Para ver além da beleza e criatividade, quero iniciar este artigo primeiramente, deixando algumas perguntas reflexivas, para que o leitor possa expandir seu pensamento, pois este é o objetivo desse blog, criado com muito carinho. Vamos Refletir sobre o Ser!
Como está a sua vida hoje?
A vida tem sido bela para você?
Você está feliz hoje? Enxerga a felicidade?
Beleza
Há beleza na vida, há beleza em tudo. Vocês veem?… Há beleza na alegria, e mesmo na saudade, na tristeza, no sofrimento e até na partida, há beleza. A vida é uma beleza.” (Nise da Silveira)
É preciso parar um pouco diante da correria da vida para podermos observar o essencial, que muitas vezes, deixamos de perceber, pois são tantos os problemas, tantas preocupações, dores, angústias e decepções.
Ou seja, o nosso olhar para o mundo se limita e perdemos a visão que nos dá a capacidade de enxergar aquilo que está além das nossas forças.
Criatividade
A criatividade é filha do caos. No entanto, as dificuldades nos impulsionam a ativarmos nossa mente criativa para podermos superá-las!
Nise da Silveira (1905-1999) nos ensina que a criatividade é o catalisador por excelência das aproximações de opostos. Por seu intermédio, sensações, emoções, pensamentos são levados a reconhecer-se, a associar-se.
O ato de inventar algo nos concede o privilégio de participar ativamente da criação e nos faz cunhar e compreender o belo. Esse processo nos impulsiona a enxergarmos possibilidades onde nunca poderíamos imaginar. Isso foi o que Nise da Silveira sempre acreditou, batalhou durante toda a sua vida por isso, muitas vezes sendo ridicularizada e desvalorizada. No entanto, ela não desanima e nos ensina que para navegar contra a corrente são necessárias condições raras:
- Espírito de aventura,
- Coragem,
- Perseverança
- Paixão.
Todo mundo deve inventar alguma coisa, a criatividade reúne em si várias funções psicológicas importantes para a reestruturação da psique. O que cura, fundamentalmente é o estímulo à criatividade. Ela é indestrutível. A criatividade está em toda parte.” (Nise da Silveira)
Desperte a criatividade em você! Crie, invente e perceba que a beleza que está a sua volta. Por isso, acredite em você e na sua capacidade de Ser! É preciso olhar na direção do seu interior e expandir tudo aquilo que está preso. Mesmo que este seja um processo doloroso, porém não há possibilidade de cura sem passarmos pela estrada do conhecimento, pela busca do equilíbrio e pela transformação.
Quem olha para fora sonha; quem olha para dentro desperta. (Carl Gustav Jung)
Este é o tempo de recomeçar, fortalecer e transformar.
Texto escrito por: Evandro Rodrigo Tropéia
>>> Está gostando dos nossos conteúdos? Então visite o site do Instituto Freedom (www.institutofreedom.com.br) e conheça de perto nosso trabalho, e como ele pode impactar a sua vida.