institutofreedom
  • Sobre o Blog
Seja bem-vindo(a) ao blog do Instituto Freedom
As Mulheres que Moldaram a Psicologia Analítica
O que é Arteterapia
O que é a UBAAT e sua relação...
Paradoxo da Eficiência: Psicologia Analítica nas empresas
Supervisão clínica na abordagem da Psicologia Analítica
O Potencial Transformador da Arteterapia: Um Caminho para...
A arteterapia de abordagem junguiana
Psicologia e Saúde Mental: A Jornada para o...
Quíron: o cuidador ferido

institutofreedom

Banner
  • Sobre o Blog
Psicologia Analítica

SELF – O ARQUÉTIPO DOS ARQUÉTIPOS

Publicado por institutofreedom 9 de maio de 2017

Segundo Carl Gustav Jung (1875-1961), o Arquétipo Self é o princípio organizador da Personalidade, sendo o principal Arquétipo do Inconsciente Coletivo.

O Arquétipo Self é o Centro, assim como o Sol é o Centro do Sistema Solar. A função desse Arquétipo de extrema importância consiste na organização e na unificação, pois ele tem a poderosa missão de atrair e harmonizar os demais arquétipos.

Quando uma pessoa relata estar de bem com a vida e em paz com o mundo a sua volta, podemos afirmar que o Self está cumprindo o seu papel. No entanto, quando uma pessoa sente que está tudo fora do lugar e tem a impressão de que o mundo irá desabar, podemos afirmar que o Self não está atuando de forma clara na vida dela.

O principal objetivo de toda Personalidade, seja ela qual for, é chegar à auto-realização e conhecimento do próprio Self.

A busca pelo autoconhecimento é o único caminho para tal realização. Esta é a tarefa mais difícil que o homem pode encontrar durante toda a sua existência. Tarefa esta que exige demasiado esforço, disciplina constante e muita sabedoria aliada à intensa responsabilidade.

O Self tem a capacidade de ser o regulador e o governante de nossa personalidade. Através do desenvolvimento desse arquétipo, o homem fica motivado e impulsionado a uma ampliação da consciência e começa a perceber o rumo de sua própria vida.

O homem só poderá viver em harmonia com a própria natureza a partir do momento em que tornar consciente aquilo que é inconsciente.

“O Self é a meta da nossa existência, por ser ele a mais completa expressão da combinação a que estamos fadados e que denominamos individualidade.”

(Carl Gustav Jung)

Encontre seu caminho, busque sempre pelo equilíbrio.

Faça terapia!

 

Texto: Evandro Rodrigo Tropéia

Referências Bibliográficas:

HALL, C.S; Nordby, V.J. Introdução à Psicologia Junguiana. Ed. Cultrix, SP, 2003

SELF – O ARQUÉTIPO DOS ARQUÉTIPOS was last modified: julho 2nd, 2024 by institutofreedom
2 comentários
7
Facebook Twitter Google + Pinterest
institutofreedom

Post Anterior
ENERGIA PSÍQUICA E PSICOSSOMÁTICA
Próximo Post
EXPRESSÕES SIMBÓLICAS DO INCONSCIENTE: ARTETERAPIA

Talvez você também goste de ler...

A PSIQUE E O SER HUMANO COMO UM TODO

9 de janeiro de 2018

O DESEJO E A VIDA NA VISÃO JUNGUIANA

13 de novembro de 2018
Arteterapia na perspectiva junguiana

A arteterapia de abordagem junguiana

21 de setembro de 2023

ETAPAS DA TRANSFORMAÇÃO NA ABORDAGEM JUNGUIANA

29 de julho de 2017

O LIVRO VERMELHO DE JUNG – LIBER NOVOS

7 de agosto de 2017

Qual o Seu Conto de Fadas Preferido na Infância?

10 de agosto de 2016

PROCESSO DE INDIVIDUAÇÃO

22 de agosto de 2017

OS EFEITOS DA METANÓIA NA PERSPECTIVA JUNGUIANA

13 de setembro de 2021
Imagem representando a relação das crenças religiosas/religiosidade e a psicologia

Crenças no Processo Terapêutico

19 de julho de 2016

“SER UM HOMEM FEMININO NÃO FERE O MEU LADO MASCULINO”

13 de dezembro de 2021

2 comentários

Edna Maria pantoja 10 de setembro de 2023 at 19:34

Uso o conceito Self com um misto Junguiano e Freudiano! Esses co aceitos não teem nada de arcaicos! Freud é o pai e seguido com os bonsdrastos. Por mais que leio nao vejo outra forma. Nao ha desuso!
Então que é SELF? Se não estiver ligado a psicanálise e os arquétipos.
Veja mos Freud e depois Jung . Pra mim não há nada que possa destituir do sujeito a espiritualidade. E uso Freud!

Resposta
Arquétipos e psicologia analítica 10 de abril de 2025 at 19:55

[…] Self: O Arquétipo dos Arquétipos. O Self nos remete ao crescimento pessoal, a busca pela perfeição e sua […]

Resposta

Deixe um Comentário

PESQUISA O SEU TEMA DE INTERESSE:

LEIA POR TEMA

  • Arteterapia
  • Logoterapia e Análise Existencial
  • Psicologia Analítica
  • Psicossomática Junguiana

Tem mais no Youtube

Instituto Freedom
Footer Logo

@2025 - Instituto Freedom. Todos os direitos reservados.