Você sabe o que é visualização criativa? É uma técnica que consiste em usar a sua imaginação para criar o que almeja na vida. Muitas pessoas utilizavam e ainda utilizam a visualização criativa de forma inconsciente, esperando e imaginando privações, limitações e dificuldades. No entanto, como o pensamento é uma forma de energia relativamente leve, pode se mover com rapidez e se alterar com facilidade, modificando crenças arraigadas e pensamentos destrutivos. O processo de mudança não ocorre superficialmente com um simples pensamento positivo, pois ele envolve uma série de descobertas e alterações nas atitudes com relação à vida (GAWAIN, 2002).
Segundo Gawain (2002, p. 20):
Na visualização criativa você utiliza a sua imaginação para produzir uma imagem mental bem definida, uma ideia ou uma sensação de algo que você deseja e, a seguir, continua a concentrar-se regularmente nessa representação, transmitindo-lhe energia positiva até que o seu desejo se transforme numa realidade objetiva, isto é, até que você realmente alcance o que estava imaginando.
Na Arteterapia, a visualização criativa pode ser utilizada com objetivos diversos, sendo, preferencialmente realizada depois de um breve relaxamento corporal. É possível imaginar lugares, situações e sensações as mais diversas, dependendo do objetivo a ser alcançado na sessão arteterapêutica. Eis algumas atividades que podem ser desenvolvidas durante as sessões: olhar e reter os detalhes de uma imagem, desenvolvendo assim a memória; inventar imagens e cenários, aflorando a criatividade; imaginar o corpo em bom funcionamento, trabalhando com o elemento sensação e percebendo como o corpo responde aos estímulos; imaginar os objetivos e desejos sendo realizados, fortalecendo a capacidade de autorrealização.
De acordo com Santesso (2015, p. 207):
Todo indivíduo traz dentro de si sentimentos e crenças que vem desde a geração e podem segui-los até a morte. Muitos destes sentimentos determinam a vida e o modo de ser, pois influenciam diretamente no caráter e distorcem a personalidade. Quando estes sentimentos não são aflorados podem ser repetidos por toda a vida e desta forma cria um círculo vicioso de causa e efeito que acarretará sempre sentimentos ruins e frustrações.
A Arteterapia pode contribuir muito para mudar essas crenças, por meio do autoconhecimento, encorajando o indivíduo para novas formas de ver o mundo e, consequentemente, para outros caminhos na sua jornada de vida. A visualização criativa é apenas um dos recursos que podem ser utilizados nos ateliês arteterapêuticos. Recursos esses que têm por objetivo “criar” momentos em que se possa vislumbrar uma vida com mais qualidade e alegria.
Referências Bibliográficas
GAWAIN, Shakti. Visualização criativa. São Paulo: Pensamento-Cultrix, 2002.
SANTESSO, Wilma. Técnicas de oficinas expressivas: a arte como forma de ressignificação. São Paulo: edição do autor, 2015.
Texto escrito por Fátima Mattiolo para o Instituto Freedom
Arteterapeuta AATESP nº 513/0719