Hilma Af Klint nasceu perto de Estocolmo 1962- 1944, não era somente uma pintora precursora do abstracionismo, era uma mulher enigmática, viveu de forma simples, ascética. Dedicada aos estudos e desenvolvimento humano: intelectual e espiritual, trabalhava intensamente, rigorosamente. Era conhecedora da matemática, botânica, Teosofia e da Antroposofia. Pertenceu a uma das primeiras gerações de mulheres da Academia Real de Artes de Estocolmo. Como desenhista científica se mantinha financeiramente. Essa multiplicidade de conhecimentos ampliaram cada vez mais o olhar que ela tinha sobre a existência humana. A espiritualidade chegou mais profundamente em seu caminho por volta de 1880, com a morte de sua irmã mais nova, Hermínia e com estudos de Madame Blavatsky. Em 1896, criou o Grupo das Cinco, ela e 4 mulheres artistas se reuniam toda sexta para estudarem o novo testamento, exercícios de meditação, orações, sessões espíritas e atividade artística: escrita e desenho automático, baseado na Teosofia buscavam contactar espíritos elevados os “Mestres Ascensos”, os altos mestres os quais poderiam se comunicar por imagens, símbolos e diagramas. A consciência de Hilma sobre sua missão era muito forte era sobre a representação física em tela do mundo espiritual, o que é invisível aos olhos ser materializado, era chamado de ” A arte oculta de Hilma”. Ela recebe a incumbência “Pinturas para o Templo” da Rosa Cruz. Em sua trajetória conhece Rudolf Steiner no ano de 1908 e lhe apresenta os trabalhos feitos para o templo da Rosacruz, Steiner viu suas pinturas mas não se impressionou com a maioria, afirmando que sua maneira de trabalhar era inadequada para um teosofista. Ela fica 4 anos sem pintar. Steiner percebe e fala que o mundo não estava pronto para entender a obra de Hilma para os próximos 50 anos. Hilma deixa suas obras para o sobrinho Erik Af Klint em testamento e pede que suas obras sejam reveladas ao mundo depois de 20 anos. Ela deixou uma coleção de mais de 1200 pinturas e 125 diários. A importância de Hilma é tão grande e pouco conhecida, pois ela é a pioneira da arte abstrata, da arte moderna, antecedendo Kandinsky e Mondrian podendo alterar a linha cronológica da arte moderna.
Referência Bibliográfica
Volz, Jochen.Livro, catálogo da Pinacoteca ,Hilma Af Klint: Mundos Possíveis. Editora Pinacoteca. São Paulo, 2018