institutofreedom
  • Sobre o Blog
Seja bem-vindo(a) ao blog do Instituto Freedom
As Mulheres que Moldaram a Psicologia Analítica
O que é Arteterapia
O que é a UBAAT e sua relação...
Paradoxo da Eficiência: Psicologia Analítica nas empresas
Supervisão clínica na abordagem da Psicologia Analítica
O Potencial Transformador da Arteterapia: Um Caminho para...
A arteterapia de abordagem junguiana
Psicologia e Saúde Mental: A Jornada para o...
Quíron: o cuidador ferido

institutofreedom

Banner
  • Sobre o Blog
Arteterapia

HISTÓRIA DA ARTETERAPIA

Publicado por Instituto Freedom 12 de dezembro de 2022

Alguns autores citam o Marquês de Sade como precursor de promover um modo de expressão que pudesse tirar os enfermos do seu estado de alienação. Entre 1803 e 1813 teria dirigido os espetáculos mensais na casa de saúde Charenton. No final do século XIX, o teatro era recomendado para os enfermos mentais porque podiam sair da apatia e recolhimento do seu mundo íntimo. Em 1876, Max Simon, médico psiquiatra, publicou pesquisas sobre manifestações artísticas mentais e fez uma classificação das patologias segundo essas produções.

No início do século XX, Freud se interessou pela arte e postulou que o inconsciente se manifesta através de imagens, que transmitem significados mais diretamente do que as palavras. Ele observou que o artista pode simbolizar concretamente o inconsciente na produção artística, retratando conteúdos do psiquismo que, para ele, é uma forma de catarse. No entanto, o primeiro a utilizar a expressão artística em consultório foi Carl Gustav Jung.  Para ele, a simbolização do inconsciente individual e do coletivo ocorre na arte. Na década de 20, do século passado, recorreu à linguagem expressiva como forma de tratamento e, para tanto, pedia aos clientes que fizessem desenhos livres, imagens de sentimentos, de sonhos, de situações conflituosas ou outras. Priorizava a expressão artística e a verbal como componentes de cura. Jung afirmou que a criatividade tem uma função psíquica natural, estruturante e a atividade plástica e a criatividade são funções psíquicas inatas que contribuem com a evolução da personalidade e com a estruturação do pensamento.

         Em 1945, Adrian Hill utilizou pela primeira vez o termo arteterapia no livro intitulado Art versus Illness (Arte contra enfermidade) que havia começado em 1938, quando estava convalescente em um sanatório depois de ter contraído tuberculose. Hill percebe que a atividade artística o ajuda a recuperar-se e após a sua recuperação, o médico solicita a sua ajuda para que outros pacientes desenhem. Esse fato marca a mudança na sua vida, rumo à atividade de arteterapia.

         Em 1947, publica-se o estudo da educadora norte-americana  Margaret Naumburg (Free Art Expression of Behaviour Disturbed Children as a Means of Diagnosis and Therapy). Margaret Naumburg é considerada uma das fundadoras da arteterapia nos Estados Unidos, junto com Edith Kramer e Marie Petrie.

         No Brasil, o precursor teria sido Ulysses Pernambucano, que estabeleceu relações entre Arte e Psiquiatria e inspirou Silvio Moura a redigir, em 1923, “Manifestações artísticas nos alienados”, trabalho conclusão do curso de Medicina. O segundo nome foi de Osório César que trabalhou com arte no hospital do Juqueri (Franco da Rocha – SP). Sob a influência da psicanálise freudiana publicou “A arte primitiva nos alienados”.  É relatada a existência, desde 1927, de setores de bordados e outros tipos de artesanato nos pavilhões e colônias do hospital, além de haver a possibilidade de realizar pintura com aquarela, modelagem em barro, dentre outras que necessitavam de ambiente, material e técnica no citado hospital.

         Por fim, tem-se o trabalho de Nise da Silveira que fundou a Seção de Terapêutica Ocupacional, em 1946 no Centro Psiquiátrico Engenho de Dentro. Esta psiquiatra tinha sua compreensão baseada na Psicologia Analítica (Jung). A Arteterapia teve seu início com a atuação de Margarida Carvalho, cuja formação no campo se deu a partir de um curso de extensão em Arteterapia com Hanna Kwiatkowska na PUC-SP, em 1964. Seguiu seus estudos de forma independente, com atuação posterior na área. Pode-se também citar Ângela Philippini, que recebeu influência de Nise da Silveira e participou de grupo de estudos com arteterapeutas americanos e Selma Ciornai, com formação a partir de cursos de extensão no país e mestrado em Arteterapia nos Estados Unidos.

Em 1973 é inaugurado o Museu de Imagens do Inconsciente, no Centro psiquiátrico nacional do Rio de Janeiro, o maior hospital psiquiátrico do Brasil, a cargo da doutora Nise da Silveira, responsável pelas atividades de reeducação profissional.

 

 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

 A formação em Arteterapia no Brasil: contextualização e desafios. Textos do III Fórum Paulista de Arteterapia da AATESP. Disponível em: < http://newpsi.bvs-psi.org.br/eventos/AnaisIII-ForumPaulistaArteterapia.pdf>   Acesso em: 09 de outubro de 2022. 

MARIÁN, López Fernández Cao.  Breve historia del Arteterapia. Disponível em:<https://extension.uned.es/archivos_publicos/webex_actividades/4786/02historiadelarteterapia.pdf > Acesso em 09 de outubro de 2022. 

SANTESSO, Wilma Antonia Nubiato. Técnicas de oficinas expressivas: a arte como forma de ressignificação. São Paulo: edição do autor, 2015. 

 

Texto escrito por Fátima Mattiolo para o Instituto Freedom

Arteterapeuta – AATESP nº 513/0719

HISTÓRIA DA ARTETERAPIA was last modified: abril 13th, 2023 by Instituto Freedom
arteterapia
0 comentários
0
Facebook Twitter Google + Pinterest
Instituto Freedom

Post Anterior
PRINCÍPIO DE EQUIVALÊNCIA – CARL GUSTAV JUNG (1875-1961)
Próximo Post
CONSEQUÊNCIAS DE UMA RELIGIOSIDADE DESEQUILIBRADA

Talvez você também goste

A IMPORTÂNCIA DA COLAGEM NA ARTETERAPIA

19 de outubro de 2021

ARTETERAPIA COM GRUPOS DE MULHERES

11 de janeiro de 2022

Três áreas de atuação da Arteterapia

14 de novembro de 2022

AS VÁRIAS FACES DA ARTE

21 de fevereiro de 2022

IMAGINAÇÃO ATIVA: A ARTE QUE CURA

5 de outubro de 2022

Arteterapia e o Desenho

25 de junho de 2021

Consciência Corporal na Arteterapia

29 de setembro de 2021

ARTETERAPIA NAS EMPRESAS

26 de outubro de 2021

Você sabe o que é escrita criativa?

1 de novembro de 2022

Sobre a arte e a loucura

13 de março de 2023

Deixe um Comentário

PESQUISA O SEU TEMA DE INTERESSE:

LEIA POR TEMA

  • Arteterapia
  • Logoterapia e Análise Existencial
  • Psicologia Analítica
  • Psicossomática Junguiana

SAIBA MAIS

Instituto Freedom
Footer Logo

@2025 - Instituto Freedom. Todos os direitos reservados.