institutofreedom
  • Sobre o Blog
Seja bem-vindo(a) ao blog do Instituto Freedom
As Mulheres que Moldaram a Psicologia Analítica
O que é Arteterapia
O que é a UBAAT e sua relação...
Paradoxo da Eficiência: Psicologia Analítica nas empresas
Supervisão clínica na abordagem da Psicologia Analítica
O Potencial Transformador da Arteterapia: Um Caminho para...
A arteterapia de abordagem junguiana
Psicologia e Saúde Mental: A Jornada para o...
Quíron: o cuidador ferido

institutofreedom

Banner
  • Sobre o Blog
Psicologia Analítica

ENSAIOS SOBRE O RESULTADO DA PSICOTERAPIA SEGUNDO CARL GUSTAV JUNG

Publicado por institutofreedom 6 de setembro de 2021

No presente artigo, quero compartilhar com o caro leitor alguns apontamentos importantes a respeito da prática da psicoterapia que nos foi deixado pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Jung (1875-1961).

Sabemos que a psicoterapia é uma ferramenta fundamental que nos proporciona o melhor conhecimento de nós mesmos e o fortalecimento do Ego, que é o Centro da nossa Consciência. O processo psicoterapêutico também nos auxilia no caminho da Individuação e assim, se configura o grande encontro com o nosso Self (o Si mesmo).

Segundo Carl Gustav Jung (1932), a personalidade é basicamente o mais poderoso agente da terapia. Através do esforço para criar nossas próprias concepções, esboçamos a personalidade do paciente. A partir deste pensamento proposto por Jung, define-se que a Personalidade é o objeto de Estudo por parte do psicoterapeuta. Porém, a personalidade vai mais além de uma investigação externa, afinal, a personalidade não é padronizada, ela é subjetiva e cada ser humano a desenvolve de forma muito particular.

A Prática da psicoterapia Junguiana consiste em trabalhar de dentro para fora, ou seja, o processo terapêutico com base na Psicologia Analítica visa à expansão do pensamento, do autoconhecimento, a elaboração dos conflitos internos e a busca pelo equilíbrio.

Para Hans Dieckman (1972), todos nós carregamos em nossas vidas, um imenso conteúdo de emoções que se concentram em nosso interior que precisam ser elaboradas e traduzidas em imagens, isto é, os conteúdos inconscientes precisam encontrar alguma maneira para se expressar, seja através da linguagem, das atitudes e até mesmo através de uma expressão simbólica. Sendo assim, afirmamos que os conteúdos inconscientes se tornam conscientes.

De acordo com Carl Gustav Jung (1932), o tratamento psíquico é sempre algo misterioso quanto aos seus resultados. Mas se a personalidade consciente estiver ainda bem conservada e houver, além disso, uma razoável porção de Inteligência e boa vontade, deve-se sim fazer a tentativa de um tratamento. 

Conforme os estudos propostos por Cunha (2000), o atendimento clínico não existe apenas para nos dar respostas ou nos apontar a cura para nossas neuroses. O Processo Terapêutico é muito mais do que isso, pois ele nos remete a um contexto de Aliança Terapêutica (Relação de Confiança).

O psicólogo está ali como nosso auxiliar. Ele não tem o poder de nos proporcionar a cura, mas pode nos auxiliar na busca pela cura tão almejada. A Psicoterapia não pensa pelo paciente, pelo contrário, ela o auxilia no contexto da expansão de seu próprio pensamento.

O objetivo da psicoterapia não é fornecer ao paciente respostas ou receitas prontas, mas sim fazer com que o analisando elabore todas essas emoções internas, formulando as sua própria linha de pensamento, através do conhecimento de si mesmo.

Estar em Atendimento Clínico significa que você não está mais pensando sozinho. Estar em Terapia significa “pensar junto” – você e o analista.

Jung (1932) nos aponta que de qualquer forma, é melhor que aconteça algo do que nada. Fato é que o processo psicoterapêutico sempre irá provocar algo em nós. Algo revelador, transformador e muitas vezes, até doloroso. No entanto, é um processo necessário e fundamental em nossa caminhada na estrada da Individuação.

Evandro Rodrigo Tropéia / Instituto Freedom

Psicoterapeuta. CRP: 09/143949

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

CUNHA, Jurema Alcides – Psicodiagnóstico V – 2000

HANS DIECKMAN, Berlim (Revista de Psicologia Analítica – Vol III, nº 1 – Março 1972) – trad. Denise Mathias e João Bezinelli

Jung, Carl Gustav: Cartas / C. G. Jung; tradução Edgard Orth – Petrópolis, RJ: Vozes, Volume 1. Trechos do ano de 1932.

ENSAIOS SOBRE O RESULTADO DA PSICOTERAPIA SEGUNDO CARL GUSTAV JUNG was last modified: abril 13th, 2023 by institutofreedom
carl gustav jungpsicologia analíticaPsicoterapia
2 comentários
0
Facebook Twitter Google + Pinterest
institutofreedom

Post Anterior
ANÁLISE DESCRITIVA: RELIGIOSIDADE AUTÊNTICA
Próximo Post
OS EFEITOS DA METANÓIA NA PERSPECTIVA JUNGUIANA

Talvez você também goste

REFLEXÃO SOBRE O BEM E O MAL

18 de março de 2022

LIBERTAÇÃO E CURA – A PROFUNDIDADE DA VIDA – CONCEPÇÃO JUNGUIANA

5 de dezembro de 2017

A DOR DA TRAIÇÃO

10 de abril de 2017

O PROCESSO DE INDIVIDUAÇÃO E A CONSCIÊNCIA

13 de janeiro de 2023

A soma de todas as partes

17 de fevereiro de 2022

A LINGUAGEM DA ALMA MANIFESTADA ATRAVÉS DA DOENÇA

23 de agosto de 2021
Imagem de Carls Gustav Jung

Jung: A História de Um Inconsciente Realizado

13 de julho de 2016

A PSIQUE E O SER HUMANO COMO UM TODO

9 de janeiro de 2018
Arteterapia

Psicologia e Saúde Mental: A Jornada para o Autoconhecimento e Equilíbrio

16 de agosto de 2023

O valor da consciência

27 de fevereiro de 2020

2 comentários

O inconsciente na psicologia junguiana 29 de janeiro de 2025 at 21:53

[…] inconsciente na psicologia junguiana é um conceito fundamental para entender a psique humana. Carl Gustav Jung (1875–1961) acreditava que a fixação de limites no campo da consciência humana é impossível […]

Resposta
As mulheres na psicologia analítica 10 de março de 2025 at 14:09

[…] foi profundamente influenciada por mulheres brilhantes que ajudaram a desenvolver, interpretar e expandir suas ideias. As mulheres junguianas na psicologia analítica desempenharam um papel crucial no desenvolvimento […]

Resposta

Deixe um Comentário

PESQUISA O SEU TEMA DE INTERESSE:

LEIA POR TEMA

  • Arteterapia
  • Logoterapia e Análise Existencial
  • Psicologia Analítica
  • Psicossomática Junguiana

SAIBA MAIS

Instituto Freedom
Footer Logo

@2025 - Instituto Freedom. Todos os direitos reservados.