Na arteterapia a música pode ser utilizada como um instrumento para facilitar o resgate de emoções que precisam ser expressas.
Pode-se utilizar uma música já existente ou pode-se criar uma música juntamente com o paciente, utilizando-se de instrumentos que o arteterapeuta possa ter ou criando alguns instrumentos com o paciente. De uma forma ou de outra, a música tem o poder de acessar sentimentos inconscientes que serão elucidados e analisados conscientemente, podendo trazer soluções para a ansiedade, depressão, entre outras.
Quanto a música utilizada em um atendimento arteterapêutico, mobiliza algo dentro do paciente, isso que foi mobilizado precisa ser expressado de alguma forma, podendo ser através de alguma criação artística ou através de uma dança.
Claro quer antes de colocarmos uma música para um paciente, devemos verificar com o mesmo, se ele gosta, ou se naquele momento ele se sente confortável para ouvir uma música. A música tem que gerar um bem-estar no paciente, se a música o incomoda, não devemos utilizá-la.
Além de expressar por uma dança “simples”, algo que mobilizou no paciente através da música, é possível utilizar a dança na arteterapia, através da dança circular.
Diferente da música, que pode ser utilizada em um atendimento individualizado, as danças circulares são utilizadas para grupos de pessoas, onde a função da dança é o desenvolvimento do autoconhecimento e do conhecimento do outro. A dança circular, de um jeito implícito, ensina a respeitar o próximo e suas diferenças.
A dança circular é guiada por um focalizador (que pode ser um arteterapêuta), que é aquele que cuida do foco da atividade, onde ele orienta os passos e a contextualizar a dança, ficando atento ao bem-estar e aproveitamento do grupo.
Essas danças podem ser realizadas em ambientes públicos abertos, como parques, ou em ambientes corporativos, para algum objetivo específico.
Diante disso, podemos dizer que a arteterapia se beneficia da música e da dança como elementos complementares.
Vanessa Gasparetto Rodrigues AATESP 732/0121
Referências Bibliográficas:
O que são Danças Circulares? Vem conhecer e dançar com a gente! (dancascirculares.com.br)
Microsoft Word – ISEPE II.doc (arteterapia.org.br)