A palavra é a expressão dos sentimentos, emoções e pensamentos, mas escrever não é uma tarefa fácil para todas as pessoas. A Arteterapia, no entanto, permite, por meio de inúmeras atividades, o desenvolvimento da criatividade, incluindo também o desbloqueio da expressão por meio da escrita.
De acordo com Guttmann, (2004, p. 257) “quando escrevemos, expressamos o que somos ou o que imaginamos ser em uma linguagem que tenta alcançar a necessidade de nos comunicarmos com os outros e com nós mesmos”. Quando se fala em escrita criativa na Arteterapia, não há a preocupação com o rigor literário, com as normas gramaticais, mas sim, de levar o indivíduo a conseguir se expressar, trazer à tona os conteúdos do inconsciente.
O processo pode ser impulsionado de diversas formas. Pode-se ter como ponto de partida, imagens isoladas ou uma série de imagens para a construção de histórias ou poemas. A própria literatura, trabalhando com contos e poesias, além da palavra cantada (música), pode servir de “pontapé” inicial para gerar novas escritas.
Dessa forma, a escrita criativa no processo arteterapêutico tem a função de fazer com que o atendido compreenda a si mesmo, já que as palavras, enquanto decodificadoras das emoções, sentimentos e pensamentos, expressam o mundo subjetivo.
Geralmente, os atendidos se surpreendem com o próprio desenvolvimento da escrita criativa, pois percebem que no início do processo arteterapêutico tinham dificuldade em se expressar, concatenar as ideias e, quando menos esperam, a escrita vai fluindo. Como consequência dessa facilidade de expressão, sentem-se mais animados para continuar na Arteterapia e no seu processo de conhecer a si mesmo.
Referências Bibliográficas
GUTTMANN, Mônica. A Criação literária na arteterapia (nas páginas das histórias e da poesia). In: CIORNAI, Selma (org.). Percursos em Arteterapia. São Paulo: Summus, 2004.
PHILIPPINI, Angela. Linguagens e materiais expressivos em arteterapia: uso, indicações e propriedades. 2. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2018.
Texto escrito por Fátima Mattiolo para o Instituto Freedom
Arteterapeuta AATESP nº 513/0719