo de compreender as coisas.
As principais características do Pensamento são:
A lógica, a racionalidade, a objetividade e a busca pelos resultados.
A Função Sentimento é avaliadora, o trabalho exercido por ela consiste em aceitar ou rejeitar uma idéia, definindo-a como agradável ou desagradável.
Suas principais características são: A afetividade, a conciliação, o zelo por sua subjetividade e seus relacionamentos emocionais com as pessoas.
Segundo Jung, o criador da psicologia analítica, a Sensação é uma percepção sensorial que consiste em todas as experiências conscientes produzidas pelos órgãos dos sentidos: Visões, ruídos, cheiros, paladares e todas as sensações que se originam no interior do nosso corpo.
As características principais que nos remetem a essa função são: A utilização dos Cinco Sentidos, a percepção de algo concreto, o senso da realidade e a realização. Esta função, segundo a psicologia analítica, é muito ligada com o “Aqui e Agora”.
A Intuição não exige nenhum julgamento, pois o indivíduo não sabe de onde ela vem, nem de onde se origina.
Esta função também é muito conhecida como percepção extra-sensorial.
Suas principais características: O Sexto Sentido, Imaginação, Visão de futuro, forte criatividade e facilidade para enxergar novas possibilidades.
“Esses quatro tipos funcionais correspondem aos recursos óbvios através dos quais a consciência obtém sua orientação para a experiência.” (Carl Gustav Jung – criador da psicologia analítica).
A Sensação nos diz que uma coisa existe, o Pensamento nos diz o que é essa coisa, o Sentimento nos informa se a coisa é agradável ou não, e a Intuição nos diz de onde ela vem e para onde ela vai.
Na realidade, todos nós temos as Quatro funções Psicológicas, porém existe a Função Principal (onde me sinto mais confortável), a Auxiliar, a Terciária e a Inferior (função que exige algo a mais de mim / consiste na atuação da Sombra).
Ex: Se minha função principal for o Pensamento Introvertido, minha função inferior será Sentimento Extrovertido. (100% oposto).
Quando a repressão é muito rígida por conta da função do Pensamento (razão), a Função sentimento é forçada a buscar maneiras tortuosas para demonstrar caráter. (Ex: A loucura).
Qual é a sua Função Psicológica principal?
Encontre seu caminho, busque sempre pelo equilíbrio.
Faça terapia com um Analista Junguiano!
(Evandro Rodrigo Tropéia)
Que saber mais : https://goo.gl/QSXOny
Referências Bibliográficas:
HALL, C.S; Nordby, V.J. Introdução à Psicologia Junguiana. Ed. Cultrix, SP, 2003.