Vamos conversar sobre Saúde mental?
Este é um tema de muita importância. Falar de Saúde mental é simplesmente falar da principal essência da vida.
Cuidar da mente é a maior manifestação de amor próprio, dedicação a si mesmo e renovação pessoal, além de beneficiar todo o mundo à nossa volta. Afinal, a transformação do mundo inteiro começa a partir da transformação interior de cada um.
“Passamos por uma renovação pessoal somente quando nos assumimos.”
(C. G. Jung. Sobre Sentimentos e Sombras. Ed. Vozes. 2ª Edição. Página 42. Ano 2015)
Cuidar da Saúde Mental é assumir a nossa própria identidade.
O Dia Mundial da Saúde Mental traz, no dia 10 de outubro, uma reflexão e um alerta sobre a atitude de olharmos para a condição da saúde da nossa mente. A data foi instituída em 1992 pela Federação Mundial da Saúde Mental. Neste dia, são promovidas ações e palestras de conscientização acerca da importância de cuidar da parte psicológica.
A partir da criação desta data, inúmeros avanços ocorreram no campo da psicologia e da psiquiatria, possibilitando tratamentos mais adequados a cada patologia e eficiência no diagnóstico de transtornos mentais.
As pessoas começaram a enxergar que a psicoterapia é para todos. As barreiras do preconceito foram derrubadas, apesar de que ainda existem pessoas que resistem à idéia de cuidar da saúde mental.
Todos nós carregamos em nossas vidas, um imenso conteúdo de emoções que se concentram em nosso interior que precisam ser elaboradas e traduzidas em imagens, isto é, os conteúdos inconscientes precisam encontrar alguma maneira para se expressar, seja através da linguagem, das atitudes e até mesmo através de uma expressão simbólica. Sendo assim, afirmamos que os conteúdos inconscientes se tornam conscientes.
Estamos diante de uma tarefa complicada!
É uma jornada extremamente complexa, a ponto de que sozinho é impossível de se alcançar um objetivo claro. É preciso expandir o pensamento, isto é, pensar juntos!
Não é um processo fácil, pois é muito doloroso e exige de nós a quebra de muitos paradigmas, muitas verdades que se julgavam clássicas na vida vão perdendo a força e a influencia que exercia sobre nós. Exige dedicação, motivação e vontade de aprender a lidar com esse universo complexo existente dentro da nossa própria psique.
Apesar de ser doloroso, ao longo do processo vamos percebendo o quanto ele é libertador.
Sigmund Freud (1856 – 1939) nos ensina que é preciso amar para não adoecer. Muito mais do que uma simples frase, proclamada por Sigmund Freud, estamos diante de uma grande verdade declarada, um lema de vida. A ausência do amor nos torna frágeis, patéticos e incapazes de qualquer tipo de compreensão, gerando assim o ódio que nos torna doentes.
O Amor começa por mim mesmo, se eu não me amo, não posso amar ninguém. Se meu ego for vazio, assim também será o meu coração, incapaz de amar, de compreender, de dar e receber o perdão sem medida.
Portanto, ame-se! Cuide da sua saúde Mental!
Investir em Psicoterapia é investir na própria vida.
Cuidar da Saúde Mental significa também transformar a nossa maneira de enxergar as coisas da vida.
A maneira de ver as coisas muitas vezes tem um papel decisivo.
( C.G. Jung. A prática da Psicoterapia )
Encontre seu caminho, busque sempre pelo equilíbrio.
Faça terapia e valorize a si mesmo.
Cuide da sua mente e respeite seus sentimentos e suas emoções.
Evandro Rodrigo Tropéia / Instituto Freedom
CRP: 06/143949